A meta imposta pela União Europeia, de emissões iguais ou inferiores a 95 g/km, é relativa às vendas de toda a gama, após encontrada a média. Por isso, e com a maioria dos modelos a debitarem mais do que aquele valor de CO2, as marcas precisam de equilibrar a balança. Para tal, muitas estão a incluir as propostas de carros elétricos, na esperança de que a comercialização destas unidades (algumas de zero emissões) compensem as restantes.
No entanto, ainda não é líquido que os objetivos sejam alcançados – mesmo que se esteja a falar em valores NDEC e não os encontrados pelos mais exigentes critérios WLTP.
Por isso, são várias as marcas que não descartam a possibilidade de suspenderem linhas de produção, a qualquer altura do ano, quando a balança estiver em maior desequilíbrio.
Para o automobilista, porém, há boas novidades: a oferta de carros elétricos vai estender-se a todos os fabricantes, o que, a médio prazo, poderá implicar uma baixa de preço das propostas eletrificadas.
Conheça os carros elétricos que chegam em 2020
DS3 Crossback E-Tense
E-Tense é o nome de toda a gama eletrificada do emblema do Grupo PSA que busca ainda um lugar entre os premium. Mas também há uma proposta 100% elétrica: com 136 cv, promete percorrer até 300 quilómetros antes de precisar de ser ligado novamente à corrente.
Ford BEV
Pouco se sabe sobre aquele que será o primeiro carro elétrico do selo norte-americano, que, para continuar a vingar na Europa, precisou de transitar para esta tecnologia. No entanto, a marca levanta o véu de uma aposta que se revela ambiciosa: fala de uma autonomia superior a 500 quilómetros!
Honda e
A marca nipónica aposta num pequeno utilitário de ligar à corrente, do qual apresentou um protótipo no Salão de Genebra. Com dois níveis de potência (136 cv e 154 cv), chega equipado com uma bateria de 35,5 kWh que lhe permitirá percorrer até 220 quilómetros.
Veja todos os citadinos elétricos à venda no Standvirtual
Mercedes-Benz EQV
A casa de Estugarda aposta sobretudo nas motorizações híbridas e híbridas plug-in, mas há pelo menos um carro elétrico à vista entre os seus lançamentos de 2020: o EQV, um monovolume cuja configuração pode admitir até oito lugares. A potência anunciada é de 204 cv; a autonomia, de 400 quilómetros.
Mini Cooper SE
O icónico citadino já se reinventou uma vez, mas prepara-se para voltar a abraçar um mudança com o lançamento de uma versão elétrica sem descurar a sua vertente animada. A potência disponível será de 184 cv e a autonomia que a bateria de 32,6 kWh admite, avança a marca, é de 270 quilómetros.
Opel Corsa e
A sexta geração do utilitário alemão tem dado que falar desde o seu lançamento: por ser a primeira a sair após a aquisição por parte do Grupo PSA, mas sobretudo pela evolução em todos os domínios. Mais uma surgirá em 2020: o Corsa elétrico chega com 136 cv e autonomia para 330 quilómetros, apoiando-se numa bateria de 50 kWh.
Peugeot e-208
Uma das cartas na manga do lançamento da nova geração do utilitário francês. A proposta elétrica chega com um motor de 100 kW (o que equivale a 136 cv) e autonomia para percorrer até 340 quilómetros graças a uma bateria de 50 kWh.
Peugeot 2008
Nova geração, nova vida do SUV urbano da marca do leão. A versão elétrica apresenta uma autonomia de 330 quilómetros e propõe uma potência de 136 cv.
Descubra todos os SUV elétricos disponíveis no Standvirtual
SEAT Mii Electric
Um citadino de dimensões modestas e potência a condizer: traz 83 cv, mas compensa com uma autonomia francamente boa para um automóvel pensado para viagens urbanas. A marca afirma que bateria de 36,8 kWh é capaz de fornecer energia para 260 quilómetros.
Skoda Citigo-e
Do mesmo grupo que a SEAT, a proposta urbana da marca checa não difere em muito: 82 cv, bateria de 36,8 kWh, velocidade máxima restringida aos 130 km/h e 260 quilómetros de autonomia.
Volkswagen e-Up
O citadino elétrico da VW vai receber uma importante atualização, com o lançamento da sua segunda geração. As especificações são as mesmas dos manos da SEAT e da Skoda: 82 cv, bateria de 36,8 kWh e autonomia para 260 quilómetros.
Volkswagen ID3
A casa-mãe do grupo alemão parece ter reservado o melhor para si, propondo três versões do elétrico ID3: com uma bateria de 45 kWh e autonomia de 330 quilómetros; com bateria de 58 kWh e autonomia de 420; e com bateria de 77 kWh capaz de percorrer até 530 quilómetros. Todas com a mesma potência (220 cv), a diferença estará, claro, no preço.
Leia também:
- 5 carros elétricos usados até 20.000€
- Cuidados a ter na compra de um carro elétrico usado
- Diferença entre carros híbridos, plug-in e elétricos