Os 10 carros produzidos mais tempo

Redação

19/10/2022

7 min

Os 10 carros produzidos há mais tempo

As marcas de automóveis mais antigas do mundo desenvolvem e fabricam veículos há mais de um século. Durante este tempo, assistiram a mudanças de todo o tipo, resistiram a crises financeiras e até a duas guerras mundiais, mantendo o foco na inovação e na evolução dos seus modelos, alguns elevados ao estatuto de verdadeiros fenómenos de longevidade.

Exemplo disso, logo nos primórdios, foi o Ford T, cujo número de vendas em 1913 era já maior do que a produção combinada de todos os fabricantes de automóveis do mundo, ou, mais tarde, o Volkswagen Beetle, que esteve em produção desde 1938, com mais de 21 milhões de unidades fabricadas ao longo de 81 anos. E há os que se mantêm em comercialização até hoje.

Nesta lista, apresentamos-lhe o nosso top 10 dos automóveis com carreiras que duram, duram e… duram.

  1. Toyota Corolla – 56 anos (1966)

toyota corolla

Apresentado pela primeira vez em 1966, no Japão, o Toyota Corolla é um dos automóveis mais vendidos de sempre, comercializado atualmente em 150 países diferentes. Idealizado para impor-se no mercado como a versão japonesa do “carro do povo”, o eterno rival do Volkswagen Golf tornou-se rapidamente num fenómeno de popularidade, assente nos elevados padrões de qualidade e robustez que oferecia para a época. A geração mais recente do Corolla (a 12.ª) foi lançada no mercado europeu em 2019, quer enquanto compacto de 5 portas, quer como carrinha – no Velho Continente, desde 2006, qualquer das carroçarias era comercializada como Auris, mantendo-se a designação original só para o 4 portas. E a versão SUV está prestes a chegar.

Descubra todos os Toyota Corolla à venda no Standvirtual

  1. Ford Mustang – 58 anos (1964)

Ford Mustang

O legado do Mustang ultrapassa largamente os mais de dez milhões de automóveis vendidos em todo o mundo nos seus 58 anos de produção contínua. É um dos automóveis mais icónicos da indústria com milhares de aparições no cinema e o invejável estatuto de coupé desportivo, que mantém há oito anos consecutivos, desde 2014, ano do lançamento da geração atual. A sétima geração (S650) vem a caminho, com um design desportivo evoluído, um cockpit mais digital e a manutenção do motor V8 a gasolina (a par do 2.3 EcoBoost), ainda sem eletrificação.

Procura um Ford Mustang?

  1. Porsche 911 – 59 anos (1963)

Porsche 911

O Porsche 911 não é só o modelo de maior sucesso da marca alemã de automóveis desportivos, é também um ícone da indústria, símbolo de qualidade e sofisticação incontornável e global. E se pensarmos que a culpa também é da Peugeot, que tinha registados todos os números de três dígitos com um 0 no meio, o que obrigou a Porsche a rebatizar o seu carro, de 901 (quer era o plano inicial), para o 911 que é reconhecido nos quatro cantos do mundo…

Com oito gerações fabricadas desde 1963, a essência do 911 manteve-se ao longo destes 59 anos: motor na traseira e dianteira dominada pela imagem mítica dos faróis redondos. 

Quanto custa um Porsche 911?

  1. Toyota Crown – 67 anos (1955)

toyota crown

Dificilmente haverá um Toyota mais popular na Europa do que o Corolla, mas quando o assunto é longevidade, o “best-seller” da marca japonesa ainda tem muito que acelerar. Há um fenómeno global chamado Crown, que é só o modelo da Toyota no ativo com carreira mais longa: 67 anos… e a contar!

Lançado em 1955, no Japão, o Toyota Crown foi o primeiro automóvel do construtor nipónico a ser exportado para os Estados Unidos (em 1957). Atualmente, na geração S235 (a 16.ª!), apresenta-se também pela primeira vez com o formato SUV da moda na indústria, para juntar as carroçarias mais tradicionais na gama, carrinha e berlina de quatro e cinco portas.

À procura de um Toyota Crown? Faça uma pesquisa no Standvirtual

  1. Mercedes Classe S – 68 anos (1954)

mercedes classe s

O Classe S é a referência entre as berlinas de luxo, estatuto reforçado pela 7.ª geração, no mercado desde 2020. Comparando o W222 com o W223, as dimensões exteriores aumentaram em benefício da capacidade da mala (550 litros) e dos níveis de habitabilidade. No interior, novo de fio a pavio, mais conforto e maior liberdade de movimentos, também nos lugares traseiros. Nas portas, pela primeira vez, dois tipos de puxadores: dissimulados ou expostos.

Quanto custa um Mercedes Classe S usado?

  1. Chevrolet Corvette – 69 anos (1953)

chevrolet corvette

O Corvette apresentado em 1953, originalmente na forma de roadster, ganhou, muito rapidamente, o título de desportivo de referência made in USA. Desenhado por Harley Earl, sob a supervisão atenta de Ed Cole (diretor), foi batizado com um nome inspirado nos navios de escolta protagonistas na 2.ª Grande Guerra, especialmente famosos por combinarem facilidade de manobra, agilidade e rapidez, com construção económica. O modelo da Chevrolet queria ser arma semelhante, o desportivo acessível para abater as melhores referências alemãs. Quase seis décadas depois do lançamento do original, a Chevrolet apresentou a 8.ª geração, a primeira com motor central-traseiro: o LT2 (V8 6.2), com 495 cv.

Interessado num Chevrolet Corvette?

  1. Toyota Land Cruiser – 71 anos (1951)

toyota land cruiser

Lançado há 69 anos, o Land Cruiser já ultrapassou a fasquia dos 10 milhões de unidades e, embora não tenha um peso tão elevado como o Corolla, o RAV4 ou a Hilux na produção global da Toyota, mantém o estatuto de símbolo da marca desde a década de 50, quando se apresentou ao serviço em resposta a uma solicitação da polícia japonesa, primeiro como BJ, tendo mudado para Land Cruiser só em 1954, com vista à sua internacionalização. A fábrica da Toyota Caetano Portugal em Ovar é, desde 1979, uma das três infraestruturas industriais da marca japonesa no mundo que assegura a montagem do Land Cruiser, atualmente na 10.ª geração.

Veja quando custam as diferentes versões do Toyota Land Cruiser

  1. Volkswagen Transporter – 72 anos (1950)

Volkswagen Transporter

O comercial ligeiro mais bem-sucedido comercialmente do maior construtor europeu de automóveis – desde o lançamento da linha, em 1950, mais de 12 milhões de unidades vendidas –, o Transporter é considerado o sucessor espiritual da mítica Volkswagen Pão de Forma neste século, tendo chegado à sua sétima geração, com estética fortemente inspirada no furgão elétrico ID.Buzz.

À procura de uma Volkswagen Transporter? Faça uma pesquisa no Standvirtual

  1. Ford F-Series – 74 anos (1948)

ford f series

Líder de vendas no segmento das pick-up há 44 anos, a Ford F-150 será, talvez, a face mais visível da mítica Série F, criada pela marca norte-americana da oval azul. No total, a Ford já vendeu mais de 43 milhões de exemplares das várias versões deste modelo lançado em 1948, incluindo as declinações mais desportivas com preparação racing da divisão de competição da Ford. A Série F reforça-se agora com a F-150 Lightning (relâmpago, em português), em versão 100% elétrica, contando com uma potência total de 563 cv e 1050 Nm de binário.

Interessado num Ford F-150?

  1. Chevrolet Suburban – 87 anos (1935)

Chevrolet Suburban

O Suburban não é só o automóvel com mais idade ainda no ativo. Este Chevrolet, que se manteve em produção desde 1935, ano em que foi lançado numa versão com lotação para oito ocupantes, com assentos removíveis para fazer esticar a capacidade da mala de 259 litros para enormes 3000 litros de volumetria útil, é também considerado por muitos o SUV mais antigo de que há memória, contando com 12 gerações de sucesso.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional