600e, o utilitário que faltava à Fiat vai chegar só elétrico

O novo Fiat 600 foi apresentado, com pompa e circunstância, numa festa à italiana, que reuniu centenas de pessoas em Milão. A ocasião não era para menos: o regresso da marca ao importante segmento B, que em alguns mercados, como o português, representa o grosso das vendas, era motivo suficiente para celebrações. E não se ficou por aí: revelou o Topolino, com o qual quer conquistar fãs ainda antes de terem a carta de condução de ligeiros.
Mas só o 600 reúne argumentos suficientes para que o emblema de Turim esteja a olhar para o futuro com entusiasmo. A plataforma em que assenta é de sucesso (trata-se da mesma do Peugeot 2008, nº 1 de vendas em Portugal, e do Jeep Avenger, que conquistou o primeiro troféu de carro internacional do ano para a marca “made in USA”) e as mecânicas testadas são de mérito. Depois, junta-lhe os pozinhos mágicos do estilo italiano que prometem distinguir esta proposta das demais pelos traçados em que se cruzarem.
À procura de um carro novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual Novos
Design icónico
Tal como acontece com o bem-amado 500, o seu irmão maior promete jovialidade sem descurar o estilo italiano. E, assim exigem os tempos e os gostos, uma aparência assertiva, com acabamentos cromados tanto na dianteira como nas laterais e iluminação em LED.
A vertente dinâmica é sublinhada pelas jantes (que podem ter até 18 polegadas), pelas saias laterais e cavas das rodas em preto mate. Depois, há apontamentos que remetem para uma elegância intemporal, caso dos pormenores em preto brilhante, dos detalhes cromados e das luzes traseiras com elementos brilhantes.
O interior não é menos icónico, adotando “o espírito Dolce Vita italiano” e com foco no bem-estar dos seus ocupantes (a marca garante que o 600 é primeiro compacto a oferecer a terapia da cor, com oito tonalidades e 64 possíveis combinações).
Para o condutor, há mimos extra, com o seu banco equipado com regulações elétricas e uma função de massagem para as costas, carregador sem fios para o smartphone ou sistema de entrada sem chave com sensor de proximidade. Já os ocupantes dos bancos traseiros (rebatíveis na proporção de 60/40) usufruem de tomadas USB tipo A e tipo C.
Com 4,17 metros de comprimento, o 600 é apresentado como um dos melhores na sua classe em termos de capacidade de armazenamento. Além de uma mala capaz de arrumar 360 litros, pelo habitáculo há vários espaços, incluindo no túnel central, para guardar pequenos objetos, num total de 15 litros.
Alma elétrica
O Fiat 600 chega, inicialmente, apenas 100% elétrico, estando prevista para o próximo ano uma mecânica híbrida, mas apenas para mercados fora da Europa.
O 600e, que é o que nos interessa, chegará equipado com uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 54 kWh, o que lhe permite reclamar uma autonomia de mais de 400 quilómetros em ciclo combinado WLTP (na cidade, diz a marca, uma carga permite percorrer mais de 600 quilómetros). Relevante é a possibilidade de efetuar carregamentos rápidos, já que os admite até uma potência de 100 kW. Trocando por miúdos, menos de meia hora é o suficiente para que a bateria atinja 80% da carga. A 11 kW, o carregamento atinge os 100% ao fim de seis horas.
O motor elétrico que o anima é um com uma potência de 115 kW (154cv), capaz de uma aceleração de 0-100 km/h em 9,0 segundos, sendo possível adaptar a condução às condições apresentadas, através dos modos Eco, Normal e Sport.
Artigo recomendado: Cheio de estilo, Fiat Topolino quer ser solução para a mobilidade elétrica
Seguro e tecnológico
O Fiat 600e, que começará ao mercado nacional em Outubro (as encomendas estão abertas desde 5 de julho), é anunciado com as melhores funcionalidades de segurança e assistentes de última geração, nomeadamente o de condução autónoma de nível 2: o cruise control adaptativo trava ou acelera em função do veículo que segue à nossa frente; o assistente inteligente de velocidade lê os sinais rodoviários e recomenda a aplicação da velocidade máxima permitida; a deteção do ângulo morto utiliza sensores ultrassónicos e alerta para quaisquer obstáculos com luzes de aviso no espelho retrovisor; e a travagem autónoma de emergência reconhece ciclistas e peões.
As manobras de estacionamento também são facilitadas com os sensores que leem a 360° e com a câmara de visão traseira de 180°, apoiada por linhas de grelha dinâmicas.
No info-entretenimento, o 600e chega equipado com ecrã de 10,25″ totalmente personalizável e com navegação, compatibilidade com CarPlay e Android Auto, um painel digital de 7″ e serviços conectados.
600e, em dois estilos
O Fiat 600e será proposto com dois níveis de equipamento: Red e La Prima. O primeiro, a partir de 36.350€, resulta de mais uma parceria entre a Fiat e a (RED), com parte dos lucros a reverterem para a associação e a luta contra a sida. A versão distingue-se pela cor vermelha, tanto no exterior como no interior, mas pode ser personalizada em preto e branco.
Já o La Prima (a partir de 41.350€) propõe “uma experiência Dolce Vita italiana imersiva”. Disponível em quatro cores que evocam as paisagens naturais de Itália (Sun of Italy, Sea of Italy, Earth of Italy e Sky of Italy), a versão de equipamento primará pelo requinte e pelos detalhes clássicos.
Leia também: