Volkswagen ID. BUZZ

Marvin Tortas

19/06/2024

8 min

Volkswagen ID.Buzz: O elétrico que é objeto de desejo

Mais do que ser uma reinterpretação moderna quase perfeita de um ícone do séc. XX, a Volkswagen ID.Buzz é o primeiro “furgão” que é cool usar no dia-a-dia. E não é só para quem precisa de espaço de carga mas não dispensa o estilo. O ID. Buzz é uma proposta séria para famílias onde o espaço e o conforto são uma prioridade.cAlém disso, é também um elétrico que nos ensina realmente o que é andar de carro elétrico.

E é por ser tão bom em quase tudo o que se propõe que se torna um objeto de desejo. Mostramos tudo sobre o Volkswagen ID. Buzz em mais um ensaio do Standvirtual

 

No ID Buzz encontramos varios detalhes inspirados na original “pão de forma”, mas todos estes em “esteróides”. Na dianteira, por exemplo, encontramos o símbolo da Volkswagen com grandes dimensões, tal como na original Volkswagen Combi, ou ainda a carroçaria bi-color, que é opcional, mas que é também ela uma característica que nos remete para aquele que foi um dos modelos da história que esteve mais tempo em produção.

Na lateral também encontramos também várias reminiscências da “Pão de Forma”, embora as jantes de 18’, 19’, 20’ ou a 21’’ polegadas lhe confiram um look mais moderno e tecnológico, coadjuvados pela assinatura luminosa semelhante à restante família ID da Volkswagen.

Interior

Interior da Volkswagen ID.Buzz é ligeiramente mais sóbrio que o exterior, mas é nele que este modelo prova que é muito mais do apenas “um carro com estilo”. É prático, confortável, e sobretudo, funcional. Os materiais não sã, na sua grande maioria, suaves ao toque, excepto nas zonas onde tocamos com frequência, mas apresentam bastante rigor na montagem.

A posição de condução é excelente, e os bancos, feitos a partir de 90% de garrafas de plástico recicladas e 10% de plástico recolhido dos oceanos, revelam-se muito confortáveis em qualquer tipo de utilização.

Espaços de arrumação são também eles praticamente infinitos, e muitos deles com soluções inteligentes, como é exemplo o divisor da consola central, que serve simultaneamente como raspador de gelo ou um abre-caricas.

Quanto ao sistema de infoentretenimento, é o mesmo que encontramos em todos os modelos da família ID, e também outros modelos do grupo Volkswagen, como o caso dos Cupra. Um sistema bastante denso, fácil de operar, e com conectividade Apple CarPlay e Android Auto integradas de série.

Da restante família ID, o ID. Buzz herda também o display atrás do volante onde encontramos o essencial: velocidade, percentagem de carga, informações sobre a viagem, autonomia, a hora e a temperatura exterior. Simples, eficaz, e como se move sempre que ajustamos o volante, temos sempre total visibilidade das informações cruciais.

No ID. Buzz, a VW decidiu também não integrar na totalidade os comandos da climatização no sistema de infoentretenimento, deixando pequenos atalhos debaixo do ecrã, que apesar de poderem requerer algum tempo de habituação para os domar, são sempre um ponto positivo nos dias de hoje em que o mercado tem cada vez mais tendências minimalistas.

O equipamento de série é notável, não só em termos de conectividade, mas também de segurança.

Para já, a ID Buzz está apenas disponível na versão 5 lugares ou cargo (3 lugares), mas em breve estará também disponível uma versão para 7 passageiros, que lhe permitirá alargar ainda mais o seu leque de funcionalidades e fazer frente a ainda mais “rivais” no mundo automóvel.

Com os bancos regulam em profundidade, é possível aumentar ainda mais o espaço para a bagagem. O ID.Buzz oferece 1121L de capacidade standard, que podem aumentar até aos 2123L de capacidade. Já a versão cargo do ID.Buzz pode transportar 3900L de volume.

Ao Volante

Pelo conforto e qualidade geral oferecida, o ID.Buzz conduz-se muito mais como um SUV do que como um furgão, e a excelente visibilidade, fruto da posição de condução mais elevada, torna-o muito fácil de manobrar. O aspeto e dimensão podem “causar receio” inicialmente, mas a forma como se agarra transmite muita segurança e confiança, e é um carro muito estável.

Essa estabilidade não só aumenta a segurança na condução, mas também o conforto dos passageiros. Ao não haver um excesso de rolamento da carroçaria, os passageiros, sobretudo os que estão sentados atrás, não enjoam, mesmo que vão a mexer nos tablets ou telefones.

O excelente raio de viragem ajuda também a mascarar as dimensões.

Os sistemas de apoio à condução são uma mais-valia, onde se destaca o sistema preditivo, que analisa as condições do trânsito e do percurso aumentado ou diminuindo a travagem regenerativa, seja em aproximação a cruzamentos, curvas mais apertadas, rotundas, ou mesmo outros condutores que connosco se cruzem.

O ID.Buzz standard conta com um só motor, de tração traseira, que debita 204cv, 310Nm de binário, e cumpre o sprint dos 0-100km/h em 10,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima limitada a 145km/h.

Já existe também um ID. GTX, com 340cv e tração integral, que permite rebocar até 1800kg, mais 800kg que esta ID.Buzz Pro, e acelera dos 0 aos 100 em 6,5 segundos. Muito mais impressionante e útil para quem precisa realmente da força adicional do propriamente de performance, porque a performance, para além de ser um tópico quase irrelevante num automóvel deste tipo, tem um preço a pagar: autonomia.

A aerodinâmica, como é de esperar, não é um ponto forte da ID. Buzz, e o peso superior a 2,5 toneladas, também não ajuda. Por isso, a autonomia anunciada é de 420km, mas a real, respeitando os limites de velocidade, ronda os 300 km em ciclo misto, e cerca de 350km em cidade, extraídos da bateria de 77kWh úteis.

É capaz de carregar a uma velocidade de 11kW numa wallbox, demorando cerca de 7 horas, e até 170kW num carregamento ultra rápido, em corrente contínua, conseguindo repor dos 10 aos 80% em cerca de 30min.

Veredito final

Pela primeira vez, uma espécie de furgão, ou um veículo que pertence à família dos comerciais, pode ser um concorrente de um SUV de luxo. Sim, este ID. Buzz pode perfeitamente ser um concorrente direto de outros SUV como o BMW IX, Mercedes EQS ou até do futuro Volvo EX90 para as pequenas corridas do dia-a-dia, como levar as crianças à escola, ir buscá-las e levar às atividades.

É um facto que chama a atenção tanto ou mais do que alguns supercarros. Sejam crianças, jovens, adultos, pais, avós, todos olham, mas nunca com um olhar de reprovação, de inveja, raiva, maledicência. Todas as opiniões são sempre simpáticas, acompanhadas de sorrisos e curiosidade..

Em termos de qualidade do interior, sim, não é o mesmo que estes SUV de luxo, mas em termos de conforto, status, e sobretudo, espaço, é rei em todos estes parâmetros.

É um elétrico que nos ensina a andar de elétrico. A planear a viagem, a aproveitar o silêncio, a contemplar a paisagem. E tudo isto são detalhes que por vezes nos irritam quando estamos num 100% elétrico, mas com a ID. Buzz não temos pressa de chegar, mas sim de aproveitar cada km, e cada destino que visitamos.

E é por isso que o ID.Buzz não é apenas um dos melhores elétricos até à data, tendo já um lugar garantido na história automóvel, mas é também, sem dúvida, um dos melhores familiares disponíveis no mercado, com um preço muito ajustado ao seu posicionamento, à sua imagem e à tecnologia que oferece.

Preços

Os preços começam nos 52.125€ + IVA para esta versão Pro, ou se preferirmos 64.114€ IVA incluído. É na verdade um modelo muito bem equipado de série, e os poucos opcionais de personalização que possamos adicionar têm um preço justo, e não farão escalar muito estes valores.

 

 

Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Novo Nissan Leaf. Saiba tudo sobre o renovado eléctrico da Nissan

Lançado pela primeira vez em 2010, a primeira versão do Leaf dominou durante largos anos o mercado dos carros elétricos. Agora renovado, o novo Nissan…

Lexus LC500h: conheça este GT de luxo!

Um Grand Tourer com quase 400cv capaz de fazer consumos mais baixos do que um diesel compacto. Não acredita?! Olhe que existe e é o…

Review Renault Clio (2017)

O Renault Clio é, desde 2012, o carro mais vendido em Portugal. Mas porquê? Qual será o segredo para tamanho sucesso? Tentamos explicar o porquê…

Review BWW Série 3 (2019)

Em 2019 foi apresentada a 7ª geração do BMW Série 3, um modelo com mais de 40 anos de história e um dos mais bem…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional