Um conjunto de 12 radares que medem a velocidade média entre dois pontos, inéditos em Portugal, vão ser acionados em setembro. Estes novos radares vão ser instalados onde o controlo da “velocidade instantânea não é suficiente para diminuir a velocidade” de circulação, adiantou o presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária ANSR), Rui Ribeiro, em declarações à TSF.
O radar de velocidade média é composto por dois aparelhos, que registam a velocidade e hora de passagem do veículo, calculando a velocidade média ao longo do trajeto entre os dois.
A sua utilização, defendeu Rui Ribeiro, tem tido “resultados favoráveis” noutros países, nomeadamente no espaço da União Europeia, tendo contribuído para a diminuição da sinistralidade.
Onde vão estar
Os radares de velocidade média serão instalados, para já, em quatro auto-estradas, três estradas nacionais e dois itinerários complementares.
Confirma todas as localidades onde irão estar os novos radares já a partir de 1 de Setembro de 2023 na imagem abaixo:
Contra o efeito canguru
As autoridades têm estado particularmente atentas aos condutores que têm o hábito de levantar o pé do acelerador sempre que se aproximam de um radar, para voltarem a acelerar a fundo quando já estão fora do alcance do aparelho de controlo.
A este tipo de malabarismo chama-se “efeito canguru”, que pode ter os dias contados com estes primeiros radares capazes de aferir a velocidade média entre dois pontos.
“Este novo sistema procura evitar aquele tipo de travagens bruscas, porque ali há um radar, e depois volta a acelerar-se logo passado o radar”, confirmou o presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Miguel Trigoso, também à TSF.
E explica: “[O sistema] permite que, pelo menos, durante determinado espaço entre radares, a velocidade média não ultrapasse a velocidade-limite. É uma medida que à partida me parece positiva, agora vamos ver o resultado.”
O distrito do Porto será aquele que vai ter mais radares de velocidade média (cinco), embora nem todos entrem em funcionamento a 1 de setembro. Para identificar os 23 locais onde a velocidade média será controlada pelos 12 novos radares será colocado o sinal de trânsito H42, previsto no artigo 34.º do Regulamento de Sinalização do Trânsito.
Entretanto, serão montados 25 radares de velocidade instantânea espalhados por todo o país, que se juntam às mais de seis dezenas já existentes.
Leia também: