Diferença carros híbridos PHEV e HEV

Redação

25/11/2022

5 min

Diferença entre os carros híbridos PHEV e HEV

PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) e HEV (Hybrid Electric Vehicle), duas das siglas mais conhecidas da indústria automóvel, referem-se a veículos que funcionam com um (ou mais) motores elétricos associados a um motor de combustão (gasolina ou gasóleo).

A diferença entre um HEV e um PHEV reside na presença de uma tomada de carga e de uma bateria de maior capacidade neste último, conferindo a cada tipo de veículo utilizações diferentes.

Um HEV é concebido em torno de um princípio simples: um motor de combustão (gasolina ou gasóleo) e um ou mais motores elétricos trabalham em conjunto para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2, fruto da sua capacidade de operar em modo 100% elétrico durante certas fases da condução.

Em muitos modelos híbridos que utilizam a tecnologia conhecida como full hybrid, ou seja, não recarregável, a condução totalmente elétrica (que pode cobrir até 80% da utilização em cidade, por exemplo) reduz o consumo urbano em 40% comparativamente a um modelo equivalente equipado apenas com motor de combustão.

O PHEV funciona de acordo com o mesmo princípio, mas dispõe de uma tomada para recarregar a bateria na rede elétrica, bem como uma maior capacidade de armazenamento de energia (as suas baterias são sempre de iões de lítio e não de hidreto metálico-níquel).

À procura de um Híbrido? Encontre-o no Standvirtual

A vantagem desta solução é que permite ao PHEV ter maior autonomia elétrica face ao HEV. No que diz respeito à “máquina”, tal reduz o consumo de combustível do veículo e permite combinar os benefícios da potência de combustão (autonomia em viagens longas) e da energia elétrica recarregável (potência do motor mais ecológica e com menor custo de operação) no mesmo veículo.

Seja numa viagem curta ou longa, o PHEV oferece uma redução no consumo de combustível de até 75%, desde que o motor elétrico seja utilizado diariamente e com uma recarga diária, se necessário.

Condução eletrizante

Como o próprio nome indica, o PHEV inclui uma tomada de carga, que o HEV não tem. Postos públicos na berma da estrada, estações de carregamento ao longo de autoestradas, wallboxes e tomadas domésticas podem fornecer a eletricidade necessária para que o veículo funcione em modo 100% elétrico, enquanto o HEV é apenas “reabastecido” num posto de combustível com gasolina ou gasóleo.

No entanto, tanto o PHEV como o HEV utilizam energia cinética das rodas nos momentos de desaceleração e travagem para a convertem em eletricidade, ganhando, assim, alguns quilómetros de autonomia elétrica. Ambos também beneficiam do arranque totalmente elétrico e do muito apreciado efeito de “descolagem”.

A utilização de um carro híbrido, seja ele PHEV ou HEV, permite uma redução considerável do consumo de combustível. É comum um HEV consumir, por exemplo, 4,3 l/100 km em ciclo WLTP em média ou até 40% menos do que o modelo equivalente movido apenas a gasolina, graças à tração totalmente elétrica na condução em cidade até 80% do tempo.

Artigo recomendado: Diferença entre os postos de carregamento rápidos e normais

O consumo de combustível de um PHEV está diretamente relacionado com o seu nível de carga elétrica. O proprietário que carregar o seu veículo diariamente pode conduzir utilizando apenas energia elétrica para viagens diárias até 50 km, incluindo deslocações em estrada e autoestrada.

Embora o PHEV seja mais caro do que o modelo equivalente equipado apenas com motor de combustão, tal precisa de ser colocado em perspetiva, uma vez que a redução do consumo de combustível baixa, consideravelmente, os custos operacionais.

Existem, também, incentivos que se destinam a “convencer” os condutores a utilizarem veículos elétricos. Alguns países até oferecem bónus de compra para veículos híbridos capazes de viajar em modo totalmente elétrico durante dezenas de quilómetros, critérios que os PHEV cumprem.

Por enquanto, os PHEV são mais caros do que os HEV, o que pode ser explicado pela diferença de modelos e tecnologia aplicada. Costuma dizer-se que o HEV é o primeiro passo para a mobilidade elétrica, estando disponível por um preço semelhante ao de um carro movido apenas com motor de combustão.

Graças aos PHEV e HEV, cada vez mais condutores podem recorrer a novas formas de mobilidade adaptadas ao seu estilo de condução ecológica, às suas necessidades e ao tipo de utilização.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional