BYD Seal

Redação

07/07/2023

7 min

BYD: tudo sobre a marca chinesa que chegou em força a Portugal

Até final do ano, a chinesa BYD estará pedra e cal na Europa, estabelecendo bases na Alemanha e nos Países Baixos, prosseguindo o processo iniciado em agosto de 2021 na Noruega, o maior mercado de veículos elétricos no Velho Continente, com o lançamento do Tang, SUV de segmento superior, a que se seguiram o SUV compacto Atto 3 e a berlina com ares de coupé Han. E, mais recentemente, o Dolphin, modelo compacto de 4,3 metros de comprimento, concorrente de VW ID.3 e Renault Mégane E-Tech Elétrico, e o também o Seal, o rival chinês do Tesla Model 3, todos dispondo de plataforma específica e motores de produção própria.

Mas quem é a BYD e como entra em Portugal?

A BYD já abriu quatro instalações-concessão no território nacional, duas no distrito de Lisboa e duas na região do Porto, tendo o Grupo Salvador Caetano como representante oficial, quer ao nível da comercialização, quer nos serviços pós-venda.

Interessado num carro novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual Novos

Os ‘showroom’ localizam-se em Lisboa (Avenida Fontes Pereira de Melo) e em Cascais (Rua de São Francisco), assim como na Rua do Campo Alegre, na cidade do Porto, e na Rua do Barreiro, em Vila Nova de Gaia.

O sonho da eletrificação 

O sonho da eletrificação

Fundada em fevereiro de 1995, a BYD Company Limited é uma empresa multinacional dedicada à inovação tecnológica para melhorar a vida das pessoas. Em pouco mais de 28 anos, a empresa passou de 20 para 600 mil colaboradores, tem mais de 30 parques industriais e mais de 40 delegações em todo o mundo, atuando em quatro grandes áreas: automóvel, eletrónica, novas energias e transportes ferroviários.

Antes dos automóveis, que começou a produzir apenas em 2003, focando-se nos veículos de transporte coletivo de passageiros e de mercadorias, a companhia produzia baterias recarregáveis para eletrónica de consumo, uma atividade em que é, ainda, o segundo fornecedor a nível global.

No domínio da mobilidade, o primeiro elétrico foi revelado em 2010 e, hoje, com um Departamento de I&D independente, a BYD tornou-se numa das únicas empresas no mundo que domina as principais tecnologias dos veículos movidos a novas energias, tais como baterias, motores, controlos eletrónicos e chips.

Durante nove anos consecutivos, a BYD tem ocupado o primeiro lugar nas vendas de veículos elétricos (PHEV e BEV) na China, o maior mercado do mundo. E a sua pegada de veículos desse tipo pode ser encontrada em mais de 70 países.

Eletrónica e novas energias

A BYD é um dos principais fornecedores de produtos eletrónicos em quatro domínios principais: smartphones e computadores portáteis, novos produtos informáticos, sistemas inteligentes para automóveis e novos produtos inteligentes. É a única empresa a fornecer uma série completa de componentes estruturais (metal, vidro, cerâmica, plásticos, etc.) juntamente com a conceção e o fabrico completos de produtos.

Mas também é pioneira no fornecimento de um ecossistema de energia com emissões zero, desde a produção de energia até ao seu armazenamento e utilização. Desde 2008, os produtos de energia solar e de armazenamento de energia da BYD foram exportados para todos os continentes.

Orientada para a inovação

Orientada para a inovação

A inovação tecnológica tem sido sempre um dos principais objetivos da BYD. Nos últimos 28 anos, a BYD concentrou-se no domínio de tecnologias avançadas, que abrangem baterias, motores elétricos, sistemas de controlo eletrónico e semicondutores.

A BYD é o único fabricante a conceber e produzir os principais componentes do automóvel elétrico, possuindo uma cadeia de abastecimento vertical, para uma integração perfeita e um controlo total do fabrico, incluindo a produção de semicondutores.

Foi a partir dessa base que surgiu a revolucionária Blade Battery, que proporciona novos níveis de segurança, durabilidade e desempenho; e a e-Platform 3.0 de alta tecnologia, que inclui o primeiro grupo motopropulsor elétrico 8 em 1, altamente integrado e produzido em série no mundo, ligando todas as unidades elétricas de controlo e sistemas de gestão.

Artigo recomendado: China estreia-se como nº 1 na exportação de automóveis no primeiro trimestre de 2023

Com um conceito de desenvolvimento baseado na tecnologia e orientado para a inovação, os veículos elétricos da BYD combinam níveis ótimos de segurança, desempenho, eficiência e inteligência. Em conjunto, estes atributos elevam a experiência de condução.

A BYD há muito que tem uma visão para a mobilidade elétrica. Em 2008, apresentou no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o primeiro veículo híbrido plug-in produzido em série a nível mundial, o F3DM, totalmente desenvolvido internamente. Foi também o primeiro fabricante de veículos automóveis a anunciar, no ano passado, que iria cessar a produção de viaturas movidas exclusivamente por um motor de combustão para se concentrar num futuro híbrido e elétrico para “uma vida melhor”, pretendendo contribuir para o arrefecimento do planeta em 1 grau.

A BYD foi classificada como número um em vendas de veículos movidos a novas energias na China por dez anos consecutivos, e já vendeu mais de 4,3 milhões dessas viaturas a clientes em todo o mundo.

Design de todo o mundo

Design de todo o mundo

Durante muitos anos as cópias “made in China” fizeram escola também na indústria automóvel, que não hesitava em colocar no mercado vários modelos que pareciam clones de automóveis em comercialização noutros mercados, com um símbolo diferente e preços baixos. Hoje, essa realidade pertence ao passado. Os grandes fabricantes chineses com ambições noutras latitudes investem milhões de euros em centros de design na Europa e nos Estados Unidos ou na contratação de talentos.

Na BYD, o lançamento de um novo Centro de Design Global será agora decisivo na estratégia da empresa de evoluir do seu passado, como fornecedor de tecnologia e componentes, para um futuro em que venderá mais produtos diretamente aos utilizadores finais e consumidores. “Tanto a tecnologia como o design têm de ser dominados com firmeza, para que os produtos da BYD deixem de ser movidos apenas pela tecnologia e passem a tirar partido do poder combinado da tecnologia + design.”, comentou Wang Chuanfu, presidente e diretor do consórcio chinês. 

Situado na sua sede mundial em Shenzhen, China, o grande Centro de Design da BYD, com 12.600 m2, é o coração quente e pulsante do design da empresa e é responsável pelos futuros desenhos de automóveis, mas também projetos de caminhos-de-ferro e outros meios de transporte.

A equipa com mais de 600 designers, de mais de 10 países, é liderada por um alemão, Wolfgang Egger, profissional que passou por marcas como a Audi, a Lamborghini e a Alfa Romeo. “Vim para a BYD em 2016 porque me senti atraído pela oportunidade na empresa. Juntamente com a minha equipa, pudemos empurrar a BYD para a próxima era da mobilidade dos veículos elétricos. Fico satisfeito quando as pessoas começam a sorrir quando veem os nossos veículos. Isso significa que criámos com paixão um design apelativo.” Explicou Egger.

Com base no seu Centro de Design Global, a BYD estabeleceu um conjunto completo de novos sistemas, novos processos e novas normas de design de classe mundial, que vão da divergência criativa ao design digital, não esquecendo a validação ergonómica e a qualidade.

Segundo o fabricante, o seu novo gabinete do estilo contará com ferramentas de ponta, incluindo equipamento italiano de processamento de cinco eixos para modelagem de argila e um sistema de realidade virtual que permite comparações 1:1 de modelos virtuais em tamanho real.

Leia também:

Redação

0 min

BYD tudo sobre a marca chinesa que chegou em força a Portugal

BYD tudo sobre a marca chinesa que chegou em força a Portugal

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional