1 dezembro 2024

Conheça 10 jogos para entreter as crianças no carro

viagem carro jogos criancas

Em mês de férias escolares, Natal, a Passagem de Ano, aproxima-se mais uma época de viagens longas, capazes de acabar com a paciência dos mais pequenos. Mas há maneiras de fazer com que o tempo dentro do automóvel passe mais depressa, através destes jogos.

Há jogos simples, outros educativos e até uns que apenas resultarão em gargalhadas. Deixamos dez ideias para manter as crianças ocupadas e divertidas durante uma viagem ou até no para-arranca de todos os dias, a caminho da escola e de casa.

10 jogos para entreter as crianças no carro

jogos entreter criancas viagem

1. Carro amarelo, carro vermelho

Objetivo: Há uma teoria que diz que sempre que se vê um carro amarelo existe um vermelho por perto. As crianças devem estar atentas a carros amarelos e sempre que virem um procurarem o vermelho correspondente.

Como jogar: Cada jogador deve estar atento e procurar carros amarelos. Sempre que vir um, deve gritar “Carro amarelo!”. A partir desse momento, todos os jogadores devem procurar o carro vermelho. O primeiro a encontrar ganha.

2. Procura de matrículas

Objetivo: Encontrar e identificar matrículas de carros diferentes ou conjugações de letras e números específicas

Como jogar: O jogo pode ser jogado de várias maneiras. Para as crianças mais velhas, o desafio pode passar por encontrar matrículas pouco comuns, seja de diferentes países (e tentar adivinhar a que país pertence) ou especiais, como as que correspondem a organismos específicos. Para as mais novas, a versão mais simples pode passar por encontrar matrículas com letras e números pré-combinados.

3. Karaoke no carro

Objetivo: Cantar as músicas favoritas enquanto viaja.

Como jogar: Prepare uma lista de músicas que saiba que as crianças saibam de cor e crie situações de solo e de duetos. Quem ganha pode ser o autor da melhor performance, mas também o que não se engana na letra ou até aquele que canta mais alto. Certo é que é diversão garantida.

4. Jogo do stop

Objetivo: Encontrar palavras dentro de categorias específicas, como se fosse uma competição de “Stop”.

Como jogar: Escolhe-se uma categoria (por exemplo, animais, frutas, nomes de pessoas, etc.). Uma pessoa, à vez, grita “A” e percorre o alfabeto em silêncio até que alguém grita “Stop”. A letra encontrada deverá ser a primeira de cada palavra dita relacionada com a categoria. Ganha quem acertar em mais palavras e fica o vencedor responsável por “cantar” o alfabeto na volta seguinte.

5. Adivinha a música

Objetivo: Adivinhar a música que está a dar.

Como jogar: Uma pessoa começa a cantar um pedaço de uma música e as crianças têm que adivinhar o nome da música ou do artista. Importante escolher músicas que façam parte do quotidiano dos mais novos.

6. Jogo das cores

Objetivo: Encontrar objetos ou sinais de trânsito de determinadas cores.

Como jogar: Os participantes têm que procurar objetos de determinadas cores ao longo da viagem, como placas de trânsito, carros, ou até mesmo elementos da paisagem, durante um período estabelecido. O adulto pode dar uma cor para procurar e o tempo (por exemplo, “Vamos ver quem encontra mais coisas azuis em cinco minutos!”). Quem encontrar mais coisas dessa cor naquele tempo ganha.

7. Jogo do alfabeto

Objetivo: Completar o alfabeto com palavras que começam com cada letra.

Como jogar: O jogo consiste em procurar palavras que comecem com cada letra do alfabeto, seguindo a ordem (A, B, C, etc.). Por exemplo, “A” pode ser “avião”, “B” pode ser “bicicleta”, e assim por diante. O jogo pode ser jogado de forma competitiva, com todos a tentar ser o primeiro a encontrar uma palavra para cada letra. Ideal para crianças pequenas, em idade do pré-escolar.

8. História em cadeia

Objetivo: Criar uma história entre todos os participantes.

Como jogar: Uma pessoa começa uma história com uma frase simples, como “Era uma vez uma princesa…” e cada ocupante vai adicionando uma frase à história. Um continua a dizer “que vivia numa ilha” e outro “rodeada de baleias e de dinossauros”. Quanto mais estapafúrdia melhor. Aconselhada para crianças entre os 5 e os 8 anos.

9. “Eu vejo”

Objetivo: Adivinhar o que os outros veem ao redor.

Como jogar: Um jogador diz: “Eu vejo uma coisa que começa com a letra ‘B’”, por exemplo, podendo dar dicas, como “é redonda”. Os outros jogadores tentam adivinhar o que é, como por exemplo “uma bola”. Quem acertar é o responsável por criar a adivinha seguinte.

10. Quem sou eu?

Objetivo: Adivinhar qual personagem ou animal se está a representar.

Como jogar: Um jogador escolhe um personagem, animal ou objeto, e os outros jogadores fazem perguntas de sim ou não para tentar adivinhar o que ou quem é. Exemplo: “És um animal?” “Sim.” “Tens barbatanas?” “Não.” “E asas?”… Quem acertar cria a adivinha seguinte.

Leia também: