17 dezembro 2021

5 sintomas de um ar condicionado a precisar de manutenção

Sintomas de um ar condicionado a precisar de manutenção

A utilização do ar condicionado é, atualmente, um fator de conforto muito apreciado e procurado pelos automobilistas, mas a sua manutenção vai além de tudo isso.

Entre os cuidados a ter, deve verificar o nível de gás todos os anos ou de 20 mil em 20 mil quilómetros e estar atento aos sinais que possam indiciar problemas. E para usar o sistema de forma eficaz e conveniente, não se esqueça de manter as janelas fechadas durante a sua utilização.

Ter o ar condicionado ligado e janelas abertas é contraproducente e vai exigir um esforço desnecessário ao sistema de climatização e um consumo excessivo de energia. Um ar condicionado em condições de utilização é essencial para a saúde de quem o utiliza. Por isso, nunca devemos descurar os cuidados a ter.

Claro que os prazos são sempre indicativos e nem sempre as expectativas ou promessas se cumprem. A verdade é que, apesar do que diz o fabricante ou a marca de automóvel, é necessário estar sempre atento a pequenos sinais que podem indiciar a urgência de uma intervenção no seu ar condicionado.

Procura peças para o ar condicionado do seu carro?

Climatizar um ambiente como o habitáculo em que viajam várias pessoas, incluindo crianças, exige um cuidado redobrado por parte dos condutores. Deixamos aqui cinco “sintomas” de possível “doença” no seu ar condicionado. E se não tratar dele, quem pode ficar doente são todos aqueles que o utilizam num ambiente fechado, como é um carro.

No entanto, mesmo que não detete nenhum dos seguintes sintomas, recorde-se que limpar os filtros e fazer a manutenção todos os anos ajuda a que a climatizarão perdure a executar, sem problemas, aquilo para que serve. Até lá, esteja atento a cinco pequenos detalhes.

Mau-cheiro

Se liga o ar condicionado e sente, pouco depois, um odor desagradável, isso pode significar que existem fungos ou bactérias nos filtros ou tubagens. Desligue de imediato. Está a espalhá-los por todo o veículo e a facilitar o transporte daqueles até ao interior dos seus pulmões.

A qualidade do ar é essencial para a saúde de todos os ocupantes. Isto exige uma intervenção profissional imediata e não deve voltar a ligar a climatização. Deverá ser necessário limpar todo o sistema ou substituir algumas peças.

Deixou de refrescar

Se o ar condicionado deixa de arrefecer como fazia habitualmente, podemos estar perante uma fuga do gás ou avaria no sistema. Por vezes, porque o valor de temperatura designado não é alcançado, o sistema de climatização entra em esforço, sem nunca alcançar o ar fresco que é exigido pelo condutor. Resultado? Aumento do consumo de combustível e, naturalmente, mais caro lhe fica o descuido.

A avaria costuma estar associada ao compressor e é urgente resolver o problema para ter ar refrigerado. Além disso, é desejável que o consumo de combustível não lhe pese demasiado na carteira.

Artigo relacionado: Afinal, o ar condicionado gasta mais combustível?

Reações Alérgicas

Se quando liga o ar condicionado começa com irritação nos olhos, a vista avermelhada, espirros ou congestão nasal, fique atento. Pode não haver mau odor, mas existirem contaminações nocivas nas tubagens e filtros e, como tal, é urgente higienizar o sistema de climatização.

Ruídos

Barulhos ou ruídos estranhos que se iniciam quando é ligado o ar condicionado, podem significar avaria na ventoinha, atrito nas tubagens ou falha no compressor. Normalmente, são sinais de problemas de origem mecânica e nada como consultar um perito em climatização automóvel para perceber o que se passa. Por vezes, pode ser mais fácil e simples do que imaginámos.

Para-brisas embaciado

Pode parecer estranho, mas se entrar no veículo e reparar que o interior está embaciado e sem qualquer motivo que o justifique, podemos estar perante uma fuga na refrigeração do ar condicionado. A solução é sempre a mesma: procurar ajuda especializada e não demorar muito tempo para o fazer.

Leia também: