Bruxelas investiga entrada carros chineses na Europa Xpeng X9

Redação

18/12/2023

3 min

Bruxelas investiga entrada de carros chineses na Europa

Aiways, BYD, MG. Estas são apenas três marcas de carros elétricos made in China que entraram no mercado nacional nos últimos tempos. Mas, pela Europa, há outras: BAIC, Nio, Seres, SWM, Wey ou Xpeng são apenas a ponta de um icebergue de dezenas de emblemas que veem na Europa uma enorme oportunidade, à medida que os carros elétricos ganham relevância e tendo do seu lado a capacidade de produção em escala.

Por isso, é de esperar que mais venham a caminho: em junho de 2023, o “Jornal de Negócios” noticiava que “no porto de Antuérpia houve 80 marcas chinesas a pedirem homologações de automóveis na Europa” nos 12 meses que antecederam o artigo.

A Comissão Europeia, porém, diz ter provas de auxílios diretos, benefícios fiscais, créditos à exportação e empréstimos concedidos por bancos estatais chineses às marcas de automóveis do país para “invadirem” a Europa, o que pode pôr em causa a justa concorrência no Velho Continente.

Procura um carro elétrico novo? Faça uma pesquisa em Standvirtual novos

A investigação, a decorrer, foi aberta depois de Bruxelas ter avaliado ter provas suficientes contra Pequim e “com base no facto de as importações de novos veículos eléctricos a bateria, concebidos para o transporte de passageiros, originários da República Popular da China, estarem a ser objecto de subvenções, causando assim prejuízo à indústria da União”.

A China, que tem emergido como potência económica, tem avançado com uma robusta estratégia de investimento estatal, que a UE contesta por afectar a concorrência. Em causa estão avultadas subvenções a empresas chinesas a investir no estrangeiro, principalmente em sectores estratégicos.

Europeus com cautela

Carros chineses Europa Aiways

Já antes, no arranque do ano, Carlos Tavares, o homem-forte da Stellantis, conglomerado que reuniu as marcas dos grupos FCA e PSA, mostrou-se preocupado com o facto de “os regulamentos europeus assegurarem que os automóveis elétricos produzidos na Europa são cerca de 40% mais caros do que modelos equivalentes produzidos na China”, chamando a atenção para o impacte económico e social.

Já Luca de Meo, à frente dos destinos da Renault, lembrou que “quando os japoneses e os coreanos chegaram à Europa, foi a mesma coisa”, escusando-se a defender políticas protecionistas, mas chamando a atenção para a necessidade que os fabricantes europeus têm de beneficiarem de sistemas de apoio semelhantes aos disponíveis para os fabricantes chineses. “O que não está nos hábitos ou nas regras da comunidade europeia [é o apoio à produção]”, sublinhou, frisando a importância de reverter esta mentalidade. “Quando se quer vender automóveis, é preciso produzi-los e, para os produzir, é preciso construir fábricas e infra-estruturas.”

Segundo dados da Comissão Europeia, os carros eléctricos chineses, que entraram recentemente na UE, já representam 8% do mercado total, sendo 20% mais baratos face à concorrência europeia. Em Portugal, as marcas chinesas têm ainda pouca expressão, mas a tendência, sobretudo após a entrada da BYD no mercado, é de crescimento.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional