PEUGEOT e-2008 eletrico

Redação

12/01/2023

18 min

Estes são os carros mais populares em cada país

É uma autêntica volta ao mundo. Não em 80 dias, proeza que pertenceu a Júlio Verne no seu célebre romance de aventura lançado em 1873, mas de passagem por mais de uma centena de países.

Neste artigo, atravessamos vários continentes para lhe dar conhecer os carros mais populares por país. São mais de 100 as nações visitadas. Desde citadinos a modelos pick-up, há carros para todos os gostos.

Ilhas Fiji

O carro mais popular nas Ilhas Fiji, tal como na Argentina, Botswana, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, República Centro Africana, Chade, El Salvador, Eritreia, Essuatíni, Guatemala, Honduras, Quénia, Lesoto, Libéria, Malawi, Mali, Ilhas Marshall, Mauritânia, Namíbia, Panamá, Peru, Catar, Ilhas Salomão, Sudão, Tanzânia, Tonga, Trinidad & Tobago, Uganda e Vanuatu, é a pick-up Toyota Hilux.

Venezuela

No país com vista para a Cordilheira dos Andes e banhada pela costa caribenha, o carro mais popular é o Toyota Fortuner, SUV do segmento médio construído com base na plataforma da pick-up Hilux. Dispõe de sete lugares e pode ter tração traseira ou integral.

Portugal

O carro mais popular no nosso país é o Peugeot 2008, que, atualmente, conta com uma versão 100% elétrica (e-2008). Sabendo-se que o consumidor nacional é apreciador de SUV, este crossover compacto faz-se valer de preços competitivos e motores de baixa cilindrada.

França

O Renault Clio é o mais popular, tal como acontece em Marrocos, Bulgária, Estónia, Sérvia e Eslovénia. Este utilitário compacto, atualmente na sua quinta geração, tem conquistado legiões de fãs desde que foi lançado para substituir o Renault 5, corria o ano de 1990.

Alemanha

O Volkswagen Golf, atualmente na sua oitava geração, é o carro mais popular na Alemanha, assim como na Áustria, Bélgica, Liechtenstein e Luxemburgo. O sucesso das versões desportivas, encabeçadas pelo GTI, ajuda, também, a explicar o sucesso deste familiar compacto.

Interessado num carro usado? Faça uma pesquisa no Standvirtual

Espanha

Atendendo ao elevado sentido patriótico de nuestros hermanos, o carro mais popular em Espanha, analisando o número de unidades vendidas nos últimos anos, é o SEAT Ibiza, lançado na sua primeira geração em 1984, ainda antes da integração da marca no Grupo VW.

Mónaco

Quem diria que no Principado do Mónaco, conhecido (também) pelo seu parque automóvel avaliado em vários milhões de euros, pelo estilo de vida chic e pela presença de marcas de luxo, o carro mais popular seja o…. smart fortwo? Será que a explicação está nas estradas apertadas?

Itália

No país em forma de bota, que tem nos modelos superdesportivos de marcas de renome um dos seus ex-líbris, o carro que mais se destaca em termos de vendas é o Fiat Panda, cuja primeira geração, desenhada por Giorgetto Giugiaro, foi lançada em 1980.

Grécia

No país onde nasceram os primeiros Jogos Olímpicos do mundo, a carro mais popular é o Toyota Yaris, lançado, na sua primeira forma, em 1999. As dimensões compactas, a grande agilidade e o equipamento expressivo estão na origem da sua grande aceitação.

Chipre

Na ilha de Chipre, localizada na parte oriental do Mar Mediterrânico, a viatura mais popular é o Nissan Juke, crossover compacto do segmento B, lançado na sua primeira geração em 2010, que aposta num design ousado e em motores económicos de baixa cilindrada.

Malta

Na ilha de Malta, arquipélago localizado entre a Itália e a Líbia, em pleno Mar Mediterrânico, o Toyota Aygo é o líder de vendas. O preço reduzido, as dimensões ultra compactas e os consumos baixos são três razões que explicam o seu sucesso na república cuja capital é Valletta.

Vaticano

Na cidade do Vaticano, microestado dentro de Roma, que, por estes dias, chora a morte do para emérito Bento XVI, a carro mais popular é, adivinhe-se, o… papamobile. A sua marca foi variando em função dos diferentes papas e de acordo com o local onde é utilizado.

Suíça

Na confederação helvética, cuja capital é Berna, o carro mais popular é o SUV compacto Audi Q3, que tem no estatuto elevado (ou não pertencesse ele a uma marca premium), um dos seus ex-líbris. Aos quais se juntam a competência técnica e a qualidade de construção.

Países Baixos

O Kia Niro, que, atualmente, dispõe de versões híbridas plug-in e 100% elétricas, é o modelo que concentra o maior volume de vendas no país das tulipas e das socas de madeira. A boa relação preço/equipamento e o amplo espaço interior estão na origem da sua grande aceitação.

Honduras

No país da América Central, que tem como capital a cidade de Tegucigalpa, o carro mais popular é o BMW X5. Quem apostaria que nesta república, rica em recursos naturais (minerais, café, fruta tropical e cana-de-açúcar), o mais vendido fosse um SUV premium?

Inglaterra

Desenganem-se os que pensam que o carro mais vendido em Inglaterra é o MINI Cooper. O que maior aceitação reúne, senhoras e senhores, é o Ford Fiesta, cuja marca norte-americana já anunciou que será, brevemente, descontinuado. Para trás, ficam sete gerações, desde 1976.

Artigo recomendado: Comprar carro ou fazer renting automóvel

Suécia

Mais um exemplo de patriotismo. Na Suécia, em plena Escandinávia, o carro mais popular é a carrinha Volvo V60, que, atualmente, apenas está disponível em Portugal na versão híbrida plug-in. Segurança, espaço e tecnologia são três argumentos deste modelo de vocação familiar.

Noruega

O Audi e-tron, modelo 100% elétrico, é o mais vendido na Noruega. Sabendo-se que este país tem das infraestruturas de carregamento mais desenvolvidas, este resultado não é, por isso de estranhar. Para mais, tendo a população bom nível de poder de compra.

Dinamarca

Já no reino na Dinamarca, o modelo que reúne maior aceitação é o Peugeot 208, utilitário que, atualmente, está disponível também em versão 100% elétrica. A nova geração destaca-se ainda pelo design, motores económicos e preço competitivo.

Finlândia

O Toyota Corolla, modelo mais vendido em todo o mundo, lançado na sua primeira geração em 1966, é o campeão de vendas na Finlândia, mas, também, no Afeganistão, Burundi, Bangladesh, Egito, Gana, Irlanda, Israel, Japão e Nigéria. A sua elevada fiabilidade mecânica fala por si.

Islândia

Será o carro mais vendido uma pick-up para enfrentar as estradas com neve no tempo frio e as superfícies rochosas no tempo quente? Nada disso. O modelo mais vendido é o 100% elétrico Tesla Model 3. O facto de o país gerar 100% de eletricidade a partir de fontes renováveis ajuda.

Letónia

Tal como acontece na Ucrânia, Moldávia e Taiwan, o Toyota Rav4 é o modelo mais popular na Letónia, país do Báltico que tem Riga como capital. O SUV da marca japonesa, lançado na sua primeira geração em 1994, é bastante apreciado pelos letões.

Lituânia

Já na Lituânia, cuja capital é Vilnius, o Fiat Tipo é bastante popular neste país do Báltico. O preço competitivo, aliado ao espaço interior de bom nível e ao equipamento recheado, ajudam a explicar a grande aceitação que reúne entre a população.

Bielorússia

Na Bielorússia, tal como em Cuba, na geografia oposta, o automóvel mais popular é o Lada Vesta, que é produzido desde 2015. Disponível com carroçarias de quatro e cinco portas, conta com tração dianteira e motores colocados na frente.

Polónia

O pequeno citadino de quatro lugares com motor traseiro, Polski Fiat 126p, fabricado na unidade de Tychy, na cidade de Bielsko-Biala, é o modelo mais popular do país. A primeira geração data de 1972 e, no início de 2020, a produção seria retomada.

Hungria

O Suzuki Vitara é o carro que maior aceitação reúne em território magiar, cujo modelo original data de 1988. Atualmente na sua quinta geração, o sucesso este SUV pode muito bem dever-se ao facto de ser produzido, desde março de 2015, na Hungria.

Roménia

Na Roménia, o carro mais popular é, sem surpresas, o Dacia Logan, ou não tivesse esta marca que pertence ao Grupo Renault origem romena. O Logan evoluiu ao longo dos anos, tal como a própria Dacia, que dispõe, hoje, de uma oferta moderna. No Montenegro, o Logan também é rei.

República Checa

Mais um exemplo de patriotismo. Na República Checa, o modelo mais popular é o Škoda Octavia. A marca fundada por Laurin & Klement, em 1925, deu um salto de gigante com a sua integração no Grupo VW, em 1994. Na Croácia e Bósnia & Herzegovina, também é o mais vendido.

Eslováquia

Já na Eslováquia, cuja capital é Bratislava, o modelo mais popular é, também, um Škoda. Só que, em vez do Octavia, o mais vendido é o Fabia, utilitário destinado ao segmento B que se faz valer de um design ousado e de um elevado conteúdo tecnológico.

Albânia

Na Albânia, que faz fronteira com diversos países (Montenegro, Kosovo, Macedónia do Norte e Grécia), sendo a capital Tirana, o carro mais popular é o Mercedes-Benz Classe C limousine, lançado, na sua primeira geração, em 1993 para substituir o 190.

Macedónia do Norte

O Citroën C3 é o modelo mais vendido na Macedónia do Norte, que se tornou independente em 1991 e que, até então, era um estado da antiga Jugoslávia. As qualidades do utilitário francês têm sido bastante apreciadas neste país. Desde a capital, Skopje, até ao restante território.

Kosovo

No Kosovo, país que se tornou, de forma unilateral, independente da Sérvia em 2008, o carro mais popular é o Dacia Sandero, conhecido pelas suas “qualidades económicas”: preço, consumos e equipamento acessível. A versão Stepway mostra o lado mais irreverente deste utilitário.

Rússia

No maior país do mundo em área, liderado por Vladimir Putin, o modelo mais popular é Lada Granta, que conseguiu recuperar a liderança que a marca havia perdido com o Niva (o mais vendido durante 50 anos) para o Kia Rio.

Brasil

No Brasil, tal como na Colômbia, no Paraguai e no Uruguai, o modelo mais vendido é o Chevrolet Onix, produzido desde 2013. Este modelo do segmento C, que conta com carroçarias de quatro e cinco portas, dispõe de tração dianteira e motores FlexFuel.

Chile

O Suzuki Baleno, que chegou a ser comercializado no nosso país, é o modelo mais vendido no Chile. Este hatchback de cinco portas destaca-se pelo seu preço acessível e pelos custos comedidos da sua manutenção.

Costa Rica

Na Costa Rica, cuja capital é San José, o modelo mais popular é o sedan Hyundai Accent, que aposta na versatilidade, no bom espaço interior e no equipamento para seduzir os condutores costa-riquenhos. Para mais, está equipado com caixa automática de seis velocidades.

República Dominicana

Destino de eleição para passar férias, a República Dominicana, na ilha de Hispaniola, arquipélago das Grandes Antilhas, tem como carro mais vendido, tal como na Síria, o Hyundai Tucson, que, na atual geração, destaca-se pelas luzes de LED e pelas versões híbridas.

Equador

O citadino Chevrolet Spark, que, em tempos idos, viveu outra vida sob a forma de Daewoo Matiz, é o carro mais vendido no Equador. Os consumos reduzidos, tal como o preço acessível a que é comercializado, estão na origem do seu sucesso comercial.

Geórgia

No país que faz parte da região do Cáucaso, cuja capital é Tbilisi, o Hyundai Ioniq, modelo compacto com carroçaria de cinco portas, é o mais popular. Lançado em 2016, este carro está disponível em três variantes: híbrida, híbrida plug-in e 100% elétrica.

Haiti

No país que tem sido fustigado pela atividade sísmica (quem não se recorda dos relatos impressionantes transmitidos a partir da capital, Port-au-Prince?), o carro mais popular é o Daihatsu Terios, um pequeno todo-o-terreno que chegou a ser comercializado, também, em Portugal.

Artigo recomendado: Conheça os carros mais caros das principais marcas em Portugal

Indonésia

Produzido pela Honda desde 2011, o Brio (Jazz em Portugal, dispondo até de uma variante Crosstar, também ela híbrida) é o carro mais popular na Indonésia, país que se situa entre os oceanos Índico e Pacífico. Em Jakarta, na capital, e no restante território.

Benin

Os clássicos Peugeot 404 e 504 dominam no Benin, cuja capital é Porto Novo. Pode parecer estranho, mas muitos países africanos foram colonizados por franceses. Daí os carros gauleses serem bastante comuns nessas localizações.

Irão

Mais outro exemplo de patriotismo. No Irão, o modelo que prevalece é o Tiba, do construtor iraniano Saipa. Revelado em dezembro de 2008, foi originalmente designado de “Miniature”. Atualmente na sua segunda geração, está equipado com motor 1.5 a gasolina.

Iraque

O comercial Kia Frontier, comercializado sob a forma de “pick-up” de dois lugares, é o carro mais popular no Iraque. Mais vocacionado para o transporte de carga do que de pessoas, conta com uma nova geração, otimizada a nível estético.

Coreia do Sul

Neste país asiático, cuja capital é Seul, o monovolume Kia Carnival domina a tabela de vendas. Além do conforto e do espaço, o equipamento e a elevada vertente prático deste modelo são alguns das razões que explicam o seu sucesso.

Coreia do Norte

Já na Coreia do Norte, orientada pelo regime de Pyongyang, dispõe de dois fabricantes de automóveis locais: Pyeonghwa Motors e Sungri Motor Plant. O carro mais popular é o Samcheonri, pertencente ao primeiro.

Líbia 

Zhongxing Grand Tiger. Eis a série de modelos pick-up de médio porte projetada e desenvolvida pela Hebei Zhongxing Automobile. Também foi vendido em África, América do Sul, Cáucaso, Médio Oriente, Rússia e Europa Oriental. É o carro mais popular da Líbia.

Madagáscar

Na ilha que ficou celebrizada pela saga dos filmes de animação produzidos pela DreamWorks, o carro mais popular é o Renault Kwid, crossover compacto lançado em 2015 e equipado com pequenos motores a gasolina, os quais trazem acoplada caixa manual de cinco velocidades.

Malásia

O Myvi é um carro do segmento B produzido pelo fabricante malaio Perodua desde 2005 e é fruto da colaboração da Perodua com a Toyota e a Daihatsu. Atualmente na sua terceira geração, foi desenhado e produzido no país, sendo o modelo mais popular.

México

No México, situado entre o Oceano Pacífico e o Golfo do México, o carro mais popular é o Nissan Versa. Trata-se de um familiar compacto cuja imagem é semelhante aos modelos da marca que vemos na Europa, mas com soluções mais simplistas e um preço mais contido.

Myanmar

Em Myanmar, cuja nome oficial era Burma até 1989, sendo Naypyidaw a capital, o modelo mais vendido é o Ciaz, sedan compacto produzido pela Suzuki desde 2014. Foi criado para substituir o (também) sedan Suzuki SX4 em vários mercados asiáticos, africanos e latino-americanos.

Nepal

O Mahindra Scorpio é “rei e senhor” em terras nepalesas, com vista para os Himalaias e cuja capital é Kathmandu. Este SUV, de tamanho médio, é fabricado desde 2002 e foi primeiro modelo da Mahindra a ser construído para o mercado global.

Emirados Árabes Unidos

Nos Emirados Árabes Unidos, cuja capital é Abu Dhabi e que tem no Dubai a sua cidade mais populosa e virada para o turismo, a carro mais popular é o Nissan Patrol, o mais icónico todo-o-terreno da marca japonesa, ainda hoje bastante apreciado pelas suas aptidões off-road.

Oman

Em Oman, país árabe localizado na ásia ocidental e cuja capital é Muscat, o carro mais popular é o Nissan Sunny, cuja primeira geração data de 1966. Este familiar de quatro portas tem feito uma carreira comercial de sucesso em várias regiões do globo.

Paquistão

O citadino Suzuki Alto é, tal como no Sri Lanka, o modelo mais vendido no Paquistão, país do sul da Ásia que tem Islamabad como capital. Neste carro, tudo é em tamanho reduzido: preço, dimensões, espaço interior e consumos. Características que o tornam na opção ideal para as cidades.

Singapura

O BMW Série 2 é o modelo mais popular em Singapura, onde os condutores locais apreciam o estatuto, o design e a qualidade desta proposta germânica, disponível em várias versões em função dos gostos e necessidades de cada um.

África do Sul

O Volkswagen Polo Vivo é o modelo mais vendido na África do Sul. Lançado em 1975, o Polo é vendido na Europa e em outros mercados à volta do mundo, dispondo das variantes hatchback,berlina e carrinha ao longo da sua produção e em função das regiões.

Arábia Saudita

No reino da Arábia Saudita, a “coroa” das vendas pertence ao Hyundai Elanta, pequeno familiar que começou a ser produzido em 1990 e que já se chamou “apenas” Lantra em alguns mercados (como o português). Na sua mais recente geração, destaca-se o seu estilo e tecnologia.

Tunísia

Na Tunísia, o carro mais popular é o Tiggo, crossover produzido pelo fabricante chinês Chery Automobile desde 2005, entretanto remodelado. O estilo elegante é um dos trunfos deste modelo, tal como o espaço interior para ocupantes e bagagem.

China

O carro mais popular… na República Popular da China, é o Volkswagen Lavida, lançado em 2008 no Salão de Pequim, sendo considerado o primeiro familiar da Volkswagen a ser produzido em larga escala e desenhado pelo parceiro chinês da marca alemã.

Turquia

Ainda que tenha semelhanças com o antigo Dacia Logan, o Renault Symbol é o modelo mais vendido na Turquia, que, noutros mercados, pode ostentar o nome de Clio ou Thalia. A carroçaria de três volumes, com quatro portas, é bastante apreciada neste país.

Azerbaijão

O Khazar LD/SD, também conhecido como Dena noutros mercados, é um familiar fabricado pela empresa Iran Khodro (IKCO), sendo o mais popular no Azerbaijão. Apesar de ter sido lançado em abril de 2011, a produção em larga escala só teve início em 2015.

Índia

O Hindustan Ambassador, fabricado pela Hindustan Motors e baseado no modelo Morris Oxford série III produzido em Oxford, no Reino Unido, entre 1956 e 1959, é o carro mais popular na Índia, ainda que tenha sofrido atualizações desde então.

EUA

Nos states, tal como no Canadá, o carro mais vendido é uma pick-up (ou pick-up truck como se diz por lá): Ford F Series. O facto de ser produzida desde 1948 ajuda, mas a sua robustez mecânica e as proporções avantajadas que ostenta são dois dos fatores que explicam o seu sucesso.

Jamaica

Os registos indicam que o carro mais popular na Jamaica é o Volkswagen Beetle, nas suas várias gerações, em especial as mais antigas, como aquela que ficou celebrizada no filme da Walt Disney “Herbie, Um Carocha dos Diabos”.

Cazaquistão

No Cazaquistão, tal como no Uzbequistão, o modelo mais vendido é o sedan (carroçaria de três volumes com quatro portas) Nexia da Chevrolet, que é, basicamente, um Aveo, podendo assumir diferentes designações em função da região.

Zimbabwe

Neste país africano, cuja capital é Harare, a pick-up Isuzu KB (King Cab) é o modelo mais vendido. As suas aptidões off-road serão, seguramente, uma das razões que estão na origem da sua elevada aceitação.

Congo

Tal como no Gabão e na Tailândia, também na República Popular do Congo, que tem em Brazzaville a sua capital, a Isuzu D-Max é o carro mais popular. O desempenho fora de estrada é um assunto para levar muito a sério.

Costa do Marfim

Na Costa do Marfim, cuja capital é Yamoussoukro, a pick-up Mitsubishi L200 domina as vendas de automóveis, podendo assumir diferentes nomes em função do país onde é comercializada. A Gâmbia e o Senegal também a preferem.

Serra Leoa

Já na Serra Leoa, país africano de clima tropical, cuja capital é Freetown, o carro mais popular é a Ford Ranger. Mais uma pick-up para adensar a lista de países que preferem esta tipologia de veículo. Na Nova Zelândia, a Ranger também domina.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional