Conteúdo oferecido por Cofidis
A compra de um carro é por norma o 2º maior investimento que fazemos na vida, por isso, é importante acertarmos na mouche quando escolhemos o nosso próximo carro.
Explicamos-lhe em seguida o passo a passo para saberes qual é o carro certo para si.
Como escolher o carro ideal para mim: o passo a passo
Na escolha de um carro, há vários fatores que devemos ter em consideração. E tudo começa pela necessidade.
Em primeiro lugar, deve definir exatamente em que situações vai utilizar maioritariamente o carro novo. Se é para passear com a família, para levar as crianças à escola, para se deslocar para o trabalho, ou simplesmente para se divertir.
Cada carro tem a sua especificidade. Se precisa de um carro para a família, talvez uma carrinha ou um SUV sejam o mais adequado. Se precisa apenas de um carro para trabalhar, um citadino, um urbano ou um compacto talvez sejam as melhores opções.
O tipo de deslocação que faz também terá impacto na tipologia de motor do carro que vai escolher. Se percorre poucos quilómetros, um carro a gasolina será a opção mais económica. Se percorre muitos quilómetros em circuito citadino, um elétrico talvez seja uma opção a considerar. Se por outro lado faz grandes tiradas em auto-estrada, o diesel será a opção certa.
Em segundo lugar, deve entrar na equação o preço. Defina um orçamento para o seu novo carro. A partir daí poderá começar a filtrar as suas opções finais.
Prefere um carro novo, ou um carro usado?
Depois de definir o segmento e o orçamento, este será o 3º passo.
Um carro novo terá sempre a vantagem de, em princípio, ter menos despesas de manutenção. Em contrapartida, o investimento inicial terá que ser maior.
A garantia também poderá ser um fator importante na tomada de decisão. Os carros japoneses e sul coreanos oferecem praticamente todos eles 7 anos de garantia, ao passo que os europeus oferecem períodos de garantia mais reduzidos.
No caso de querer um carro usado, e antes de avançar para a compra, deve sempre e em primeiro lugar fazer um test drive, procurar por eventuais sinais de desgaste excessivo no interior e garantir se no compartimento do motor não existem fugas de óleo ou de líquido refrigerante.
Dedique algum tempo a analisar esta parte, pois poderá ser extremamente importante para fazer uma compra segura.
Leia também: