5 SUV familiares espaçosos e acessíveis

Redação

08/02/2023

9 min

5 SUV familiares espaçosos e acessíveis

Não há volta a dar. Os SUV vieram para ficar. O crescimento que esta tipologia de veículo tem registado traduz a mais-valia de um conceito que nasceu nos EUA e que atravessou o Atlântico. Hoje, poucos são os construtores que podem “dar-se ao luxo” de não incluir um SUV na sua oferta.

Se procura uma opção acessível para transportar o seu agregado de forma cómoda e segura, sem chegar aos valores elevados dos modelos de marcas premium, este artigo revela-lhe os cinco melhores SUV familiares. De fora, optámos por deixar as propostas 100% elétricas e incluímos apenas um modelo de cada grupo de marcas.

5 SUV familiares acessíveis e com espaço para toda a família

CUPRA Formentor

Cupra formentor novo Standvirtual

O Formentor foi o primeiro modelo com ADN 100% CUPRA, naquele que a marca espanhola define como um “SUV compacto, personalizado, único, ousado e inovadoramente potente: o melhor em alta performance CUPRA”.

Este SUV desportivo conta, para além da versão Formentor, com as mais onerosas variantes Formentor VZ e Formentor VZ5, mas a gama tem muito por onde escolher.

Até porque as motorizações são várias e para todos os gostos. A oferta a gasolina contempla o 1.5 TSI de 150 cv com caixa manual de seis velocidades ou DSG7, duas unidades 2.0 TSI DS7 (245 cv com tração dianteira; 310 cv com tração 4Drive) e o 2.5 TSI DSG7 4Drive de 390 cv.

Já a oferta Diesel, recai sobre o 2.0 TDI de 150 cv, que pode ser requisitado com caixa manual de seis velocidades e tração dianteira ou transmissão DSG7 com tração 4Drive. A CUPRA também não se esqueceu do híbrido: 1.4 e-Hybrid DSG6, que pode ter 204 cv ou 245 cv em função da versão.

O design desportivo é outro dos ex-líbris do CUPRA Formentor. A carroçaria, de cinco portas, está disponível em oito cores distintas e a gama de jantes maquinadas podem chegar a 19” em função da personalização pretendida: prata, preto “sport” e prata; preto “sport” e cobre.

Por dentro, este SUV desportivo destaca-se pela segurança, tecnologia, equipamento e versatilidade. O espaço interior e o volume da bagageira, não sendo referências na classe, não comprometem uma utilização familiar. Disponíveis estão, também, vários acessórios personalizados.

Quanto custa um Cupra novo?

Dacia Jogger

Quanto custa Dacia Jogger novo standvirtual

Disponível com cinco ou sete lugares, o Dacia Jogger consiste num cruzamento de vários conceitos. Se não, vejamos: tem o comprimento de uma carrinha, o espaço de um monovolume e o visual a pender mais para o lado de um SUV.

A nova aposta da Dacia para o segmento “C”, que vem substituir o Lodgy, é construído com base na plataforma CMF-B, estreada nos novos Sandero e Logan, integrando um módulo traseiro exclusivo que chega aos 2,9 metros de distância entre eixos para permitir várias configurações a bordo.

O visual aposta numa grelha larga, exclusiva da Dacia, guarda-lamas pronunciados, que estendem as rodas até aos quatro cantos do automóvel, capot horizontal e luzes traseiras verticais.

O habitáculo pode dispor de cinco ou sete lugares. Segundo a marca, a disposição das filas de bancos, como se de um anfiteatro se tratasse, permite que todos os ocupantes tenham a mesma visibilidade para a frente.

Na versão de cinco lugares, o volume da bagageira é de 708 litros (até à parte superior dos encostos de cabeça). Na variante de sete, é de 160 litros – ou 565 litros de capacidade com a terceira fila de bancos dobrada. Os níveis de equipamento são três: Essential, Expression e SL Extreme.

O Jogger disponibiliza apenas motorizações a gasolina, com caixa manual: 1.0 TCe 110 (três cilindros e injeção direta) e Bi-Fuel ECO-G 100 (gasolina/GPL), anunciando esta última uma autonomia máxima de 1.000 km no conjunto dos dois depósitos. Em março de 2023, chega o primeiro híbrido da história da Dacia, Jogger Hybrid 140, que pode ser encomendado em janeiro.

Consulte o preço do Dacia Jogger e peça uma proposta

Kia Sportage

Kia Sportage Novo Standvirtual

Se o conforto é uma prioridade para si e para a sua família, saiba que o Sportage apresenta materiais de qualidade para que possa desfrutar da viagem ao máximo. A garantia é dada pela Kia, que oferece neste SUV uma garantia de sete anos ou 150 mil km, sendo este mais um argumento.

Disponível em nada menos do que 13 cores exteriores, o Sportage aposta num design que tem nas luzes de LED e na grelha dianteira escura de grandes dimensões os seus elementos mais marcantes, não sendo ainda de descurar o perfil fluido e a secção traseira imponente.

Além do motor a gasolina 1.6 T-GDI de 150 cv, a Kia disponibiliza neste SUV familiar o motor Diesel 1.6 CRDi de 115 cv e duas variantes híbridas: HEV (motor 1.6 T-GDI + elétrico, com 230 cv de potência combinada) e PHEV (motor 1.6 T-GDI + elétrico, com 265 cv de potência combinada e autonomia elétrica de 60 km).

O interior, disponível nas especificações Drive (esta apenas para o motor a gasolina) e Tech, aposta num espaço interior amplo, visual moderno dominado pela predominância do preto e das inserções em alumínio, equipamento completo e segurança acima de qualquer suspeita.

A quinta geração do Sportage é 30 mm mais comprida, 10 mm mais larga e 10 mm mais alta do que a anterior. A distância entre eixos cresceu 10 mm, fixando-se, agora, nos 2.680 mm. Já a bagageira, aumentou para 591 litros, chegando aos 1.780 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Veja o preço das várias versões do Kia Sportage

Peugeot 3008

PEUGEOT 3008 novo Standvirtual preco

Gasolina, Diesel ou híbrido plug-in. O 3008 é dos SUV mais apreciados. Desde logo, pelas suas linhas, que, segundo a Peugeot, aliam força, requinte, dinamismo e suavidade. A grelha vertical, sem moldura, a assinatura luminosa de LED e o desenho dos grupos óticos dão forma a esse conceito.

Por dentro, o habitáculo propõe espaço, funcionalidade e design. E, com o i-Cockpit, a experiência a bordo é ágil e intuitiva. Para mais, estando equipado com volante compacto, painel de instrumentos digital em posição elevada, ecrã tátil HD de 10″ e teclas “Toggles Switches” cromadas.

Na versão híbrida plug-in, o painel de instrumentos e o ecrã tátil do i-Cockpit integram um universo inteiramente dedicado, permitindo apresentar informações específicas, tais como modo de condução, nível de energia elétrica, autonomia elétrica e estatísticas de consumo de energia.

Equipado com Peugeot Connect, o 3008 permite ter acesso a uma gama de serviços conectados associados ao Connected Navigation Pack, incluindo informações de trânsito em tempo real e zonas de perigo “by TomTom Services”.

Já os dispositivos de ajuda à condução de última geração, vêm reforçar o conforto e a segurança a bordo, acompanhando o condutor no caminho da condução semiautónoma: cruise control adaptativo com função Stop & Go; leitura e reconhecimento alargado de sinais de trânsito e painéis; deteção de ângulo morto; manutenção na faixa de rodagem.

O 3008 conta com três níveis de equipamento (Active Pack; Allure Pack; GT) e quatro opções de motorização: 1.2 PureTech de 130 cv com caixa manual de seis velocidades; 1.5 BlueHDi de 130 cv com caixa automática de oito velocidades; dois híbridos plug-in (gasolina + elétrico) com caixa automática de oito relações (180 cv e 225 cv).

Quanto custa um Peugeot 3008 novo?

Toyota Corolla Cross

Preco Toyota Corolla Cross Novo Standvirtual

É a variante SUV do modelo mais vendido do mundo e o primeiro com o mais recente sistema híbrido de quinta geração Toyota. O novo Corolla Cross, com garantia de sete anos ou 160 mil km, oferece a toda a sua família o que é necessário para o dia a dia.

As versões de equipamento Comfort, Exclusive e Luxury visam ir ao encontro das necessidades de um amplo espectro de clientes. Qualquer delas surge associada apenas à motorização híbrida 2.0 HEV de 197 cv (com caixa CVT e tração dianteira). Significa isto, que não há outra opção de motor.

Outro dos argumentos do Corolla Cross é o amplo espaço interior, a grande versatilidade que oferece e o elevado conteúdo tecnológico que emprega, a começar pelo “tablet” integrado no topo da consola central, que faz as delícias dos mais novos.

Para funções de segurança líderes da classe, é construído com os sistemas T-Mate, concebidos para o apoiar e tornar a condução mais segura, quer o condutor esteja a estacionar ou a circular, ajudando também, os outros utilizadores da estrada. No fundo, trata-se de uma panóplia de dispositivos eletrónicos.

Desenhada para otimizar a condução, a app MyT permite contactar o Corolla Cross à distância de um clique. Até porque dispõe do sistema MM21, que fornece informações de trânsito em tempo real, atualizações de estradas, disponibilidade de lugares de estacionamento, alertas sobre a próxima manutenção, assistente de voz e total integração com o smartphone.

Além do amplo espaço para as pernas e, dos apoios de braços rebatíveis e da bagageira com 390 litros, foram introduzidas aberturas nos bancos traseiros com suporte para filmes e seis apoios para copos. Tudo para que a família possa desfrutar de bons momentos a bordo.

Peça já uma proposta por um Toyota Corolla Cross novo

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional