radares velocidade diminuir acidentes

Redação

24/11/2023

3 min

Afinal os radares de velocidade diminuem o número de acidentes ou não?

A velocidade é um dos principais fatores de risco nos acidentes de viação, estando diretamente relacionada com a ocorrência do acidente e, consequentemente, com a gravidade das lesões.

A taxa de sinistralidade em Portugal continua a ser uma das mais elevadas da Europa e, segundo os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), o excesso de velocidade é a infração mais cometida pelos condutores portugueses. Isto apesar do forte aumento da fiscalização e do número de radares nas estradas nacionais fornecerem indicadores inequívocos de que o controlo da velocidade é uma ferramenta eficaz no combate à sinistralidade rodoviária.

Após um mês de funcionamento dos 37 novos radares que reforçam a rede SINCRO em Portugal, registaram-se zero mortos e zero feridos graves nos locais de influência dos sistemas.

Menos 80% de veículos em excesso de velocidade

Radares excesso velocidade

De acordo com a ANSR, os objetivos nas zonas de influência dos novos radares, neste período, foram integralmente atingidos: não só o número de vítimas baixou, mas também o número de veículos em excesso de velocidade reduziu 80%, quando comparado com as medições efetuadas antes da entrada em funcionamento dos novos radares. Tendo atingido uma redução média de 95% nos radares localizados na EN 10, em Vila Franca de Xira, e na EN 206, em Fafe.

Artigo relacionado: Saiba onde estão localizados os radares de velocidade média

Cada um dos novos locais de controlo de velocidade foram selecionados com base em dois critérios fundamentais, a sinistralidade grave e a velocidade, nomeadamente onde o excesso de velocidade se revelou relevante para essa sinistralidade.

Nestes locais, e nos últimos cinco anos, perderam a vida 115 pessoas, representando um quarto das mortes que ocorreram nos 175 locais de concentração de acidentes mortais identificados pela ANSR.

Mais veículos fiscalizados

Radares excesso velocidade Portugal

Estes números francamente animadores ganham mais peso tendo em conta que a instalação dos novos radares permitiu aumentar expressivamente o número de veículos fiscalizados, atingindo, no último mês de setembro, mais 76% do que em igual período do ano passado.

O número de infrações registadas foi de 112.744. O local onde os radares da ANSR continuam a registar mais veículos a circular em excesso de velocidade situa-se na EN 119, em Benavente.

Outro dado relevante prende-se com a chamada taxa de infração (nº de infrações/nº de veículos fiscalizados), que segundo as autoridades competentes foi sempre reduzida nos radares SINCRO, quando comparada com a de outros dispositivos de controlo cuja localização não está publicitada, como são os radares móveis. De acordo com os registos relativos ao primeiro semestre de 2023, a taxa era de 0,29%, comparativamente a cerca de 0,55%, em 2018.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional