Ao longo dos anos, os fabricantes automóveis chineses ganharam a atenção da indústria automóvel mundial por copiarem designs famosos de outras marcas de carros.
A mais recente vítima da cópia de design foi o Tesla Model 3. O fabricante automóvel chinês Changan Automobile lançou um novo veículo elétrico que muito se assemelha ao Tesla Model 3.
A maior diferença entre os dois modelos não se encontra no design, mas sim no preço, uma vez que a “cópia chinesa” – denominada de Shenlan SL03 – encontra-se à venda por apenas 26.000 dólares, quase metade do preço do Tesla Model 3 RWD.
Sobre o Shenlan SL03
O Shenlan SL03 é uma pequena berlina elétrica criado pela chinesa Changan Automobile. A extremidade dianteira do veículo, especialmente onde o capô encontra o painel, é bastante semelhante ao Tesla Model 3. As dimensões do automóvel são também extremamente semelhantes ao Model 3, sendo o Shenlan SL03 apenas 10,2 cms mais longo do que o modelo da Tesla, tendo a mesma distância entre eixos, altura e largura.
Há também uma série de semelhanças não apenas no exterior, mas também no interior do veículo. A cabine ostenta uma abordagem minimalista e possui um grande sistema de infoentretenimento com uma tela sensível ao toque horizontal e com uma interface de utilizador que espelha a o sistema do Tesla Model 3.
A versão base tem um alcance de 515 km sendo também possível obter um modelo com uma bateria maior cujo alcance é de 705 km.
Interessado num Tesla Model 3? Faça uma pesquisa no Standvirtual
Onde o Shenlan SL03 brilha é mesmo no seu preço, começando nos 26 mil euros, que comparativamente com os 40 mil euros pelo qual o Tesla Model 3 está à venda na China, é um preço bastante acessível.
Curiosamente a Huawei e a CATL (Contemporary Amperex Technology Co.) – fabricante de baterias e importante fornecedora da Tesla, participaram no desenvolvimento do Shenlan SL03.
O sucesso da pré-venda
O Shenlan SL03 tornou-se, instantaneamente, um enorme sucesso de vendas na China, ao vender 10 mil automóveis em apenas 30 minutos, ainda durante a pré-venda.
Este sucesso pode ser justificado devido ao leque de benefícios que apenas os clientes que encomendassem o Shenlan SL03 nas primeiras 48 horas da pré-venda iriam ter acesso.
Entre os vários benefícios oferecidos aos primeiros clientes destaca-se a garantia de 10 anos ou 300.000 km (à escolha do cliente), acesso grátis a 10 gigas de internet por mês para entretenimento durante os primeiros 5 anos e ainda acesso a uma cor exclusiva para o automóvel (Nebula Blue).
Artigo recomendado: TeslaMic: o novo microfone de karaoke para o seu Tesla
Pelas vendas obtidas, pode-se claramente concluir que estes benefícios foram bastante atrativos para os clientes.
A Changan Automobile planeia entregar as primeiras unidades aos clientes até ao final de 2022 e aumentar a produção para 15.000 unidades por mês.
Outras cópias da Tesla
O Shenlan SL03 não foi a primeira vez que um fabricante automóvel chinês clonou os designs dos automóveis da Tesla. Em 2020 a empresa Xpeng copiou o volante, o formato do ecrã touchscreen e a interface do utilizador do veículo.
Para além das cópias no design serem bastante óbvias, a Xpeng foi ainda mais longe ao copiar por completo o modelo do website da Tesla. No entanto, ao contrário do automóvel, o website não permaneceu muito tempo igual, uma vez que a Tesla processou a Xpeng pouco tempo depois.
Curiosamente, toda a polémica gerada à volta da cópia do design da Xpeng não foi suficiente para desacelerar o sucesso da marca.
Inicialmente a Xpeng recebeu um investimento de 280 milhões de euros do gigante de e-commerce Alibaba e do maior fabricante de componentes eletrónicos do mundo, a Foxconn. Atualmente os investimentos recebidos já ultrapassaram os 640 milhões de euros, tendo a Alibaba estado presente nas duas últimas rondas de investimento.
Leia também: