Ao longo deste ano é esperada uma verdadeira avalanche de carros eletrificados, sejam BEV, ou seja, 100% assentes numa bateria recarregável, ou híbridos, puros (HEV) ou de ligar à corrente (PHEV).
Não há marca, aliás, que fique de fora desta corrida por uma redução de emissões, essencial à sobrevivência, dadas as multas previstas pela Europa para os que cuja média de gama ultrapasse os 95 g/km.
Carros elétricos e híbridos que chegam em 2021
Audi Q4 Sportback e-tron
A ideia da marca alemã é criar uma alternativa que alicie os amantes da Tesla, sobretudo do Model Y. O SUV compacto chegará em modo 100% elétrico.
BMW i4
Um Gran Coupé totalmente elétrico que promete uma dinâmica fora de série, até pela potência de 390 kW/530 cv. A aceleração dos 0 aos 100 km/h está anunciada em apenas 4 segundos.
BMW iX
Uma nova gama que cruza a roupagem de SUV aos motores elétricos e que deverá estrear-se com o iX3, com 284 cv e autonomia para em torno de 450 quilómetros.
Citroën C4
Além das propostas térmicas, o C4 chegou este ano com uma versão de ligar à corrente. O ë-C4 praticamente não se distingue visualmente das restantes variantes, a gasolina e a diesel, mas consome exclusivamente energia elétrica.
Veja todos os carros elétricos à venda no Standvirtual
Dacia Spring
Da marca romena espera-se a estreia elétrica com um pequeno SUV que poderá percorrer com uma única carga até 225 quilómetros. A fazer jus à fama da Dacia, esta poderá vir a ser a proposta elétrica mais barata do mercado.
DS 4
Um compacto sofisticado que pode assumir uma postura mais aventureira, na forma de Cross, e que chegará com uma versão híbrida de ligar à corrente, com 225 cv, e autonomia para mais de 50 quilómetros.
Fiat 500
O ícone urbano mostra-se cada vez mais apto para a cidade, com duas versões 100% elétricas: uma com autonomia para 190 quilómetros e uma segunda capaz de percorrer 320 quilómetros.
Hyundai Tucson
De design marcante e emocional, o SUV Tuscon chegou nos primeiros dias do ano com uma versão híbrida com um motor 1.6 T-GDI com 230 cv. No entanto, até ao fim do ano é aguardada uma declinação “plug-in” de 265 cv.
Procura um carro híbrido a gasolina em segunda mão?
Jaguar E-Pace
O híbrido “plug-in” da marca felina passa a contar a partir deste ano com uma nova plataforma, capaz de garantir melhores dinâmica e performance.
Lexus UX 300e
O primeiro elétrico do braço de luxo da Toyota (e de todo o grupo, aliás) reclama uma autonomia de 315 quilómetros e as medições oficiais dizem que acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.
Mercedes-Benz Classe C
O familiar da insígnia alemã propõe uma versão sobrealimentada a gasolina associada a um motor elétrico, com potência combinada de 313 cv e capacidade para percorrer até 100 quilómetros sem acionar o motor térmico.
Opel Astra
Assente nas mesmas premissas que o irmão-rival 308, com o qual partilhará tecnologia e componentes, é muito possível que chegue também com as mesmas propostas de ligar à corrente.
Opel Mokka
Um crossover ágil, desportivo e compacto que surge numa proposta elétrica, assente numa bateria com 50 kW que garante uma autonomia de 324 quilómetros.
Peugeot 308
Se haverá um modelo 100% elétrico ainda não é claro, mas a marca já revelou que vêm aí dois “plug-in”, com níveis distintos de potência: 180 e 225 cv. O familiar compacto da marca do leão, que vai estrear o novo logótipo, chega no segundo semestre do ano e promete criar impacto.
Skoda Enyaq iV
Um SUV compacto que assentará na plataforma MEB do Grupo Volkswagen e que será proposto com duas potências: 180 e 306 cv. A primeira apresentará uma autonomia de 340; a segunda, de 510 quilómetros.
Veja todos os SUV elétricos à venda no Standvirtual
Tesla Model Y
Da marca criada pelo excêntrico magnata Elon Musk, espera-se o lançamento de um novo SUV compacto, capaz de atrair fãs quer pela extensa autonomia (até 500 quilómetros) quer pelos desempenhos, com uma versão a atingir a marca dos 100 km/h ao fim de escassos 3,7 segundos!
Toyota RAV4
O emblemático SUV da marca nipónica prepara-se para chegar com uma versão “plug-in” com autonomia elétrica para mais de 70 quilómetros.
Volkswagen ID.4
Com solução 100% elétrica e baseando-se nas mesmas premissas que ID.3, este SUV promete chegar com uma autonomia entre 320 e 480 quilómetros.
Leia também: