Renault 5 E-Tech

Marvin Tortas

23/10/2024

7 min

Já conduzimos o novo Renault 5 E-Tech. Corresponde às expectativas?

O novo Renault 5 E-Tech era um dos automóveis mais aguardados deste ano. Não só pelas linhas retro inspiradas naquele que foi um dos maiores ícones dos anos 70, mas também pelas promessas de trazer de volta alguns dos atributos do modelo original, mostrando qual é caminho para certo para a eletrificação.

Viajamos até ao Sul de França para conhecer em primeira mão todos os detalhes deste novo modelo.

O original Renault 5 marcou a sua época, ao ajudar milhões de famílias a ultrapassar as mudanças radicais que assistimos na década de 70. Mas seria infrutífero relançar o Renault 5 sem, pelo menos tentar reavivar a sua herança, ou seja, sem fazer com que esta nova proposta oferecesse uma resposta audaciosa, que não estivesse ao alcance do comum mortal, e que não respondesse às necessidades sociais e ambientais da época em que vivemos.

Mas tudo começa pelo design. E é por isso que este novo modelo aposta fortemente na sua imagem, tentando recriar de uma forma retro-futurista os traços do ícone dos anos 70, com uma aura popular de icone pop, fundindo no seu design elementos de 3 modelos: o Renault 5, o Supercinq, e o Renault 5 Turbo, neste último caso, como fica bem patente nas cavas de roda alargadas ou na abertura sob o capot, que neste caso não serve para refrigerar o motor, mas sim indicar a percentagem da bateria em carga.

Renault 5 E-Tech

As jantes de 18 polegadas que encontramos em todas as versões são também um elemento chave do design deste modelo, que enfatizam a postura mais musculada.

O novo modelo estará disponível em 5 cores de carroçaria, entre as quais o Amarelo pop e o Verde pop, que serão certamente as mais chamativas, e que fazem uma ode a duas tonalidades presentes no catálogo do Renault 5 dos anos 70. Mas além disso podemos também encontrar o novo Renault 5 em outras três tonalidades mais discretas e elegantes: branco pérola, preto brilhante ou azul noturno.

Baseado na nova plataforma AmpR Small, a nova plataforma da Ampere dedicada aos elétricos do segmento B, e fabricado no complexo ElectriCity, que integra alguns dos locais de produção do Renault 5 original, o novo Renault 5 E-Tech terá um nível global de reciclabilidade de pelo menos, 88%, integrando quase 20% de materiais reciclados, e 26% de materiais recuperados em economia circular, valores recorde na sua categoria.

Ao volante

Renault 5 E-Tech

É incrível como é que um carro ainda desconhecido, e de uma marca generalista, consegue despertar tanta atenção, e é quase impossível alguém ficar indiferente à sua passagem, sobretudo quando se trata de uma unidade equipada numa das cores mais vistosas. Mas o novo 5 não é apenas sobre estética. A Renault nunca poderia descorar a condução num modelo que saberia que teria tanto impacto mediático. E a verdade é que ao volante, não desilude.

Desde logo, no novo Renault 5 E-Tech encontramos suspensão independente às quatro rodas, algo pouco vulgar neste segmento de utilitários, que geralmente usam uma barra de torção, e que permite notar desde logo os elevados níveis de conforto no rolar.

A agilidade é também notória neste modelo que se sente perfeitamente em casa em cidade. E as potências, ainda que em teoria possam parecer modestas para um 100% elétrico, são mais do que suficientes para permitir andamentos apressados. Os 0 aos 100km/h nesta versão de 150cv são despachados em 8 segundos, mas a recuperação dos 80 aos 120km/h é feita em apenas 6,1 segundos, com a velocidade máxima a ser limitada a 150km/h, suficientes para evitar embaraços nas vias rápidas.

O feeling da direção é bastante direto, rápido e preciso, embora apenas nos modos mais confortáveis ou desportivos, sentindo-se demasiado leve no modo Eco, sendo este modo apenas recomendável para uso em cidade e a baixas velocidades.

Em trajetos mais sinuoso de montanha, o R5 conquista muitos pontos pela forma como o chassis e a suspensão conseguem um comportamento muito divertido e equilibrado, com um grande controlo do rolar da carroçaria.

Outro dos pontos francamente positivos é o da travagem: os engenheiros franceses conseguiram trabalhar a travagem do R5 de forma a garantir uma resposta linear e natural do pedal do travão, sempre com uma transição suave entre travagem regenerativa e hidráulica, algo que nem sempre é caso nos carros elétricos.

Existem 2 modos de regeneração, um mais suave, outro mais imersivo, mas ainda assim sinto falta de um terceiro modo, de regeneração mais intensa, estilo one pedal drive, que facilitaria ainda mais a condução em cidade.

Baterias e Autonomia

Renault 5 E-Tech

Quanto às baterias, o novo Renault 5 será capaz de montar duas distintas, uma já disponível no mercado português, a de maior capacidade, 52kWh brutos, e outra, no futuro, que fará com que o Renault 5 E-Tech tenha um preço ainda mais comedido, de 40kWh.

O motor elétrico, montado no eixo dianteiro oferece potências que oscilam entre os 95, 122 ou 150cv, sendo que a versão mais potente está apenas disponível na versão de maior bateria.

A autonomia anunciada em ciclo WLTP varia entre os 312 km e os 410 km, dependendo da capacidade da bateria, e as velocidades de carregamento oscilam entre os 11 kW em corrente alternada (AC) em todas as versões, ou os 80 e 100kW em corrente contínua (DC) nos dois Renault 5 elétricos mais potentes, respetivamente.

Espaço e Interior

Renault 5 E-Tech

Quanto ao espaço disponível, e tratando-se no Renault 5 um citadino, não é possível esperar grandes luxos. É um carro com menos de 4 metros de comprimento, 3,92m para ser mais preciso, ou se quisermos um termo comparativo, menos 13cm que um Renault Clio, e também ligeiramente mais estreito.

Os lugares traseiros são apenas razoáveis para adultos de estatura média, sendo aconselhável que sejam usados apenas em deslocações curtas ou esporádicas.

Mas mantendo-se fiel ao desenho do original Renault 5, na versão de três portas, para aceder a estes lugares traseiros a Renault dissimulou a manete de abertura na zona negra da moldura, fazendo com que estas passem despercebidas.

O porta-bagagens tem um volume de 277 litros, aos quais se devem descontar 27 l do compartimento inferior, para a colocação dos cabos de carregamento, que não sendo massiva, é suficiente para as lides diárias e supera em larga margem o Mini Cooper elétrico e o Fiat 500, mas também a do Peugeot 208, neste caso, por uma margem mais curta.

Quanto ao interior, aqui também é perceptível a inspiração no conceito original do Renault 5, nomeadamente no conceito de duas camadas horizontais. À frente do passageiro dianteiro existe uma zona com revestimento de toque suave agradável a imitar pele, com pesponto em contraste, mas no geral, aqui dentro encontramos plásticos de toque mais duro, como é normal neste segmento, e sobretudo, neste patamar de preço.

Renault 5 E-Tech

A zona central do tablier está direcionada para o condutor, e é de salutar os comandos físicos de ventilação abaixo das saídas de ar e do ecrã central de infoentretenimento, que nas versões mais equipadas é de 10,25”, e que integra conectividade com o Smartphone Apple CarPlay e Android Auto, sem fios, e ainda o sistema OpenR Link com Google integrado e aplicações nativas.

Preços

O Renault 5 já está disponível para encomenda em Portugal a partir dos 33.000€ para esta versão com autonomia alargada, mas lá mais para meados de 2025 chegará ao nosso mercado a versão com a bateria de 40kWh e que promete preços na casa dos 25.000€.

 

 

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Novo Nissan Leaf. Saiba tudo sobre o renovado eléctrico da Nissan

Lançado pela primeira vez em 2010, a primeira versão do Leaf dominou durante largos anos o mercado dos carros elétricos. Agora renovado, o novo Nissan…

Lexus LC500h: conheça este GT de luxo!

Um Grand Tourer com quase 400cv capaz de fazer consumos mais baixos do que um diesel compacto. Não acredita?! Olhe que existe e é o…

Review Renault Clio (2017)

O Renault Clio é, desde 2012, o carro mais vendido em Portugal. Mas porquê? Qual será o segredo para tamanho sucesso? Tentamos explicar o porquê…

Review BWW Série 3 (2019)

Em 2019 foi apresentada a 7ª geração do BMW Série 3, um modelo com mais de 40 anos de história e um dos mais bem…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional