17 outubro 2024

Conheça as combinações de letras proibidas nas matrículas

Matrículas proibidas Portugal

As combinações de letras e números nas matrículas nacionais podem parecer aleatórias, mas, na verdade, obedecem a regras que impedem que, de repente, estejamos diante de uma matrícula que exibe um palavrão ou uma ideia possivelmente obscena.

As combinações de letras proibidas foram criadas de forma a evitar que pudessem ser lidas como palavras que possam ser ofensivas, confusas ou gerar constrangimento. A necessidade impôs-se com a alteração do formato das matrículas, que passaram a incluir quatro letras, com dois números a meio. E, subitamente, se percebeu que era possível criar conjuntos que remetiam para ideias menos próprias.

Eis alguns exemplos:

  • CO 00 NA
  • MA 00 MA
  • PA 00 TO
  • PI 00 LA
  • PU 00 TA
  • VA 00 CA

A leitura das letras, excluindo os números, destes e de outros conjuntos de letras levaram a que se criasse uma regra que as banisse. Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, “de forma a assegurar a não utilização de combinações de letras que possam formar determinadas palavras que se entenda dever evitar, foi estabelecido, entre outras, tendo em conta a posições dos carateres dos números de matrícula referenciadas de 1 a 6 a contar do seu lado esquerdo, que não são utilizadas vogais na segunda e sexta posição desses carateres nas matrículas do novo formato, atribuídas pelo sistema informático do IMT, I. P.” A decisão excluiu, porém, a regra de se aplicar “quando qualquer dos grupos de duas letras incluir duas vogais iguais”.

Ou seja, de fora ficam palavras que poderiam ser vistas como maldosas, mas também outras perfeitamente normais, como Bola, Bolo, Cano, Riso ou Sino.

Conjuntos reservados

Para além da regra que impede a formação de conjuntos que possam remeter para palavras ofensivas ou obscenas, também existem conjugações que se destinam a identificar quem segue a bordo e que não podem ser usadas pelos condutores comuns.

A saber:

  • ME 00 00, MG 00 00 e MX 00 00 constam nos veículos que pertencem ao Exército;
  • AP 00 00 identifica um automóvel da Marinha Portuguesa;
  • AM 00 00 diz respeito à Força Aérea Portuguesa;
  • GNR x 00, GNR x 000 ou GNR x 000 remetem para a Guarda Nacional Republicana, sendo que o “x” pode ser substituído por um B, se for blindado; um C, de pesado de carga; E, função especial; F, para a Brigada Fiscal; G, os ligeiros de carga; J, os todo o terreno; L, os ligeiros de passageiros; M, para motociclos; P, de pesado de passageiros; e T, da Brigada de Trânsito;
  • 000 CD000, 000 CC000, 000 FM000 são as matrículas que identificam diplomatas e funcionários em missões internacionais. O primeiro significa Corpo Diplomático, o segundo quer dizer Corpo Consular e o último, Funcionário em Missão Internacional. Curiosidade: os três números que antecedem as letras são um código para o país que os ocupantes dos veículos representam.

Leia também: