Caso de sucesso com mais de cinco décadas, o Corolla conseguiu estabelecer-se globalmente, agradando a gregos e troianos e conquistando um lugar em todos os continentes, somando mais de 50 milhões de unidades vendidas (quase 200 mil só em Portugal).
Um dos motivos poderá ser a família alargada, apresentando-se como uma prática e funcional Touring Sports, um útil cinco portas e como um elegante sedan. E, com os SUV a representarem praticamente uma em cada duas vendas (já pesam mais de 40%), agora soma uma carroçaria que permite sair fora do asfalto, a pensar em famílias mais aventureiras, mas também em quem se sente mais confortável numa posição mais elevada de condução.
Novo Toyota Corolla Cross: um RAV-4 em ponto pequeno
Adoptando a designação de Cross, de encruzilhadas, a versão surge com 4,46 metros de comprimento e 1,62 m de altura, posicionando-se, assim, entre o C-HR (comprimento de 4,39 m) e o RAV4 (4,6 m).
Artigo recomendado: Toyota Corolla: 10 curiosidades do carro mais vendido da história
No entanto, em termos de visual, mais parece um RAV4 em ponto pequeno, acrescentando mais distância ao solo em comparação com os seus irmãos Corolla e inspirando-se naquele SUV para apresentar uma receita de sucesso, tanto para quem aspira a uma postura em estrada mais imponente (sem que queira um carro tão grande), como para os que desejam usar o carro para passeios fora de estrada.
À frente, o destaque vai para uma grelha dupla em forma de trapézio e para estreitas óticas que se alongam para as laterais, onde não faltam as proteções nas cavas das rodas, tão típicas desta silhueta.
Desenhado especificamente a pensar nos clientes europeus, os desenhos das rodas de 17 polegadas apresentam um acabamento prateado; as de 18 polegadas têm um acabamento maquinado brilhante e cinzento escuro de contraste.
No interior, o trabalho realizado foi no sentido de criar um espaço que agrade a todos os passageiros, com grandes janelas laterais. A luminosidade pode ainda ser melhorada com um teto panorâmico. Já a distância entre eixos de 2,64 m proporciona cotas de habitabilidade generosas em todos os lugares.
A capacidade de carga é de 433 litros, estendendo-se até um máximo de 1.337 litros com os bancos traseiros rebatidos. É de sublinhar a ampla abertura do portão, o que facilita os carregamentos.
Híbrido de quinta geração
O Corolla Cross foi construído tendo como base a plataforma TNGA-C, adotando a motorização 2.0 HEV, da quinta geração Hybrid, que se distingue por uma série de melhorias na dinâmica de condução.
Com tracção dianteira (há ainda disponível como opção tração integral inteligente, AWD-i), a potência máxima é de 197 cv, reunindo os 152 cv do motor térmico a um motor eléctrico de 83 kW (111 cv), alimentado por uma bateria de iões de lítio. Nesta configuração, o carro acelera de 0-100 km/h em 7,6 segundos, atingindo a velocidade máxima de 180 km/h.
O sistema híbrido permite não só poupar combustível, como gerar emissões de CO2 controladas: entre 113 e 120 g/km com tração dianteira e entre 119 e 127 g/km com AWD-i.
Artigo recomendado: Carros híbridos: saiba quanto pode poupar
Tecnologia ao serviço do condutor
O Toyota Corolla Cross é equipado com um novo painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, ao passo que o infoentretenimento se concentra num ecrã táctil de 10,5’’, localizado ao centro do tablier. Compatível com Android Auto e Apple Carplay, o emparelhamento com os telefones não requer uma ligação física.
A tecnologia também dá cartas no que diz respeito à segurança, sobretudo com os packs Toyota T-Mate e Safety Sense 3, com assistência à condução, alerta de ângulo morto e de saída de faixa de rodagem. O novo SUV traz ainda um sistema de supressão de aceleração a baixa velocidade e um sistema de pré-colisão nas intersecções.
Para quem não se sinta à vontade a estacionar, o Corolla Cross apresenta um sistema de estacionamento semiautónomo, com o apoio de uma câmara panorâmica 360.
Gama em Portugal
O Toyota Corolla Cross está disponível em Portugal com três níveis de equipamento: Comfort, Exclusive e Luxury.
O nível Comfort inclui jantes de 17’’, antena tipo barbatana de tubarão, espelhos retrovisores exteriores eléctricos, aquecidos e retrácteis, sensor de chuva, assistência de condução inteligente, luzes de máximos com controlo automático e acabamento nas portas traseiras em feltro.
No Exclusive, há ainda jantes de 18’’, faróis LED, barras de tejadilho, vidros traseiros escurecidos, entrada e ignição sem chave e teto panorâmico.
O mais equipado, o Luxury, traz sensores de estacionamento, alerta de ângulo morto e carregador por indução para o telemóvel. Nesta versão, a porta da bagageira é elétrica e há bancos frontais aquecidos, sendo o do condutor ajustável electricamente.
Leia também: