Os carros elétricos novos, assentes exclusivamente numa bateria recarregável, parecem ser cada vez mais apetecíveis, com um número crescente de automobilistas a renderem-se às vantagens de uma motorização que é mais amiga do ambiente, pelo menos enquanto rola, com emissões de CO2 totalmente nulas.
A conquista de novos clientes, claro, acontece porque as desvantagens começam, finalmente, a ser ultrapassadas, como a reduzida autonomia de que os primeiros exemplares padeciam. Mas, acima de tudo, pelo preço, cada vez mais competitivo quando se colocam alguns carros elétricos novos ao lado de similares a diesel.
Abaixo de 30 mil euros, a contar com os incentivos à compra ou os benefícios fiscais, há já algumas escolhas com o contador a marcar zero quilómetros, entre as quais destacamos um trio.
3 carros elétricos novos que pode comprar por menos de 30.000€
Fiat 500e
Há uma versão deste pequeno e icónico citadino mais em conta, mas inclui uma bateria que não vai além de uma autonomia de 190 quilómetros. Por isso, a diferença pode compensar: a autonomia cresce para 320 quilómetros, um valor mais em linha com o que psicologicamente se está disposto a aceitar com tranquilidade.
Assente numa nova plataforma, o novo 500 está mais espaçoso e com um interior mais cuidado (há até, aqui e ali, detalhes de muita qualidade), mantendo as suas premissas de automóvel capaz de corresponder às expectativas de condutores tão preocupados com o cuidado ambiental como em esbanjar estilo.
Com uma potência de 87 kW, que equivale a 118 cv, e um binário de 220 Nm disponível desde o arranque, este 500e acelera de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos, sendo capaz de atingir os 150 km/h.
Na versão apresentada, a lista de equipamento é muito recheada: aviso de transposição de faixa, banco do condutor com memória mecânica, cruise control, reconhecimento de sinais de trânsito e travagem autónoma de emergência com deteção de peões e ciclistas.
Quanto custa um Fiat 500e usado?
Nissan Leaf
Um dos mais coerentes e interessantes carros elétricos que se apresentaram ao mercado logo no início desta corrida ao “El dorado” da eletricidade.
De características familiares, de cinco portas e cinco lugares, a versão de 40 kWh, que foi lançada em 2018 e atualizada em 2019, a apresentar-se capaz de percorrer até 270 quilómetros com uma única carga, reclamando um consumo de 17,1 kWh/100 km. A aceleração é rápida (7,9 segundos de 0 a 100 km/h) e a velocidade máxima (144 km/h) admite uma performance na autoestrada muito adequada.
Já em ambiente urbano é de valorizar o sistema e-Pedal, que faz com que o acelerador funcione também como travão quando se levanta o pé, favorecendo a recuperação de energia.
O valor de entrada refere-se ao nível de equipamento Acenta, que é proposto com sistema de navegação com ecrã flutuante de 8″, cruise control inteligente, câmara de visão traseira e jantes em liga leve 16″.
Veja todos os Nissan Leaf disponíveis no Standvirtual
Peugeot e-208
A diversão é garantida ao volante do utilitário da Peugeot que, graças ao recurso à plataforma multienergias desenvolvida pela PSA, liderou a mudança da marca ao apresentar para um mesmo modelo, com características de design muito similares, as várias ofertas mecânicas, eletricidade incluída.
No caso do e-208, a proposta chega num carro extremamente compacto e relativamente baixo, o que ajuda à sensação de estarmos colados à estrada, aumentando assim o nível de segurança para a vontade de acelerar – que dá! Com potência de 100 kW (136 cvV) para tonelada e meia de carro, a aceleração de 0 a 100km/h cumpre-se em torno dos 8 segundos, sendo a velocidade máxima de 150 km/h. Mas o mais interessante neste carro é a forma como envolve o condutor e abraça a estrada, curva após curva.
Já no que diz respeito à autonomia, a Peugeot anuncia um máximo de 340 km de acordo com o ciclo WLTP, sendo que tudo dependerá do tipo de condução (será mais fácil conseguir os 340 quilómetros se não se sair da cidade, onde o pára-arranca beneficia a poupança de energia).
A versão Active traz retrovisores exteriores com regulação e rebatimento elétrico, luzes diurnas em LED, ar condicionado automático, volante em couro e sistema multimédia com navegação.
Procura um Peugeot e-208 usado?
Leia também: