Standvirtual

22/05/2018

4 min

Como obter um check-up antes de comprar um carro usado.

Todos sabemos que comprar um carro usado acarreta alguns riscos adicionais. A compra de automóveis em concessionários garante a qualidade do veículo comprado, contudo, no caso de compras a particulares, estas certezas, em muitos casos, podem parecer bem mais abstratas.

Se por um lado conseguimos encontrar carros usados de qualidade por um preço muito inferior, por outro, é essencial darmos uma atenção especial às condições do carro, no momento de compra.

Fazer um check-up e analisar se o modelo, especificações e estado do veículo correspondem ao valor pedido pelo vendedor é um dever de qualquer comprador.

Não é uma despesa desnecessária?

Não. Por mais informação que o vendedor lhe dê ou consiga tirar da sua análise ao veículo, nunca conseguirá conhecer todo o historial do carro usado que está prestes a comprar.

Muitos carros têm problemas que só se revelam meses depois. Fazer este check-up é uma forma de evitar possíveis surpresas que, para além de poderem pôr em causa a nossa segurança, põem também a nossa saúde financeira.

Mesmo assim, se preferir poupar algum dinheiro ao não investir num check-up profissional, não se preocupe. Se fizer as suas análises tendo em conta os pontos abaixo, com certeza que correrá bem.

O que incluir no meu check-up?

Exterior

Aqui a ideia é simples. Por um lado, verificar os maus tratos que outros proprietários possam ter tido e, por outro, encontrar sinais que revelem acidentes ou anomalias.

Deve analisar a pintura do carro usado, descontinuidade e variação de cor, alinhamento de painéis e ajuste de pára-choques, grelhas e faróis, arranhões e amolgadelas, etc.

Todos os indícios anormais que revelem algum tipo de remodelação ou acidente devem ser esclarecidos com o vendedor.

Deve-se também incluir no seu check-up a procura por ferrugem, mais frequente em guarda-lamas, debaixo das portas, à volta dos vidros e nas extremidades do capô e mala, e verificar o estado dos pneus – em que estado estão e se o desgaste corresponde à quilometragem apresentada no veículo.

Interior

Quer queira quer não, é no interior do carro que passará mais tempo. Verifique todas as funcionalidades de painel, comandos, manete das mudanças, luzes do automóvel, volante e cintos de segurança, entre outros.

Tenha atenção também à parte estética do usado, confirmando o estado de conservação dos bancos e estofos, se há danos visíveis ou cheiros característicos difíceis de tirar.

Test Drive

Este test drive dar-lhe-á a experiência de condução e uma visão mais concreta das grandes vantagens do automóvel.

Este teste deve ser feito em duas fases: no lugar do pendura, onde conseguirá dar mais atenção aos barulhos e ruídos do carro, e a conduzir, onde deverá testar embraiagem, travagens, acelerações e estilo de condução.

É também importante testar o carro em várias velocidades e situações, e simular algumas das nossas atividades mais frequentes e estilo de vida – se estou a comprar um carro usado para cidade, não faz sentido fazer um test drive na montanha.

Documentação do carro

A documentação tem de estar em ordem. Antes de comprar o carro usado verifique o Documento Único Automóvel e a Ficha de Revisões.

Compare o número de inspeções e a quilometragem como forma de entender se terá de se preocupar com isso nos meses seguintes a comprar o carro usado.

Avanço na compra do carro usado?

Se acha que a compra a particulares envolve incerteza a mais, o caso muda quando nos focamos em usados de concessionário.

Para além de usados com garantias de 1 a 2 anos, é possível encontrar alguns “usados certificados” – carros revistos e inspecionados pelo fabricante, que se responsabiliza pelos possíveis contratempos durante o período de garantia.

O essencial é prevenir eventuais surpresas e garantir que o estado do veículo corresponde à imagem que nos venderam e, mais importante ainda, ao preço que por nos pedem.

Se possível, leve um mecânico de confiança ou um amigo a ver o carro usado, peça opiniões e faça as suas próprias análises e conclusões, seguindo todos os passos e garantindo que o carro usado que está prestes a comprar, tenha sido alvo de um check-up cuidado e rigoroso, que evite problemas e assegure que esta é a melhor opção para o seu budget, estilo e necessidades.

Mais artigos da mesma categoria

Saiba tudo sobre o DUA (Documento Único Automóvel)

Antes de ficar a par das suas especificidades e características, é essencial que compreenda em que consiste este documento: o DUA agrega e funde a…

Como escolher a moto certa para mim?

O visual da nova moto é sem dúvida o fator que o vai fazer apaixonar-se por ela, mas momento da compra, há muito mais para…

Vai comprar um usado? Estes são os 6 erros mais comuns

Comprar carros em segunda-mão é uma alternativa que permite poupar bastante. Em Portugal a compra de carros usados é duas vezes superior à compra de…

7 dicas para vender o carro mais rápido

Embora a venda dos carros novos tenha subido 10,7% no primeiro semestre de 2018 (em relação ao período homólogo do ano anterior), comprar carros usados…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional