10 coisas que todos os petrolheads devem fazer uma vez na vida

Um petrolhead podia ser caracterizado como um apaixonado (ou uma apaixonada, que a língua inglesa não perde tempo com géneros) por automóveis. Mas isso não chega para lhe fazer justiça. É antes alguém que respira, come, bebe e até sonha com tudo o que envolve os veículos de quatro rodas. Para estes, temos dez coisas para riscar da lista de desejos.
1. Ir para a pista
Se é um verdadeiro petrolhead e nunca conduziu em pista, apostamos que, pelo menos, já sonhou com ela. E talvez esteja na hora de tornar o sonho realidade. A pista não dá só a oportunidade de explorar as valências de um automóvel, como por ela não há lugar a preocupações com multas (além de o nível de segurança ser muito superior). Em Portugal, pode valer a pena explorar as oportunidades pelo Circuito de Velocidade Vasco Sameiro (Braga), o Autódromo Internacional do Algarve (Portimão) ou o Autódromo do Estoril (Cascais).
2. Conduzir um kart
Conduzir colado à estrada e com todas as emoções na ponta dos dedos (das mãos e dos pés). As corridas de karts proporcionam um óptimo laboratório para quem quer ser rei das estradas, além de serem um bom programa para fazer em família ou uma boa desculpa para juntar amigos.
Artigo recomendado: Conheça os autódromos e circuitos portugueses
3. Assistir a uma corrida de F1
Um petrolhead não gosta apenas de conduzir. Também se emociona a ver os outros a fazê-lo. E o expoente desta arte é a prova rainha. Se tal ficar fora do orçamento, acompanhar o Rali de Portugal dar-lhe-á certamente sensações vibrantes. Para um fim-de-semana cheio de lama, coloque as 24 Horas de Fronteira no calendário (trate já da dormida; a hotelaria circundante esgota rapidamente). Mas, se for um amante do campismo, terá sempre aqui uma boa oportunidade para estar no meio da natureza.
4. Conduzir na Autobanh
Na Alemanha, dependendo da classe do veículo, há vários troços sem quaisquer limites de velocidades, o que é muito apelativo para quem gosta de acelerar sem estar a cometer qualquer ilegalidade. No entanto, tome nota: nas zonas em que se impõem limites, há que ser rigoroso a cumprir a lei. Além disso, há a recomendação de não exceder os 130 km/h. Por outro lado, foi numa Autobanh que foi registada a maior velocidade até à data numa estrada pública: 432 km/h, em 1938, conseguida por Rudolf Caracciola aos comandos de um Mercedes-Benz W125 Rekordwagen.
5. Conduzir um supercarro
Não será um feito fácil para quem tiver uma carteira mais magra, mas a vida dá muitas voltas e esta ambição tem de estar obrigatoriamente na lista de desejos de um verdadeiro petrolhead. Imagine-se ao volante de um Mercedes-Benz SLS, com as suas portas em forma de asas de gaivota, de um Aston Martin V12 GT Zagato ou de um Ferrari F8 Spider… Sem palavras, certo?
6. Personalizar um automóvel
Este é daqueles projectos que pode durar uma vida, mas se tiver uma garagem livre poderá muito bem compensar: adquira uma viatura a precisar de uma vida nova e vá recuperando-a aos poucos. Lembre-se: se alterar qualquer um dos elementos constantes do certificado de matrícula e se a ideia é sair um dia da garagem, terá de requisitar ao IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes a emissão de novo certificado.
7. Fazer-se à estrada
Mais do que conduzir no dia a dia (algo que anima sempre um petrolhead, mesmo que o trânsito seja infernal), nada como se fazer à estrada numa grande viagem. Para os mais ambiciosos, uma roadtrip pela mítica Route 66 poderá constituir uma grande aventura. Mas, por Portugal, fazer a Estrada Nacional 2, que rasga o país de Chaves a Faro, será uma proeza que lhe renderá certamente uma mão-cheia de boas e inesquecíveis histórias.
À procura de carro novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual Novos
8. Aprender a fazer drift
Petrolhead que se preze consegue controlar um automóvel mesmo nas circunstâncias mais adversas. E para o conseguir nada como aprender a ciência das derrapagens controladas: primeiro, porque se vai divertir; depois, porque, em qualquer situação de emergência, saberá sempre o que fazer.
9. Conduzir no gelo
Se já aprendeu a fazer drift, conduzir no gelo vai ser híper fácil, mas nem por isso menos divertido. Deixar o carro deslizar à sua vontade, para depois o recuperar, fará com que se sinta o rei ou a rainha do gelo.
10. Arranjar o próprio carro
Ir a uma oficina trocar óleo e filtros? Isso é para quem não percebe nada de automóveis e não se quer sujar. Um petrolhead não tem medo de pôr as mãos na massa. Por isso, comece por mostrar que sabe do que fala e aprenda a fazer a manutenção ao seu próprio carro.
Leia também: