Os pneus são provavelmente um dos elementos mais importantes num automóvel. Único ponto de contacto com o chão, são eles que sustêm todo o peso do veículo. Por isso, convém escolher os pneus em função do piso por onde vão rolar.
É aqui que entra na equação o tipo de pneu: de verão, all season ou inverno. O que significa isto? Significa que os compostos e rodado podem adaptar-se melhor a piso molhado ou a seco, por exemplo. É por isso que os pilotos de Fórmula 1 acorrem à box para mudar os pneus quando começa a chover ou assim que o piso seca.
Isso dá-se porque o asfalto quente vai acelerar o desgaste de um macio pneu de inverno, tornando-o mais resistente ao rolamento, tendo como consequência o aumento de combustível.
Já os pneus de verão poderão ser problemáticos quando o piso congela, deslizando a ponto de se perder o controlo. Em situações de neve e lama, a ausência dos entalhes adicionais dos pneus de inverno, faz com que os pneus simplesmente não agarrem, mas também não travem da mesma forma, sendo necessário mais de o dobro da distância para estancar o carro.
Mas antes de adivinhar qual o melhor para o seu carro, conheça o que são pneus de verão, all season e inverno antes de fazer a sua escolha.
Artigo recomendado: Como funciona a reciclagem de pneus
Pneus de verão
Como se pode imaginar, são pneus que têm o comportamento ideal quando está calor. Ou seja, aguentam bem os 40 °C dos meses de estio, sem que se note uma aderência comprometida. Isso não significa que só tenham boas prestações quando está quente: as temperaturas podem descer até 5 a 7 °C sem que se note qualquer problema.
O composto rígido oferece boa aderência, o que se nota sobretudo em curvas mais apertadas ou em travagens mais bruscas, e o padrão embora mais raso não será um problema num dia de chuva.
Pneus de inverno
Quando as temperaturas descem a ponto de criar gelo na estrada, será uma boa altura para ponderar mudar para pneus de inverno. Em Portugal, tal justificar-se-á nas terras altas, onde o frio e a queda de neve e a formação de geada poderão criar situações de perigo na estrada.
Para dar mais segurança à condução no inverno, estes pneus têm um padrão com um maior número de entalhes e mais profundos, o que permite ter melhor tração na neve e gelo. Também não são tão duros como os de verão. É o facto de serem feitos de um composto mais macio que lhes dá a flexibilidade para se moldarem à estrada, sem perderem aderência.
Interessado em comprar um automóvel? Faça uma pesquisa no Standvirtual
Pneus all season, ou quatro estações
All season singnifica todas as estações, mas são também chamados de pneus 4 estações. Isto porque fazem uma espécie de casamento entre tecnologias dos pneus de verão e de inverno, oferecendo uma espécie do melhor dos dois mundos: a borracha adapta-se à temperatura do solo e permanece flexível mesmo em estradas muito frias, sem que seja demasiado macia quando o asfalto aquece. Quando chove ou neva, as lamelas vão garantir a aderência.
Assim, são ideais para quem conduz por regiões com verões e invernos amenos, mas onde, de vez em quando, se tem de percorrer estradas geladas ou mesmo com alguma neve.
Têm, porém, limitações: não devem ser usados por regra com temperaturas acima de 30 °C nem com menos de 10 °C negativos.
Leia também: