Antes de mais, anote duas características principais que um anúncio deve incluir na sua composição: texto e imagem. O texto deve ser direto, não pode ter erros ortográficos e convém enaltecer os pontos positivos do veículo. Já a imagem, não pode ter “ruído” nem deve exibir demasiadas informações ou elementos que desviem a atenção do potencial comprador.
No entanto, para elaborar um anúncio eficaz, é necessário muito mais do que ter os cuidados acima mencionados. Nesse sentido, nas próximas linhas revelamos-lhe cinco dicas sobre como fazer um bom anúncio de carros para que o seu stand possa destacar-se da concorrência.
Conheça o público-alvo
Primeiro que tudo, o anúncio precisa de ser adaptado ao público-alvo, ou seja, o seu stand deve definir a quem é que o anúncio se dirige. Por isso, avalie se os consumidores de determinado veículo são homens, mulheres, pessoas com família ou pretendem utilizar a viatura para o transporte de pessoas.
Tudo o que possa ajudar a tornar o conteúdo e até mesmo as imagens mais personalizadas é essencial. Assim, ao deparar-se com o seu anúncio – diante de outras dezenas de anúncios da concorrência – a mensagem despertará mais a atenção se o consumidor se identificar com ela.
Publique boas imagens
Antes de fotografar o que pretende ver incluído no anúncio, higienize o veículo a ser fotografado e remova qualquer elemento que possa causar “ruído” na imagem, como móveis ou pessoas. Utilize uma câmara fotográfica ou um smartphone de boa qualidade e procure tirar as fotos sempre com o mesmo enquadramento.
Experimente criar um espaço no seu stand para as sessões de fotos, evitando ficar à mercê do tempo nublado ou chuvoso. Se possível, invista em holofotes ou em ring lights que ajudam a resolver a falta de iluminação natural no ambiente.
Tenha atenção às sombras que as luzes artificiais podem provocar. E, já agora, não edite demasiado as imagens para não correr o risco de o consumidor achá-las pouco naturais e desconfiar que está a esconder alguma “mazela” que o veículo possa ter.
Forneça especificações técnicas
Informar acerca da quilometragem, ano, modelo e tipo de transmissão são informações quase que obrigatórias no ecossistema automóvel. Quanto mais dados o seu stand disponibilizar aos consumidores, mais assertivos os anúncios serão e existirão mais hipóteses de aparecer alguém que procura o que tem.
Entre as informações sugeridas, estão a quilometragem real, o ano de fabrico, a marca e o modelo, o tipo de transmissão, a carroçaria, o motor e a potência, a matrícula, a cor e o equipamento, como airbags, alarme, navegação e sensores de estacionamento, entre outros. Caso o veículo tenha tido um sinistro ou provir de um leilão, em nome da transparência convém referi-lo.
Use os números ao seu favor
Utilize números e percentagens de forma que não assuste o consumidor à primeira vista. Comunicar “48 prestações de €325” transmite a sensação de ser menos caro do que o valor integral de €15.600.
Utilize essa lógica também em caso de promoção. O veículo baixou 10% do valor final? Aproveite essa informação e utilize-a como discurso de venda principal.
Adicione gatilhos mentais
Gatilhos mentais são eventos ou circunstâncias externas que podem produzir sintomas emocionais ou psiquiátricos desfavoráveis ou favoráveis. Esta técnica é utilizada, principalmente, em publicidade e marketing para estimular uma resposta emotiva ou comportamental do público-alvo.
Um dos mais usados é a escassez. Poderá criar a sensação de que o stock está disponível em quantidade limitada. Faça com que os seus clientes ajam rapidamente para não perder a oportunidade.
Depois, a urgência. Este gatilho mental pode ser utilizado sempre que fizer uma promoção, para criar sensação de urgência. Afinal, ninguém gosta de perder um bom desconto.
Depois, a prova social. Utilize depoimentos dos seus clientes sempre que possível. Ao exibi-los a outras pessoas usando o produto ou serviço, os consumidores sentir-se-ão mais propensos a querer fazer parte do grupo.
E ainda há a reciprocidade. Ao oferecer algo grátis, as pessoas sentem-se mais sensíveis a retribuir e comprar o produto ou serviço. No caso da venda de veículos, o stand pode equacionar oferecer uma mudança de óleo ou algum item adicional de forma gratuita.
Leia também: