Estilo italiano com alma de desportivo. O Alfa Romeo Milano é um SUV do segmento B, desenhado e concebido para despertar a emoção ambicionada por qualquer alfista: pelo design aguerrido, mas também, claro, pelas prestações, com variante 100% elétrica a debitar até 240 cv, e pela sua veia tecnológica, evidente nas suas características de conforto, conectividade e dinâmica de condução.
Alfa Romeo Milano: primeiro, os elétricos
A comercialização do Milano arranca a 12 de maio, com a abertura das encomendas para a versão Elletrica, que se apresenta em duas variantes de potência, ambas com bateria de 54 kWh: 156 cv e uma autonomia até 410 km, e 240 cv, a responder pela designação Veloce, que deverá sacrificar autonomia em prol das prestações mais entusiastas.
Além da potência, a ser debitada por um único motor, o Veloce recebeu uma intervenção dedicada para se apresentar ao nível dos mais emocionais Alfa Romeo: tem a direção mais direta do segmento (14.6), calibrada para ser extremamente precisa e, assim, reforçar as suas qualidades de aderência à estrada; a suspensão desportiva foi rebaixada em 25 mm; as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras são extradesportivas para garantir curvas rápidas com um elevado nível de aderência; o sistema de travagem tem discos dianteiros com mais de 380 mm e pinças monobloco de quatro êmbolos; e o diferencial Torsen oferece a melhor tração possível em todas as condições. Não menos relevante, os pneus de 20″ de alto desempenho são também específicos para veículos elétricos e oferecem uma grande aderência.
Veja os preços de todos os Alfa Romeo novos
Só depois será apresentada a variante Ibrida, uma arquitetura híbrida 48-V Hybrid VGT com 136 cv, com encomendas a arrancarem no mês seguinte, que se pode apresentar com tração integral Q4.
D.N.A., a dinâmica Alfa
Tal como acontece com a restante gama da Alfa Romeo, no Milano privilégio ao prazer de condução. O SUV incorpora pacote de tecnologias que competem para a promoção da dinâmica, incluindo o sistema Alfa D.N.A., com três programas: “Dynamic”, com calibração específica da direção e do acelerador para máxima performance; “Natural”, mais orientado para a utilização de todos os dias; e o “Advanced Efficiency”, pensado para obter a máxima eficiência energética, reduzindo o consumo sem afetar o prazer de condução. E a versão híbrida Q4 dispõe de um quarto modo denominado Q4, para condições de baixa aderência.
Desenhado no Alfa Romeo Centro Stile, em Itália, o Milano ostenta todos os elementos mais icónicos do estilo da marca do Biscione, numa carroçaria compacta (com 4,17 metros de comprimento é só 17 cm mais comprido que o Jeep Avenger), 1,78 m de largura e 1,5 m de altura – englobam a singularidade do original e moderno design Made in Italy do Alfa Romeo Centro Stile, típico da marca, expresso no equilíbrio das proporções, na pureza das linhas e na atenção à qualidade das superfícies.
Os estilistas da Alfa Romeo modelaram esta “pele” com um cuidado artesanal nas partes mecânicas, desligando-se completamente dos conceitos de racionalidade fria em voga na classe, para dar vida a um design sinuoso e excitante que capta o olhar à primeira vista.
Orientado para o condutor
Se o exterior foi pensado para apaixonar, o interior focou-se em dar ao condutor uma experiência capaz de não o fazer distrair do que mais importa: a condução.
Com um painel de instrumentos em design “telescópico”, inclui um ecrã TFT de 10,25″ totalmente digital, para aceder aos dados do automóvel e às definições das tecnologias de condução. No centro do tablier, e também orientado para o condutor, está um sistema de ecrã tátil de 10,25″, cujo sistema foi desenvolvido para ser operado de forma intuitiva – e sem tirar os olhos da estrada.
Veja todos os Alfa Romeo usados à venda no Standvirtual
Para aumentar ainda mais o conforto e a segurança, o Milano chega com uma série de funcionalidades de assistência ao condutor, para ajudar no controlo longitudinal e lateral do veículo (condução autónoma de nível 2). Em conjunto com os sensores de estacionamento de 360°, a câmara traseira de 180° monitoriza a área circundante, para proporcionar um sistema de estacionamento semiautónomo inovador e prático.
Por fim, sendo um utilitário, distingue-se dos seus rivais quando se olha para a mala: 400 litros, o que, entre elétricos, é difícil de encontrar no seu segmento.
Gama em Portugal
Tanto as variantes Ibrida e Elettrica apresentam-se em três versões de equipamento: Techno, para as melhores especificações em termos de segurança, tecnologia e funcionalidade, como a condução autónoma de nível 2, a porta traseira elétrica com mãos livres, as luzes LED Matrix e a navegação conectada com assistente virtual; Premium, para o melhor do conforto e da exclusividade, graças ao interior em tecido vinílico, ao banco do condutor com comando elétrico e função de massagem, à iluminação ambiente interior e aos pedais e ao apoio de pé em alumínio; Sport, o qual, por definição, oferece o melhor da desportividade com bancos Sabelt, estofos em Alcantara e elementos exteriores desportivos.
Os preços serão conhecidos por altura da abertura das primeiras encomendas.
Leia também: