10 maio 2024

Alfa Romeo Stelvio 100% elétrico chega em 2025

Alfa Romeo Stelvio 100% elétrico

Numa altura em que a maioria das marcas europeias já apresenta uma interessante gama elétrica, a Alfa Romeo tem-se mantido cautelosa. Mas a sua ofensiva elétrica está prestes a arrancar e não deixará pedra sobre pedra – algo que o emblemático 33 Stradale, de produção limitada (a 33 unidades) já tinha deixado adivinhar.

Depois do Alfa Romeo Junior (ex-Milano), que está a ser apresentado por estes dias de maio e que partilha a arquitectura dos “primos” Fiat 600e e Jeep Avenger, a marca italiana informou que, para o segundo semestre de 2025, há uma novidade de peso: o Stelvio vai receber uma versão 100% elétrica (e, para o ano seguinte, já está reservada a apresentação do Giulia sem emissões).

Alfa Romeo Stelvio adota plataforma STLA

Alfa Romeo Stelvio elétrico chega em 2025

O novo Stelvio tem por base a plataforma STLA Large da Stellantis, conglomerado que colocou sob o seu chapéu a Alfa Romeo, marca que antes integrava o grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles. A arquitetura, modular e escalável, foi desenvolvida para acolher grupos motopropulsores eléctricos, mas também de combustão, aceitando a tração traseira e a integral.

Conheça e compare as diferentes versões do Alfa Romeo Stelvio

Sendo assim, o Stelvio pode acomodar uma arquitetura elétrica de 800v, o que irá, por um lado, dotá-lo de um desempenho capaz de igualar (ou superar) as variantes térmicas, e, por outro, torná-lo capaz de aceitar carregamentos rápidos. Além disso, o Stelvio estreará o STLA Brain, que abre a porta às atualizações de software remotas (ou seja, sem que seja preciso deslocarmo-nos a uma oficina), e o STLA SmartCockpit, uma nova interface de info-entretenimento alimentada por inteligência artificial.

A partir de 2027, todos os Alfa Romeo serão elétricos

Alfa Romeo Stelvio interior

A chegada no novo Stelvio elétrico não anulará as variantes térmicas do modelo, mas esta coexistência tem prazo de validade: a Alfa Romeo tem a intenção de vender somente veículos 100% elétricos a partir de 2027, oito anos antes da prevista entrada em vigor da proibição dos automóveis novos movidos a combustíveis fósseis.

Detalhes sobre o futuro Stelvio elétrico ainda são poucos, mas é de estimar que mantenha entre a sua gama uma potente versão Quadrifoglio, para a qual poderão ser reunidos três motores, a admitirem prestações realmente estratosféricas.

Veja todos os Alfa Romeo Stelvio usados à venda no Standvirtual

Além disso, é expectável que o modelo ofereça mais espaço, um pacote de tecnologia atualizado, já a obedecer às regras de segurança europeias, que entram em vigor ainda este ano, e, claro, uma imagem em que a elegância se impõe ao gosto dos “alfistas”, com faróis LED esguios e uma silhueta traseira que transmite as ideias de potência e dinamismo.

Tanto o vindouro Stelvio como Giulia de 2026 serão montados em Itália, na fábrica de Cassino, informou a Alfa Romeo em comunicado.

Leia também: