Novo BMW M5 Touring

Redação

26/08/2024

5 min

BMW M5 Touring: 727 cv e espaço para tudo!

O BMW M5 apareceu em 1985, mas o M5 Touring surgiu apenas durante a 2.ª geração, em 1992, oferecendo a melhor combinação possível entre o conforto, o luxo e a sofisticação dos carros executivos com a funcionalidade das carrinhas para o quotidiano e o potencial de condução em circuito. Em 2007, a divisão desportiva da marca da hélice volta ao formato mais familiar na quarta geração M5. Assim, esta nova Touring (G99), com lançamento previsto para o próximo mês de novembro, por preços que arrancam nos 170.000 euros, é apenas a terceira carrinha BMW M5 e a mais potente de sempre. 

Quanto custa um BMW M5 usado?

O sistema de propulsão híbrido do novo BMW M5 Touring é o mesmo da berlina, a combinar um motor V8 turbo a gasolina de 4,4 litros a debitar 585 cv e 750 Nm e um motor elétrico integrado na transmissão M Steptronic de oito velocidades. O motor elétrico, da quinta geração eDrive, produz uma potência máxima de 197 cv e um binário máximo de 450 Nm. O débito total é de 727 cv… e 1000 Nm!

Assim, 3,6 segundos na medição de 0 a 100 km/h e não mais que 11 s até aos 200! A BMW sugere a aquisição do M Driver’s Package para soltar o M5 Touring até aos 305 km/h; a velocidade máxima está limitada de fábrica aos 250 km/h, número que atinge em menos de 20 segundos. Haja pulmão!

Rápida e controlada

BMW M5 Touring traseira

Tanta potência chega à estrada através do evoluído sistema de tração integral xDrive. O condutor tem à sua disposição três modos de tração: 4WD, 4WD Sport e 2WD. Esta multiplicidade de ajustes da transmissão permite que, no modo 4×4, se faça utilização segura e confortável na exploração da máxima performance em autoestrada; em 4×4 Sport, conte-se com imensa potência a chegar ao eixo traseiro, sendo que a configuração 4×2 só pode ser utilizada com o DSC desligado.

Como todos os M, a carrinha mais desportiva da Série 5 passou pelo circuito de Nürburging-Nordschleife durante o programa de desenvolvimento dinâmico, onde a suspensão foi testada nos limites. É possível ajustar a firmeza da suspensão, bem como a cadência da assistência da direção e a resposta do motor ao acelerador. E até a sonoridade do V8 pode ser configurada quase a gosto. Dependendo do modo de operação selecionado, a entrega de potência do motor elétrico também ganha uma nota acústica mais presente, cortesia da BMW IconicSounds Electric.

A carrinha M5 também tem aerodinâmica específica, quase não existindo componente com forma sem função, sobretudo no rosto. A frente é moldada por grandes entradas de ar e a típica grelha iluminada em forma de rim. Na extremidade oposta, luzes traseiras estreitas, que se estendem até os flancos do carro, refletores verticais e um difusor dividido de duas seções com dois pares de escapes integrados à esquerda e à direita. O tejadilho em fibra de carbono reforçada com plástico (CFRP) e o sistema escape exclusivo contribuíram para conter o peso do conjunto, que chega aos 2508 kg (mais 63 kg do que a berlina), distribuídos de forma equitativa à frente e atrás. Algo apenas possível graças à longa distância entre eixos, com vias largas e muito baixo centro de gravidade.

Um desportivo para todos os dias

BMW M5 Touring interior

O foco de qualquer M está na performance e no prazer de condução, mas o propósito de uma carrinha é a funcionalidade. A M5 Touring tudo isto e economia de utilização. A alimentar o motor elétrico do BMW M5 Touring está uma bateria com 18,6 kWh de capacidade útil, que permite declarar uma autonomia em modo elétrico de até 67 km. Suficiente para as voltas de todos os dias. Depois, todo o sentido prático de uma bagageira que arruma até 500 litros de carga, volumetria que pode ser ampliada para um máximo de 1.630 litros com os encostos dos bancos posteriores rebatidos. Este movimento pode ser realizado na proporção de 40:20:40; o encosto central rebate individualmente, para permitir guardar volumes mais compridos, como um saco de golfe, uma prancha de surf ou um par de esquis. O sistema Comfort Access de série e o funcionamento automático da porta traseira permitem uma fácil carga e descarga. E a capacidade máxima do reboque é de 2.000 kg.

Veja os BMW série 5 Touring novos disponíveis no Standvirtual

Nas funcionalidades de bordo, destaque para a versão mais recente do BMW iDrive, baseada no Sistema Operacional BMW 8.5, e projetada diretamente para operar as funções do veículo quer usando o ecrã tátil ou comandos por voz, usando linguagem natural. De série está disponível o BMW Live Cockpit Professional, que vem com o sistema de navegação BMW Maps e a função Augmented View, sistema de antena compatível com 5G, para uso de serviços digitais, como streaming de vídeo e jogos no carro. Além disso, o novo BMW M5 Touring oferece a integração do smartphone via Apple CarPlay e Android Auto sem fios e a opção de usar um Personal eSim e uma série de opções de personalização desbloqueadas pelo BMW ID e pelo My BMW App.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional