Com o Enyaq, a Skoda entrou em grande no capítulo da mobilidade 100% elétrica. Partindo da base MEB do Grupo Volkswagen, a mesma de onde nasce, por exemplo, ID.4, a marca checa apostou no formato crossover de carroçaria para conferir a máxima atratividade. E à originalidade das formas associou o impressionante aproveitamento do espaço interior aos mais de 4,6 metros de comprimento total, além de uma bagageira com 585 litros, outro dos fatores que reflete bem o compromisso familiar. Fórmula de sucesso que a marca decidiu replicar um segmento abaixo, no Elroq, o próximo elétrico da Skoda.
Um Karoq mas elétrico
O nome Elroq resulta da combinação de Electric com Karoq, o que ajuda logo a perceber o posicionamento deste novo modelo da Skoda: imediatamente abaixo do Enyaq, como a alternativa elétrica ao Karoq a combustão. A revelação oficial está calendarizada para o próximo dia 1 de outubro, e com honras de estreia. O elétrico Elroq será o primeiro modelo da marca checa a ostentar a nova filosofia de estilo Modern Solid, que se destaca imediatamente pela original face “Tech-Deck”, uma interpretação mais plana e mais ampla da grelha Skoda que vimos anteriormente no protótipo Vision 7S. A Skoda destaca ainda a presença de jantes “aerodinamicamente otimizadas”, oferecidas em tamanhos que variam entre as 19 e as 20 polegadas e contribuem para um coeficiente de arrasto global de 0,26.
Bem-vindo a bordo
Como o Karoq, SUV com 4,4 metros de comprimento, o Elroq é uma seta apontada ao coração do segmento C, onde pretende impor-se pela fórmula de simplicidade, resistência e sentido prático. Face ao que está à vista, com a revelação das primeiras imagens do interior, a sensação é de que a Skoda poderia ter ido mais além na apresentação, para que o SUV ganhasse uma faceta mais vanguardista. Não sendo esse o propósito da nova abordagem em linha com a linguagem de design Modern Solid da marca, a aposta mantém-se claramente na sobriedade, espaço e linhas simples. Por outro lado, segundo a marca checa, os materiais escolhidos reforçam o compromisso com a proteção ambiental e a redução da pegada ecológica, nomeadamente através dos materiais sustentáveis aplicados na conceção dos bancos e os tecidos dos estofos, fabricados a partir de garrafas de plástico recicladas e, pela primeira vez, de vestuário reciclado pós-consumo.
Estes materiais são reprocessados em novos fios e tecidos de alta qualidade para o Elroq, que vai ser disponibilizado em quatro configurações de interior: Studio, Loft, Lodge e Suite, cada uma incorporando uma maior quantidade de materiais sustentáveis, desde o Recytitan (um material composto por 78% de PET reciclado) ao Technofil, um revestimento que também contém fios ECONYL, fabricados a partir de nylon regenerado, obtido, por exemplo, a partir de redes de pesca antigas e restos de tecido.
Duas ou quatro rodas motrizes
O novo SUV da Skoda assenta numa variante otimizada da plataforma MEB do Grupo Volkswagen, a mesmo dos ID.3 e ID.4, e será vendido nas versões Elroq 50, 60, 85 e 85x. O modelo base tem uma bateria de 55 kWh com um motor elétrico de 168 cv no eixo traseiro, enquanto o Elroq 60 dispõe de uma bateria maior, com 63 kWh, e um motor de 201 cv, também nas rodas traseiras.
Já as versões 85 e 85x estão unicamente associadas a uma bateria de 82 kWh de capacidade; Elroq 85 combina este pack com um motor traseiro de 282 cv, enquanto o 85x soma ao conjunto um motor elétrico no eixo dianteiro, para oferecer quatro rodas motrizes e uma potência combinada de 295 cv. A Skoda promete uma autonomia superior a 560 km para estas duas versões, as únicas a permitir carregamentos rápidos de até 175 kW. Ainda assim, a Skoda afirma que todas as versões podem carregar de 10 a 80% em menos de 28 minutos através de um carregador de corrente contínua.
Na área da segurança, o novo elétrico da Skoda contará com um sistema de assistência à condução Travel Assist, estacionamento remoto e até nove airbags. A marca checa afirma que o habitáculo incluirá muitos compartimentos de arrumação e 470 litros de espaço na bagageira ou 1.580 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Leia também: