A maioria dos extras que se podem escolher quando se decide comprar um automóvel são apenas uma forma de engordar o lucro do concessionário, sem que daí resulte mais-valias para o condutor. Entre estes há o tratamento dos estofos com um protetor de tecido, a impermeabilização do veículo contra a ferrugem ou a aplicação de uma película de plástico transparente para proteger a pintura de riscos.
Mas o que acontece muitas vezes é que se está a pagar por coisas que não irão fazer grande diferença, já que, indica o Consumer Reports, “a estrutura, a pintura exterior e os tecidos interiores dos carros novos de hoje são concebidos para durar uma década ou mais, pelo que não é necessária uma proteção extra”. E, se o automóvel estiver a ser adquirido recorrendo a financiamento, todos esses euros extra também vão pagar juros.
Procura um carro novo? Pesquise já em Standvirtual Novos
Mas há exceções: alguns acessórios podem ser úteis e apelativos num automóvel e, embora muitos possam ser adquiridos à parte, se vierem montados de fábrica irão integrar a garantia. Saiba quais pode considerar como um bom investimento.
Pneu sobresselente de tamanho normal
Por uma questão de poupança de peso e de espaço, os modelos passaram a ser propostos com kit de reparação de pneus (que apenas lhe permite chegar ao fim de uma viagem, implicando o fim da vida do pneu) ou com um de dimensões reduzidas, que limita a velocidade máxima. No entanto, um pneu de tamanho normal nunca o vai deixar mal. Isto é sobretudo relevante quando se faz regularmente longas viagens.
Suspensão especial
Dependendo da utilização que se pretende dar ao automóvel, vale a pena olhar para as suspensões especiais quando estas são propostas entre os opcionais. No caso de um automóvel desportivo, por exemplo, poderá ser um excelente investimento: tanto para melhorar a experiência de condução como para tornar esta mais segura.
Iluminação
Atualmente, muitos modelos oferecem luzes LED, que melhoram muito a visibilidade à noite e contribuem para maior segurança. No entanto, não é de pôr logo de parte um investimento em melhorar a iluminação, para matriz de LED, por exemplo, que, entre outras mais-valias, evita o ofuscamento dos outros condutores, não criando situações de risco. No entanto, há que ter em conta que estes faróis custam uma pequena fortuna para serem substituídos – é de fazer contas.
Entrada e arranque sem chave
É um mimo, mas daqueles que, depois de se experimentar, se percebe que vale bem a pena. O sistema faz com que o carro se abra por aproximação (e que tranque quando se afasta), mas também que o motor arranque carregando apenas num botão. Isto vai evitar andar constantemente “à pesca” da chave numa mochila ou mala.
Espelhos rebatíveis
Os espelhos retrovisores laterais rebatíveis automaticamente podem ser equacionados sobretudo por quem vive e se move numa grande cidade – podem ser a diferença entre caber num buraquinho ou não. Os espelhos com aquecimento podem ser bons aliados em dias de nevoeiro e chuva.
Bola de reboque
É certo que pode realizar a instalação mais tarde, mas, se a ideia é usar o automóvel para puxar um atrelado ou uma caravana, pondere incluir este acessório na origem.
Navegação GPS
Os sistemas montados de fábrica oferecem ecrãs maiores e funcionalidades integradas e são menos facilmente roubados do que os modelos portáteis.
Sistemas de som de alta qualidade
Não irá influenciar a condução, mas irá tornar uma viagem mais agradável. E, se a ideia passar por um dia vender o automóvel, pode ser um extra valorizado no mercado dos usados.
Leia também: