Será que no Planeta Terra existem mais pessoas ou automóveis? Saiba quantos carros existem no mundo e quem é actualmente o maior fabricante de automóveis.
O carro é um dos mais importantes, se não mesmo o mais importante meio de transporte dos dias de hoje, e o número de carros, autocarros e camiões vendidos continua a aumentar exponencialmente de dia para dia.
Em meados do ano 2010, pela primeira vez na história, foram contabilizados mais de mil milhões (ou 1 bilião) de veículos matriculados. Entre 2010 e 2015 foram vendidos e adicionados a esta lista mais 151 milhões de automóveis.
E nestes últimos anos, o número tem crescido, crescido e crescido, graças a mercados como o asiático, que estão em constante crescimento, mais concretamente com países como a China e Índia, que vendem dezenas de milhares de carros todos os dias.
Afinal, quantos carros existem no mundo actualmente em circulação?
É impossível haver uma resposta totalmente exacta, mas várias estimativas apontam para um número: 1,4 mil milhões de carros matriculados.
A cada segundo são construídos 2,6 automóveis, e por ano estima-se que sejam construídos mais de 83 milhões de carros. Como sabemos, nem todos os carros produzidos acabam por ser vendidos, por isso, e continuando neste ritmo, os números dizem que em 2035 estejam em circulação perto de 2,8 mil milhões de automóveis.
Actualmente, o número de carros matriculados é suficiente para fazerem uma fila de trânsito directamente de Londres até Sydney… e voltar! E se pensarmos que, no não muito distante ano de 1996, as estimativas diziam que “apenas” 670 milhões de carros estivessem em circulação, estes números tornam-se ainda mais assombrosos.
Dividindo o número de carros existentes pela população mundial percebemos que apenas 18% das pessoas têm um carro. No entanto, este cálculo está extremamente inflacionado, pois muitas pessoas têm mais do que 1 único automóvel, o que nos leva a afirmar que, na realidade, sensivelmente apenas 15% da população mundial tem viatura ou viaturas próprias.
Qual é o país do mundo com mais carros?
Até 2016, o país mundial com maior parque automóvel eram os Estados Unidos. Naquele ano contabilizavam-se mais de 268 milhões de automóveis em circulação, com uma média de crescimento de 17 milhões de carros por ano, o que significa que actualmente, estarão a circular naquele país cerca de 300 milhões de carros.
No entanto, e sem grande surpresa, o maior país da América do Norte foi ultrapassado em 2017 por uma das maiores potências mundiais da indústria moderna: a China. Naquele ano existiam já mais de 300 milhões de viaturas matriculadas em circulação, e com um ritmo de crescimento de aproximadamente 30 milhões de carros novos por ano, o número de bólides em circulação nas estradas chinesas não tarda deverá superar os 400 milhões.
Em 2017, dos 90 milhões de carros novos que foram vendidos, 25% desses, ou seja, 22,5 milhões de automóveis, foram vendidos no mercado chinês.
Quantos carros existem em Portugal?
Em Portugal, segundos os últimos dados lançados em 2018, existem cerca de 5 milhões de automóveis matriculados, o que quer dizer que, existe aproximadamente um carro para cada 2 portugueses.
Desses 5 milhões, mais de 2,6 milhões de automóveis são de 6 marcas: Renault, Volkswagen, Opel, Peugeot, Mercedes e Ford.
Portugal tem também o parque automóvel mais velho da Europa Ocidental, sendo que a idade média de cada automóvel situa-se agora nos 12,6 anos.
O país com mais carros per capita é, com alguma surpresa talvez, a Finlândia, onde existem 1,07 carros por cada habitante, seguindo-se Andorra com 1,05 carros por habitante. Estes são os únicos países do mundo onde, actualmente, existem mais automóveis do que pessoas.
Que marca produz mais carros por ano?
O Grupo Volkswagen é actualmente o maior fabricante de carros do mundo, com 10,7 milhões de veículos vendidos em 2017. A Toyota ocupa o segundo lugar, com cerca de 10,35 milhões de veículos vendidos no ano passado.
A Tesla, marca que vende automóveis exclusivamente eléctricos, em 2017, declarou 101 312 vendas, ocupando uma grande fatia dos sensivelmente 2 milhões de automóveis eléctricos em circulação no mundo.
Leia também: