10 dicas de preparação para o exame de condução

O exame de código já está despachado, as aulas práticas correram bem e o exame de condução já está marcado. Apesar de estar tudo bem encaminhado, há detalhes que não devem ficar esquecidos e que podem ser a diferença entre passar e chumbar.
Aqui estão 10 dicas para ir preparado para o exame de condução:
1. Descansar
Parece básico, mas é daquelas coisas que muitas vezes se esquece. A atenção e concentração andam de mãos dadas com uma noite bem dormida. É importante ainda não ter outros compromissos relevantes agendados para o mesmo dia: se já trabalha, marque um dia de férias; se é estudante, faça a marcação do exame para uma data que não coincida com testes ou apresentação de trabalhos.
2. Não se esqueça da teoria
É muito comum o examinador testar os conhecimentos mecânicos do examinado. Volte a estudar o que diz o livro que consultou para realizar o exame de código. Mais vale informação a mais do que a menos.
À procura de um carro novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual Novos
3. Pratique
Há um número de aulas obrigatórias, mas ninguém dirá que terá forçosamente de ir a exame assim que as concluir. Se não se sente à vontade ao volante, compre algumas aulas extra. Além disso, guarde uma aula para o dia ou véspera do exame.
4. Conheça o caminho
Se houver um trajeto predefinido, peça ao seu instrutor para o realizar. Tome atenção aos sinais com que se cruzar e todas as ratoeiras que poderá encontrar. Pode ainda pedir a amigos ou a familiares que façam o caminho consigo ao lado. Dessa forma, poderá quase decorar o que fazer a cada instante.
5. Em primeiro ou segundo? O que for mais conveniente
Normalmente, o examinador leva duas pessoas no carro. A ordem do exame pode ser aleatória ou escolhida pelos examinados. É uma pessoa muito ansiosa? Nesse caso, o ideal é ir em primeiro, não correndo o risco de ficar com os nervos em franja. Porém, se considera ter nervos de aço, opte por ser o número dois. É que poderá perceber o que não deve errar na sua vez.
6. Cinto de segurança em primeiro lugar
Não ponha o carro a trabalhar antes de colocar o cinto de segurança. Esta regra de ouro poderá valer-lhe muitos pontos ou um chumbo. Depois, ainda antes de dar à ignição, ajuste o banco e verifique todos os espelhos, ajustando-os à sua posição. Não abandone o lugar onde se encontra estacionado sem realizar o sinal indicador.
7. Devagar se vai ao longe
Não exiba dotes de piloto mesmo que os tenha. Conduza com tranquilidade e mantenha uma velocidade baixa, sempre dentro dos limites. Devagar, será mais fácil antever quaisquer problemas e corrigi-los a tempo. Não se esqueça de entrar em rotundas com a segunda velocidade e respeite as prioridades.
8. Não se esqueça dos peões
O nervosismo pode fazer com que se olhe apenas para a estrada. Mas o ato de conduzir vai muito para além do asfalto. Esteja sempre com atenção ao que se passa também à volta. Há alguém a aproximar-se de uma passadeira? Está prestes a ser ultrapassado por uma moto? Um ciclista surge num cruzamento? Todas estas situações carecem de cautela e de uma condução adequada.
Artigo recomendado: Qual a carta de condução necessária para conduzir uma autocaravana?
9. Os espelhos são para usar
É importante que o examinador perceba que, para si, os espelhos fazem parte do ato de condução. Use-os a todo o instante e não se esqueça de verificar os ângulos mortos.
10. Não deixe o carro ir abaixo
Os nervos podem ser tantos que o ponto de embraiagem se torna quase impossível. Nessas situações é possível que deixe o carro ir abaixo. No entanto, se isso ocorrer mais de três vezes poderá chumbar. Se perceber que está muito nervoso, exponha a situação com tranquilidade, respire fundo e volte a tentar. Está no caminho certo!
Leia também: