Quando criamos listas de usados a ter atenção, é comum partir do pressuposto que quem busca um automóvel em segunda ou mais mãos o faz por querer manter a despesa controlada. No entanto, nem sempre as aquisições de usados olham primeiro para o preço: há quem busque clássicos, quem ambicione um objeto de coleção ou quem, simplesmente, já não tem disponível no mercado dos novos o seu carro de sonho.
No Standvirtual há respostas para todas essas expectativas. E, quando procuramos pelo carro mais caro à venda, encontramos uma peça que a maioria não recusaria uma voltinha: um Lamborghini Aventador SVJ Roadster, de 2021, com menos de dez mil quilómetros! O preço, anuncia-se, é fixo: 890 mil euros.
Veja os carros usados mais caros à venda no Standvirtual
Um carro de produção limitada
Limitado a apenas 800 exemplares, o SVJ Roadster é a forma mais icónica da família Aventador.
A sua aerodinâmica Lamborghini é a mais futurista jamais concebida: o sistema ALA 2.0 e a aerovetorização garantem o mínimo arrasto nas retas, explica a marca italiana que integra o Grupo VW, e a carga aerodinâmica ideal nas curvas. E o motor V12 naturalmente aspirado de 770 cv é um portento!
Lamborghini Aventador SVJ no Standvirtual
De inspiração aeronáutica
O SVJ Roadster utiliza fibra de carbono ultraleve para a sua carroçaria e tejadilho rígido amovível. A carroçaria apresenta entradas de ar maiores e saias laterais mais largas, perfis aerodinâmicos acentuados e um sistema de escape mais leve montado mais acima.
O tejadilho rígido é fabricado recorrendo a uma tecnologia inovadora de moldagem RTM de alta pressão.
No habitáculo, o design tecnológico, que é potenciado pela presença da fibra de carbono, no monocoque, nas portas, bancos, túnel central e consola, coexiste com um estilo de clara inspiração aeronáutica, enquanto os estofos em pele e Alcântara conferem um toque arrojado de exclusividade e luxo.
Um carro para semear inveja
O roadster mais caro e potente da Lamborghini recorre a um motor V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado, que produz 770 cv de potência e 720 Nm de binário máximo, e detém o segundo tempo de volta mais rápido em Nürburgring, um feito que é fator indiscutível para semear inveja.
O Aventador SVJ não possui qualquer tipo de sistema de sobrealimentação, baseando o seu funcionamento em redesenhados esquemas de admissão, válvulas de titânio e novas portas da cabeça do cilindro para melhorar o desempenho. O engenho está ligado a uma transmissão de sete velocidades, que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,9 segundos (até aos 200 km/h são 8,8 segundos) e atingir velocidades superiores a 350 km/h. E, tal como corre, sabe parar: dos 100 km/h à total imobilização requer somente 31 metros.
O sistema de travagem é de circuito hidráulico duplo com reforço de travões a vácuo, recorrendo a pinças de travão de 6 cilindros, à frente, e a pinças de travão de 4 cilindros, atrás.
Preço de coleção
O facto de ser um automóvel de produção limitada faz com que, apenas três anos após o seu lançamento, seja já visto como uma peça de coleção, o que explica o elevado preço. Novo, o Lamborghini Aventador SVJ Roadster apresentou-se ao mercado nacional a partir de cerca de 573 mil euros, mas, já se sabe, cada extra nestas gamas paga-se a peso de ouro. E a exclusividade também.
O anúncio da unidade disponibilizada não especifica quais as opções com que está dotada, mas, pelas imagens, é impossível não admitir que está um mimo!
Leia também: