5 dicas para ir de férias com um carro elétrico

O número de carros elétricos aumentou consideravelmente nos últimos anos (só em 2023, foram matriculados em Portugal o dobro dos veículos registados no ano anterior), e já não como segundo carro, mas como o automóvel da família.
Por isso, numa altura em que, tradicionalmente, muita gente vai de férias, é normal que, quem tem à porta um 100% elétrico, perca horas de sono a pensar como não irá ficar apeado ou onde irá carregar o carro, quer durante a viagem, quer no destino. Mas não é caso para tanto.
Prepare a viagem
Se com qualquer automóvel, é importante preparar a viagem com antecedência, para não ser surpreendido a meio do caminho, com um elétrico é ainda mais. Antes da viagem, confira a pressão dos pneus – a pressão incorreta afeta a segurança, mas também prejudica os consumos, o que, no caso de um elétrico, irá influenciar a autonomia. Também é aconselhável ter no smartphone uma aplicação que lhe indique os postos de carregamento, bem como a respetiva disponibilidade: trace um plano de onde irá parar, com uma estimativa de tempo que demorará. Faça por começar a viagem com a bateria cheia – fará com que possa adiar a primeira paragem para o carregamento.
Escolha o trajeto com sensatez
O trajeto deve ser escolhido de acordo com a existência de postos de carregamento. Se estiver com pressa, faça por ter pelo caminho postos rápidos e ultrarrápidos (desde que compatíveis com o seu automóvel!). No entanto, se a pressa for pouca e a ideia passar por esticar o alcance da autonomia, poderá estudar a possibilidade de “fugir” à autoestrada, onde as velocidades acima dos 100 km/h “comem” demasiada energia.
Aproveite o tempo
O tempo que tem de estar parado a carregar a bateria do automóvel não tem de ser um desperdício. Aproveite-o para fazer visitas, realizar actividades ou degustar um belo repasto. Se os postos que encontrou ficam longe de tudo, não desmoralize: leve um jogo, faça uma cesta de piquenique, arrume um livro no porta-luvas. Poderá descobrir que, afinal, o tempo de carregar o carro pode ser muito bem aproveitado.
Leve o cabo doméstico
Muitas vezes ou os postos de carregamento são inexistentes numa determinada localização geográfica ou – algo que ainda chateia mais! – estão avariados ou inacessíveis. Previna-se: leve consigo um cabo de reserva e um adaptador, que lhe permitam ligar o automóvel a uma tomada doméstica. É que a ajuda pode surgir das formas mais inesperadas: num restaurante ou até um bom samaritano que lhe empreste a garagem.
Modere a velocidade
Um dos maiores problemas do tempo de férias é a sinistralidade. Em 2023, em Portugal Continental, foram registados 34.974 acidentes com vítimas: 467 pessoas morreram, 2437 ficaram gravemente feridas e 41.058 exibiram ferimentos ligeiros. E, entre Julho e Setembro, é quando os números mais escalam: foram 9810 os acidentes, com 139 mortos, 757 feridos graves e 11.734 feridos ligeiros. Ou seja, quase 30% das vítimas mortais de 2023 concentraram-se naqueles três meses.
Se juntarmos a estes dados a noção de que, quanto mais depressa circularmos, mais tempo perderemos nos carregamentos, a condução suave só tem vantagens – e até o ditado de “devagar se vai ao longe” ganha outra relevância. Privilegie, então, uma viagem tranquila, com acelerações calmas e travagens serenas. Poupará em tudo e garantirá umas férias verdadeiramente descansadas.
Leia também: