Há veículos que são maiores do que as marcas que os produzem. É o caso da pão de forma que, depois de ter sido associada aos movimentos de contracultura das décadas de 60 e 70 do século passado, chega ao século XXI com uma mecânica elétrica, duas versões (passageiros e carga) e um novo nome: ID.Buzz.
Não é preciso procurar muito para encontrar informações sobre o movimento em torno da pão de forma. Em 2017, por exemplo, para assinalar os 70 anos do furgão, milhares de fãs do veículo rumaram à Alemanha para se reunirem no Festival de Verão Pão de Forma. Ao todo, juntaram-se mais de mil unidades provenientes de 16 países, que desfilaram com todas as suas particularidades e pinturas cheias de imaginação.
Por isso, a expectativa em torno do ID.Buzz, que recria a primeira pão de forma ao mesmo tempo que a adapta às necessidades do mundo atual, é elevada.
Volkswagen ID.Buzz: duas versões desde o início
A nova pão de forma, o primeiro veículo totalmente elétrico concebido pela Volkswagen Veículos Comerciais, foi idealizada, desde o arranque, em duas versões: MPV, para passageiros, e Cargo, para o transporte de mercadorias.
No caso do multi-purpose vehicle, a sua concepção foi realizada a pensar em quem goste de ter de viajar por estrada, em família ou com amigos, enquanto a Cargo chega para quem tivesse uma Transporter debaixo de olho, mas já esteja convencido em adotar uma energia menos poluente para se movimentar.
Artigo recomendado: A história do Volkswagen Pão de Forma
O MPV é um cinco lugares espaçoso, com dois bancos à frente, equipados de série com apoios de braços, e um banco para três na segunda fila, que se rebate na proporção de 40/60. Os bancos dos passageiros traseiros podem ser ajustados longitudinalmente em 15 cm, o que permite escolher entre ter mais espaço para carga ou para as pessoas.
Com os cinco lugares ocupados, o ID.Buzz arruma 1.121 litros. Se o banco traseiro for rebatido, a capacidade de carga cresce para mais de dois mil litros.
Design aerodinâmico
As formas arredondadas foram privilegiadas quando o ID.Buzz foi desenhado, com a Volkswagen a colocar a aerodinâmica no centro das suas preocupações. Com sucesso: o ID.Buzz chega com um coeficiente de arrasto de 0,29.
Em segundo lugar, tendo em conta que se trata de um veículo com um comprimento de 4,7 metros e altura de quase dois metros, a marca trabalhou formas de limitar o adornar da carroçaria, tornando a condução mais confortável. Para tal, arrumou as baterias, de 77 kWh, sob o piso do veículo, o que influencia o centro de gravidade.
Carregamento ultra-rápido
O ID.Buzz, de tração traseira, é proposto com motor eléctrico de 150 kW (204 cv), com binário máximo de 310 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se em 10,2 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada a 145 km/h.
Descubra todos os elétricos da Volkswagen à venda no Standvirtual
As baterias, de 77 kWh, prometem uma autonomia de até 425 quilómetros (com um consumo homologado de 20,8 kWh/100 km em circuito misto) e admitem carregamentos ultra-rápidos, até 170 kW, o que faz com que seja possível recuperar capacidade de carga de 5 para 80 por cento em apenas meia hora. E chega com uma novidade: em estações rápidas compatíveis, pode-se recorrer ao Plug & Charge, que dispensa cartões ou uma aplicação no telemóvel. Ou seja, quando se liga o veículo ao posto, tanto o início do carregamento como a faturação são automáticos.
Segurança em primeiro plano
O ID.Buzz, que amealhou as cinco estrelas Euro NCAP, chega equipado de série com Car2X (avisos de perigos nas proximidades) e com Front Assist, que deteta outros veículos, peões e ciclistas, travando automaticamente em caso de emergência.
Entre os sistemas de assistência ao condutor, destaque para o sistema Park Assist Plus, com função de memória. Ou seja, depois de se estacionar uma vez num determinado lugar, o carro consegue repetir a operação sem qualquer intervenção do condutor
Leia também: