A Ford acaba de revelar o novo Ford Capri, um SUV coupé elétrico com 4,63 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,63 metros de altura. Com cinco portas e cinco lugares, será lançado em duas versões: Extended Range RWD (um motor, tracção traseira e 286 cv), capaz de alcançar até 627 quilómetros, e Extended Range AWD (dois motores, um por eixo a possibilitar a tração integral, e 340 cv), com uma autonomia anunciada de 592 quilómetros.
O design explica o nome: não tanto quando se olha de perfil, mas definitivamente em detalhes dos faróis ou no recorte das janelas. Mas também o desempenho atlético, graças a uma aceleração de automóvel desportivo (5,3 segundos de 0 a 100 km/h na variante de dois motores).
No entanto, há muita coisa que faz com que o Capri de 1969 não deixe saudades: uma posição de condução elevada e confortável, a facilitar entradas e saídas do veículo, assim como uma mala muito generosa, capaz de arrumar 572 litros. Depois, há mimos de século XXI, como os bancos com massagens, ventilados e aquecidos, câmara de visão traseira e volante aquecido… de série! Mas também soluções engenhosas, como um ecrã tátil de 14,6 polegadas que desliza para revelar uma arrumação secreta. A versão mais equipada, Premium, acrescenta iluminação interior ambiente e porta-bagagens de abertura elétrica, além de sistema áudio B&O de 10 altifalantes.
Novo Ford Capri rendeu-se ao formato da moda
O Capri da nova era continua a apresentar-se como um coupé, mas agora vergado ao formato da moda, o dos insuflados SUV. Significa isto que os designers trabalharam para acrescentar drama à sua imagem exterior, sobretudo quando comparado com um SUV tradicional como é o novo Explorer, por exemplo.
A linha mais distintiva é a do tejadilho, que cai abruptamente em direção à mala quase a partir logo do pilar B, sem que esta particularidade se traduza no adeus definitivo às credenciais familiares. Sendo um automóvel mais comprido que o Ford Explorer, o Capri suplanta-o, por exemplo, na capacidade do compartimento da mala, capaz de oferecer 572 litros na configuração standard de cinco lugares, contra os 470 litros do Explorer.
Base alemã
O Capri original foi idealizado pela Ford como um Mustang à europeia, procurando trazer para o Velho Continente a fórmula de sucesso do desportivo acessível. Várias décadas mais tarde, o novo Capri quer honrar esse legado. No lançamento, dois níveis de equipamento disponíveis: Capri e Capri Premium, ambos, como referimos, já com muito boa dotação de série, por preços que deverão arrancar em torno dos 55.550€ em Portugal.
A Ford não se comprometeu ainda com data para o lançamento, mas confirma que está tudo pronto para o início da produção na fábrica de Colónia, na Alemanha, onde também é produzido o Explorer. Alemã é também a base técnica deste novo modelo da oval azul, que usa a reconhecida e muito versátil plataforma MEB do Grupo Volkswagen.
Leia também: