Durante algum tempo, houve quem duvidasse que o Alpine A290 se conseguisse diferenciar do automóvel em que se baseia, o vindouro Renault 5. Mas basta um rápido olhar para ambos os veículos para percebermos que pertencem a mundos diferentes. A começar pelo design.
O “hot hatch”, de 3.990 mm de comprimento e 2.020 mm de largura (com espelhos), apresenta-se com vias alargadas face ao modelo base, sendo que cada detalhe do automóvel foi pensado para lhe dar personalidade própria, nomeadamente ao nível da iluminação, com uma assinatura inspirada nos ralis. Um pouco por todo o lado também se encontram referências ao A110, e isto só pode ser visto com bons olhos!
Novo Alpine A290 promete muita diversão
O A290 está disponível com 180 cv e 285 Nm de binário ou 220 cv e 300 Nm de binário. Este último motor permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos, enquanto o primeiro o faz em 7,4 segundos. A velocidade máxima é de 160 km/h para as versões de 180 cv e de 170 km/h para as versões de 220 cv.
Em qualquer dos casos, as mecânicas são alimentadas pela energia proveniente de uma bateria de 52 kWh, capaz de uma autonomia de até 380 quilómetros e a aceitar carregamento rápido de 100 kW, em corrente contínua, o que faz com que consiga recuperar de 15 a 80% em 30 minutos. Obtém-se 150 km de autonomia WLTP em 15 minutos. O carregamento em corrente alternada aceita uma potência máxima de 11 kW, o que faz com que repor energia dos 10 para os 80% leve 3 horas e 20 minutos.
Mas não só apenas as suas credenciais dinâmicas que prometem divertimento. Em harmonia com o motor está o som de condução, que, em vez de simular a música de um moto térmico, recorre a uma banda sonora manipulada, que tem por base os sons do próprio motor.
O Driving Sound está disponível em duas tonalidades: mais agressiva, por defeito, ou mais suave, como opção, sendo que, em qualquer um dos modos, o volume pode ser aumentado ou diminuído.
Habitáculo desportivo e digital
O ambiente do interior do A290 remete imediatamente para a sua veia desportiva, com toda a informação orientada para o condutor e fácil de usar, como é o caso das várias funcionalidades que se selecionam no volante desportivo de três raios, como o botão vermelho de “overtake”, que resulta num aumento de potência instantâneo.
Existe um ecrã de instrumentos de 10,25 polegadas atrás do volante e um ecrã central de infotainment de “alta resolução” de 10,1 polegadas orientado para o condutor. A navegação Google Maps com um planeador de rotas elétrico é de série em toda a gama.
Os bancos dianteiros incluem apoio lateral, sendo que, nos primeiros níveis de equipamento, são estofados num tecido revestido granulado (15% de plástico reciclado e fibra de cânhamo) combinado com um tecido azul profundo 100% reciclado com costura de contraste em cinzento sílica e um logótipo A em forma de seta. Nas versões topo de gama GT Premium e GTS, os bancos, o painel de instrumentos e os painéis das portas são estofados em pele Nappa Deep Blue e Eevee Grey.
O A290, que foi revelado em Les Mans, vai ser montado em França, sendo que a sua produção deverá arrancar no verão de 2025, com as primeiras unidades a chegarem ao mercado, previsivelmente, antes do final do próximo ano.
Leia também: