O habitáculo de um automóvel é uma espécie de forninho, apetecível nos dias frios. Mas, quando o verão chega, entrar no carro é muitas vezes um momento que se evita a todo o custo. É que, se no exterior a temperatura rondar uns aprazíveis 27 graus, dentro do automóvel facilmente estarão perto de 50 (ou mais) e o mais certo é ter-se muita dificuldade até em agarrar o volante.
A boa notícia: há maneiras de manter o interior do carro fresco o suficiente para que se consiga arrancar sem que isso seja um pesadelo. Conheça as nossas dicas.
1. Planeie o estacionamento
Muitas vezes, só há lugares ao sol e é inevitável deixar o carro exposto a temperaturas elevadas. Mas, à medida que o dia avança e a Terra realiza o seu movimento de rotação, sobre o seu próprio eixo, a posição do sol muda. Calcule onde estará o sol a bater à hora em que estiver de partida e tente estacionar no local oposto, onde já fará sombra. Se tiver a sorte de encontrar um lugar sob a sombra de umas árvores, estas garantirão que o carro se mantenha fresco (sim, o mais provável é ter de o lavar depois, mas ao menos terá o gostinho de conduzir a uma temperatura suportável).
À procura de um carro novo? Descubra-o no Standvirtual Novos
2. Prefira garagens a parques descobertos
Seja numa ida ao supermercado ou a um cinema, a maioria das superfícies comerciais dispõem de estacionamento. Se tiver de escolher entre o parque descoberto e a garagem, não hesite: opte sempre pela segunda, mesmo que isso signifique ficar um pouco mais longe e ter de andar mais um pouco.
3. Use o para-sol
Não interessa se tem o desenho mais divertido do mundo ou se é um simples refletor de calor. O para-sol é um dos melhores aliados do automobilista no verão: tenha-o sempre à mão e abuse dele, mesmo que imagine que só irá demorar uns 15 minutos. Nesse tempo, a temperatura do habitáculo já terá subido quase 10 graus! Além do mais, o para-sol vai proteger os materiais do tablier e os tecidos dos bancos, mantendo-os com um ar novinho. A nossa dica é para que use o para-sol o ano todo: vai ver a diferença nos interiores.
4. Deixe uma nesga da janela aberta
Esta dica dependerá da localização do estacionamento e se isso interfere com a sua segurança. Poderá fazê-lo se o estacionamento for privado ou se há segurança em torno, como a presença de uma esquadra de polícia ou de um serviço público. Mas bastará alguns milímetros para que o calor não fique retido no interior do automóvel, controlando assim o aumento da temperatura dentro do habitáculo. Não irá deixar o carro fresco como uma sombra nem terá tanta eficácia como um para-sol, mas poderá amenizar o mal-estar dos primeiros instantes.
5. Use proteções
O para-sol anda perdido algures e não é uma boa ideia deixar um pouco das janelas abertas? Tente tapar as superfícies. Uma simples toalha de praia sobre o volante e o assento irá fazer a diferença na altura de pegar no carro e seguir viagem. Mas também pode proteger as superfícies com mantinhas que facilmente guarda no porta-bagagens.
6. Programe o AC
Em carros mais recentes, é possível programar a climatização para que esta faça o seu trabalho ainda antes de nos dirigirmos ao automóvel. Se o seu modelo tiver essa opção, explore-a. Não só irá encontrar o habitáculo fresquinho e convidativo, como esta prática permite, a longo prazo, poupar energia, seja o carro movido a combustíveis fósseis ou a electricidade.
Artigo recomendado: Opcionais automóveis: dos mais caros aos mais bizarros
7. Fuja das pressas
É a pressa que nos impele para dentro de um habitáculo a arder. Mas, na verdade, apenas alguns minutos de espera poderão fazer a diferença. Abra todo o carro, porta-malas incluído, e deixe o calor sair do carro e o ar correr lá dentro antes de entrar e partir.
Leia também: