8 fevereiro 2023

Como resolver os problemas mais comuns do motor de arranque

Problemas comuns motor arranque

O motor de arranque está velho ou desgastado e, simplesmente, não responde? O motor de arranque, embora novo, não gira, não engata corretamente ou não dá para ser instalado na perfeição?

Nada é mais frustrante do que o carro não ligar devido a uma anomalia no motor de arranque. Neste artigo, dizemos-lhe como resolver os problemas mais comuns relacionados com este componente.

O motor de arranque não gira ou gira lentamente quando se “dá à chave”

Solução n.º 1: verifique o sistema elétrico quanto à sua tensão, fixação e cablagem. Frequentemente, o motor de arranque é, erradamente, apontado como a causa dos problemas do sistema elétrico quando a anomalia está noutra parte do sistema.

Solução n.º 2: verifique a voltagem da bateria e certifique-se de que esta é suficiente para ligar o novo motor de arranque. A maioria dos motores de arranque requerem, pelo menos, 9,6 Volt para girar corretamente.

Solução n.º 3: verifique os cabos da bateria e certifique-se de que estes se encontram em boas condições. Cabos em mau estado não fornecerão o fluxo de corrente total necessário para operar o motor de arranque.

Vai trocar de carro? Faça uma pesquisa no Standvirtual

Solução n.º 4: limpe a superfície de montagem do motor de arranque. A maioria dos motores de arranque é fixada através do bloco de montagem e, se houver excesso de óleo ou tinta no bloco, o motor de arranque terá uma ligação defeituosa.

Solução n.º 5: se o seu veículo tiver um interruptor de segurança neutro, verifique se ele está a funcionar. Se este interruptor estiver com defeito ou se não estiver instalado corretamente, o motor de arranque não funcionará bem. Poderá fazer uma verificação através da ligação de um cabo jumperentre o terminal do interruptor de segurança e o terminal principal do motor de arranque. Se girar com a chave, o interruptor está com defeito ou instalado de forma incorreta.

Solução n.º 6: confirme se adquiriu um motor de arranque projetado para funcionar com a taxa de compressão do motor. Motores com compressão de 11:1 ou superior, regra geral, requerem um motor de arranque de elevado binário e redução de marcha. Caso contrário, o motor girará lentamente.

O motor de arranque não engata ou desengata incorretamente

Solução n.º 1: devido a variações no projeto dos fabricantes, pode ser necessário instalar ou remover calços do motor de arranque entre o bloco de montagem do motor de arranque e o motor. Se o motor de arranque estiver a engrenar com muita força, instale calços no ponto de montagem. Se não houver engate suficiente, o motor de arranque não está a prender os dentes suficientes no prato de transmissão e é preciso remover os calços.

Solução n.º 2: confirme se o motor de arranque foi projetado para funcionar com a transmissão. Existem automóveis que utilizam dois acionadores de arranque diferentes, dependendo do tipo de transmissão instalada.

Artigo relacionado: Motor fraco: 10 problemas comuns

Solução n.º 3: verifique se o motor de arranque foi feito para o prato de transmissão e/ou volante do motor. Existem motores que utilizam dois pratos de transmissão/volantes de motor com diferentes números de dentes.

O motor de arranque falhou logo após a instalação

Solução n.º 1: confirme se adquiriu um motor de arranque projetado para funcionar com a taxa de compressão do motor. Motores com compressão de 11:1 ou superior, regra geral, requerem um motor de arranque de elevado binário e redução de marcha. Caso contrário, o motor girará lentamente.

Solução n.º 2: verifique a posição do motor de arranque em relação à cabeça. Se o motor de arranque estiver encharcado de calor do escape, é provável que falhe cedo. Vai precisar de um motor de arranque diferente ou terá de instalar um escudo térmico com o próximo motor de arranque.

Artigo relacionado: 7 problemas que podem surgir no seu carro

Solução n.º 3: limpe a superfície de montagem do motor de arranque. A maioria dos motores de arranque é fixada através do bloco de montagem e, se houver excesso de óleo ou tinta no bloco, o motor de arranque terá uma fixação defeituosa. Tal fará com que o motor de arranque extraia uma amperagem excessiva, sobreaquecendo-o e desgastando-o.

Não dá para aparafusar corretamente o motor de arranque

Solução: o fabricante do automóvel pode ter adotado dois padrões diferentes de montagem em alguns motores. Certifique-se que o motor de arranque tem o padrão de aparafusamento correto para o motor.

O motor de arranque não se ajusta à cabeça

Solução n.º 1: iniciantes com blocos de montagem no sentido dos ponteiros do relógio, precisam de experimentar as diferentes posições de montagem. Se tal não funcionar, pode ser necessário substituir o motor de arranque por um bloco de montagem de arranque ajustável.

Solução n.º 2: confirme se o bloco de montagem do motor de arranque está corretamente afixado ao motor. Muitas vezes, esses blocos são instalados de cabeça para baixo, impossibilitando que o motor de arranque seja colocado na posição certa.

Leia também: