Os SUV são a carroçaria da moda, e o nome Corolla não conseguiu escapar a mais uma adaptação. O novo Corolla Cross vem reforçar a oferta da Toyota no segmento C, onde já oferecia versões de cinco portas, sedan, e carrinha.
Um SUV com selo de robustez, espaçoso, e perfeitamente adaptado à cidade. Vem carregado de tecnologia, e apenas está disponível com uma motorização híbrida.
Premissas mais que suficientes que justificam uma análise ao pormenor.
Em mais um ensaio do Standvirtual, conhecemos o novo Toyota Corolla Cross.
A Toyota tem já no mercado uma vasta oferta de SUV, mas acaba de lançar mais uma ofensiva.
A juntar-se ao Yaris Cross, CH-R, RAV4, Highlander e ao Land Cruiser, o Toyota Corolla Cross é a mais recente adição a este plantel de luxo, e que promete trazer consigo todas as armas para combater no concorrido terreno dos C-SUV.
Toyota Corolla: o carro mais vendido no mundo
Sendo o Toyota Corolla o carro mais vendido no mundo, o novo modelo da Toyota segue segue o ADN do seu “primo” Rav 4, que é o SUV mais vendido no Mundo, mas ao contrário deste, apresenta-se com dimensões ligeiramente mais modestas, e com um design menos talhado para a aventura.
No que toca ao interior, o Toyota Corolla Cross oferece uma excelente visibilidade para o condutor e amplo espaço para a cabeça e para as pernas de todos os passageiros.
E para facilitar a acessibilidade, as portas abrem num ângulo generoso e fixam-se em várias posições, um pormenor que se revela extremamente útil quando precisamos entrar ou sair em espaços mais apertados.
Ao nível da bagageira, o Corolla Cross disponibiliza 428L de capacidade, um valor que o deixa próximo dos 430L reivindicados pelo Renault Austral e ligeiramente abaixo dos 479L anunciados pelo Nissan Qashqai, dois rivais também híbridificados neste segmento.
Interior de referência
Além disso, também no interior contamos com um teto panorâmico que aumenta a sensação de espaço, que ao contracenar com uma cuidada escolha de materiais, fazem deste Corolla Cross um verdadeiro rival de qualquer SUV premium. Afinal de contas, falamos de um Toyota…
A quantidade de tecnologia presente a bordo deste modelo impressiona. Pela quantidade e pela qualidade.
Contamos com todas as ajudas à condução, e imagem só, cruise control que pode ser adaptativo, ou que permite desligar o radar de proximidade na totalidade, algo muito pouco comum nos carros modernos, e que apesar de ser uma característica de segurança, certamente em alguns momentos acaba por nos irritar.
Além disso, a Toyota apetrechou o interior deste Corolla Cross com um painel de instrumentos digital de 12,3”, que é o mais recente da fabricante nipónica, e um massivo ecrã central multimédia de 10,5”, que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, mantendo as funções de climatização e áudio em botões físicos robustos e de generosas dimensões.
Robusta também é o seletor de marchas, onde encontramos à semelhança de um elétrico um modo “B” de maior regeneração, mas que não é muito intenso, dando uma boa ajuda no trânsito, diminuindo a frequência de uso do pedal de travão.
O outro aspeto que realmente nos cativou foi a suavidade do pisar deste carro. A tranquilidade com que nos faz querer conduzi-lo faz por vezes esquecer o quão capaz é o conjunto propulsor híbrido do Corolla Cross.
Este carro junta um motor a gasolina de quatro cilindros com 2.0L de capacidade e 152 cv a um motor elétrico com 83 kW, ou 113 cv, que é alimentado por uma bateria de iões de lítio arrumada sob o banco traseiro, que quando trabalham juntos, atingem uma potência máxima combinada de 197cv.
Este conjunto associado a uma caixa CVT permitem este SUV acelerar dos 0 aos 100km/h nuns simpáticos 7,7s, e atingir facilmente uma velocidade máxima 180km/h, limitada eletronicamente. Valores que não envergonham.
É certo que comportamento em curva não entusiasma, mas é eficaz e de reações neutras, o que se pede num SUV com pretensões familiares, com os movimentos da carroçaria a parecerem sempre bem controlados, graças à ajuda da suspensão independente às quatro rodas.
Apesar de não ser o maior fã destas caixas de velocidades de variação contínua, por produzirem um barulho que por vezes chega a ser demasiado intrusivo no habitáculo, tenho que reconhecer que é a melhor amiga do sistema híbrido, e que é muito graças a esta tecnologia que este Corolla Cross consegue facilmente registar consumos na ordem dos 5L/100km em ciclo misto.
Caso sejamos realmente cautelosos no acelerador, o cérebro do carro acaba sempre por dar primazia ao sistema elétrico, e cheguei a registar valores de 3.8L a conduzir pelo centro de Lisboa. É possível, sim, mas exige alguma paciência, condução defensiva e cooperação do trânsito.
Em auto-estrada, os valores ascendem para a casa dos 7L, ligeiramente abaixo até, desde que mantenhamos a velocidade dentro dos limites razoáveis. Um valor bem aceitável para um modelo destas dimensões e potência.
Além disso, a comutação entre o sistema elétrico e o motor a combustão é praticamente imperceptível se formos gentis no acelerador, e essa é mais uma tónica que permite ao Corolla Cross ser tão prazeroso de conduzir.
Configura o teu novo Toyota Corolla Cross no Standvirtual
Por último, os preços. Na secção de novos do Standvirtual é possível configurar o novo Toyota Corolla Cross por valores a começarem nos 38.189€ para a versão Comfort.
A versão Luxury, a topo de gama, com todo este equipamento de conforto, tecnologia e segurança, tem preços a começarem nos 43.389€.
Valores altamente impactados pela fiscalidade incidente sobre motorização híbrida de 2L a gasolina, que não tem qualquer atenuante nos HEV, mas que ainda assim se revelam altamente competitivos tendo em conta a concorrência direta, e claro, todo o pacote que este SUV nos oferece.
Leia também: