Ainda são muitos poucos os carros elétricos de sete lugares à venda no mercado nacional, mas o crescente interesse por automóveis com estas características faz com que seja mais do que previsível a multiplicação da espécie num breve período de tempo. Para já, mostramos-lhe cinco.
5 carros elétricos de 7 lugares
Tesla Model X
O Tesla Model X aparece em primeiro lugar desta curta lista porque foi o primeiro SUV elétrico a surgir no mercado. Fabricado com base na mesma plataforma do Model S, o X destaca-se desde logo pelas portas “asas-de-falcão” que favorecem o acesso ao habitáculo com sete lugares, onde se destaca o ecrã central de 17” em posição horizontal a partir do qual se comanda quase tudo no automóvel.
O modelo, 100% elétrico e com tração integral, dispõe de duas versões: Long Range e Plaid. A primeira tem 670 cv e acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 250 km/h, para uma autonomia anunciada de 580 km. Já a versão Plaid (1020 cv) chega aos 262 km/h e demora apenas 2,6 segundos a cumprir o arranque 0-100 km/h. Autonomia estimada de 547 km.
Veja todos os Model X à venda no Standvirtual
Kia EV9
O Kia EV9 é um SUV elétrico de 7 lugares que combina design robusto, tecnologia de ponta e sustentabilidade. Com uma autonomia de até 563 km, o EV9 destaca-se pela sua plataforma E-GMP, oferecendo um desempenho impressionante e opções de carregamento rápido. O interior espaçoso inclui bancos giratórios, proporcionando um ambiente confortável e versátil. Além disso, o EV9 incorpora materiais ecológicos e recursos de segurança avançados, como a assistência à condução em autoestrada e sistemas de prevenção de colisões, tornando-o ideal para famílias e viagens longas.
Peugeot e-Rifter
Nascido como um veículo ligeiro de mercadorias, o Peugeot Partner é proposto também em versão de passageiros, denominada Rifter, disponível com propulsão elétrica no formato standard (e-Rifter).
A variante longa do Rifter não está disponível com 7 lugares, pelo que o cliente deverá optar pela versão standard no nível de equipamento Allure e adquirir os dois bancos suplementares. Estes bancos podem ser retirados se o cliente desejar usufruir de todo o espaço da bagageira, cuja capacidade não sofreu alterações face à versão de combustão, uma vez que as baterias se encontram alojadas sob o piso, oferecendo 775 litros de volumetria – sem bancos suplementares… –, medidos abaixo da chapeleira.
Este carro elétrico de 7 lugares da Peugeot tem uma unidade elétrica com 100 kW (136 cv) e 260 Nm de binário máximo, alimentada por uma bateria de iões de lítio com 50 kWh de capacidade que lhe assegura autonomia de até 280 km.
Procura um Peugeot elétrico usado?
Mercedes EQV
Com 5,37 metros de comprimento, o Mercedes EQV 300 Longo permite transportar até oito pessoas, distribuídas por três filas de bancos individuais numa configuração 2+3+3, sendo que o acesso aos lugares traseiros é assegurado por duas portas laterais deslizantes com comando elétrico. A bagageira, com todos os bancos na posição normal, oferece 1410 litros de volumetria.
O motor elétrico tem 150 kW (204 cv) e 362 Nm, o que permite ao EQV 300 Longo acelerar de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e atingir 140 km/h de velocidade máxima. A bateria de lítio, localizada por baixo do piso do veículo, tem 90 kWh que asseguram 349 km de autonomia.
Mercedes EQB
O terceiro SUV elétrico da Mercedes é fabricado na base no EQA, mas é mais comprido, de forma a poder acolher até sete passageiros. Só estará disponível no final deste ano, mas as encomendas deverão abrir muito em breve, pelo que entendemos fazer sentido incluí-lo nesta lista.
Há três filas de bancos individualmente rebatíveis, sendo que os da terceira fila foram concebidos, segundo o fabricante, para pessoas até 1,65 metros. Os bancos da segunda fila podem ser deslocados 14 centímetros para a frente/para trás, permitindo aumentar o espaço para os ocupantes dos lugares da terceira fila ou, no caso de esses bancos estarem rebatidos de forma nivelada com o piso de carga, aumentar a volumetria da bagageira, cujo volume de carga varia de 495 a 1710 ou 465 a 1620 litros (respetivamente, cinco e sete lugares).
O EQB será lançado em duas versões: o EQB 300 4MATIC com 168 kW e o EQB 350 4MATIC com 215 kW, sendo que a autonomia anunciada é igual para ambos: 419 km. Não são ainda conhecidos os preços.
Configura o Mercedes EQB no Standvirtual
Leia também: