Redação

01/07/2024

5 min

Citroën C3 Aircross chega com 5 ou 7 lugares e já pode ser encomendado

Há muita coisa a mudar na Citroën e o C3 Aircross não ficou indiferente a esta nova vida. Vai daí, adotou uma nova plataforma técnica, a Smart Car, que partilha com o novíssimo C3, surgindo ainda com uma presença ainda mais robusta e assertiva, adotando muitos dos códigos estéticos que o C3 estreou.

Citroen C3 Aircross verde

O design da secção dianteira, por exemplo, integra o novo logótipo revelado no concept car Oli, em 2021, e recentemente adotado pelas berlinas ë-C3 e C3. O desenho dos faróis faz referência à nova assinatura luminosa de três pontos também inaugurada no Oli.

Apresentado como “um verdadeiro SUV”, a Citroën diz que o novo C3 Aircross “proporciona proteção, robustez, facilidade de acesso e sensação de segurança, a par de um estilo assertivo, musculado e moderno”. Para tal contribui uma alteração nas suas proporções: com 4,39 metros de comprimento, a versão de cinco lugares consegue apresentar uma das melhores habitabilidades do seu segmento, senão a melhor, havendo ainda uma nova versão que permite sete ocupantes, algo inédito na classe.

Conforto à prova de bala

Citroen C3 Aircross 7 lugares

Espaçoso e bem equipado, o C3 Aircross não descura no capítulo do conforto, incluindo o conceito C-Zen-Lounge® com Head-Up Display e um volante de dimensões reduzidas, bem como novos bancos Citroën Advanced Comfort®, redesenhados para um apoio ótimo dos ocupantes.

Quanto custa um Citroën C3 Aircross novo?

O conforto de condução é reforçado graças à adoção das suspensões Citroën Advanced Comfort® com duplos batentes hidráulicos progressivos, disponível pela primeira vez no modelo e em todas as versões, e que, garante a marca, nos faz sentir como que a viajar num tapete voador.

Citroen C3 Aircross

No capítulo da segurança, há todas as tecnologias de assistência à condução esperadas neste segmento, bem como um sistema de infoentretenimento de última geração com um ecrã tátil de 10,25 polegadas, no nível de equipamento superior.

Mecânicas para todos

O novo C3 Aircross é proposto com três mecânicas, que prometem cobrir as necessidades do mercado. Há um motor a gasolina de 1.2 litros com 136 cv; uma mecânica híbrida, que assenta no mesmo esquema, mas contando com apoio elétrico de 48V; e a estreia de uma variante 100% elétrica, anunciada com uma autonomia superior a 300 quilómetros, ainda que aguarde pela homologação. Esta versão elétrica é alimentada por um motor de 83 kW/113 cv associado a uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 44 kWh.

Para 2025, o C3 Aircross reserva uma nova proposta elétrica, capaz de atingir um alcance superior a 400 quilómetros.

Gama Citroën C3 Aircross 

Citroen C3 Aircross tecnologia

A gama divide-se entre dois níveis: You e Max. A versão You é proposta com a Smartphone Station, que integra um suporte para “smartphone”, através da qual o condutor pode aceder a atalhos para serviços no seu “smartphone”, controlados por reconhecimento de voz. Pode também aceder ao rádio, às listas de reprodução e à navegação. Os comandos no volante do C3 Aircross permitem aos condutores manter as mãos no volante e o botão Home facilita o regresso à página inicial da aplicação.

Veja todos os Citroën C3 Aircross usados à venda no Standvirtual

Este nível, de entrada de gama, inclui as suspensões Citroën Advanced Comfort®, seis airbags, ar condicionado manual, travagem de emergência ativa, alerta de transposição involuntária de faixa, alerta de atenção do condutor, cruise control com limitador de velocidade, reconhecimento dos sinais de limite de velocidade, sensores de estacionamento traseiros, iluminação automática, regulação em altura do banco do condutor, vidros dianteiros elétricos, banco traseiro rebatível 40/60, faróis e luzes diurnas em LED e jantes de 16”.

Citroen C3 Aircross interior

Na versão Max, há um ecrã de infoentretenimento a cores de 10,25 polegadas, que recorre a widgets, o que torna a sua utilização muito semelhante à de um “smartphones”. Os atalhos virtuais permitem aceder às principais funções de navegação, telefone, rádio, aplicações e multimédia. O conforto a bordo é reforçado pela presença de duas tomadas USB-C à frente e mais duas na segunda fila. Um tapete de carregamento de 15 W está integrado num espaço de arrumação dedicado na consola central, contando-se ainda com jantes em liga leve de 17” com acabamento Aragonite Diamond Cut, faróis traseiros 3D LED, tejadilho branco ou preto consoante a cor da carroçaria, navegação 3D, retrovisores exteriores com deteção de ângulo morto, sensores de estacionamento dianteiros, espelho interior eletrocromático e acesso à versão de 7 lugares com o motor Híbrido 136 eDCT.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional