Novo Peugeot e-3008 Standvirtual

Redação

13/09/2023

5 min

Novo Peugeot e-3008: um SUV fastback com autonomia até 700 km

O Peugeot e-3008 acaba de ser revelado como um SUV fastback 100% elétrico, assente na nova plataforma STLA Medium da Stellantis, concebida para oferecer o melhor desempenho em termos de autonomia. E não desaponta de acordo com os dados avançados pela marca francesa: o e-3008 chegará capaz de percorrer até 700 quilómetros, admitindo carregamentos rápidos (repõe 80% da bateria em cerca de meia hora).

Paralelamente, afiança a Peugeot, o SUV foi concebido para não defraudar as expectativas de prazer de condução, trazendo entre as suas credenciais o desempenho, a eficiência e os serviços conectados (trip planner, smart charging, vehicle to load e atualizações over the air).

Quanto custa um Peugeot 3008 novo?

À venda a partir de Fevereiro de 2024, o e-3008 será proposto com dois níveis de acabamento, Allure e GT, e três packs de opcionais, contando com três motorizações elétricas (210 cv, 230 cv de longa autonomia e 320 cv Dual Motor, de quatro rodas motrizes). Em alguns mercados, a oferta será complementada com duas mecânicas híbridas.

Novo Peugeot e-3008: design criativo

Novo Peugeot e-3008 SUV Standvirtual

O novo e-3008 “combina a criatividade e a audácia” da marca, avalia o diretor de Design, Matthias Hossann, citado em comunicado.

O modelo concilia “um design dinâmico com uma ótima eficiência”, graças a uma linha de SUV fastback, possível também pelas dimensões (comprimento de 4,54 metros; largura de 1,89 m e altura de 1,64 m) que influencia a sua aerodinâmica (Cx 0,28).

A secção frontal distingue-se pelo aspeto high-tech, com um tratamento dos faróis e da grelha radicalmente novo, ainda que a emblemática assinatura luminosa de três garras se mantenha.

Sobre a grelha, uma faixa fina e elegante integra os faróis ultracompactos, que são em LED em todas as versões (a versão GT está equipada de série com a nova tecnologia Pixel LED, que adapta automaticamente o feixe dos faróis às condições de circulação).

De perfil, destaca-se a forma como a Peugeot reformulou o conceito de fastback, introduzindo um spoiler flutuante, ao mesmo tempo que não prejudicou a habitabilidade nem a capacidade de carga: há 520 litros na mala para ocupar. Já a generosa secção traseira é marcada pela assinatura luminosa de três garras (em 3D nas versões GT).

Artigo relacionado: Peugeot 408: Um fastback inédito em Portugal

Tecnologia a bordo do novo Peugeot e-3008

Novo Peugeot e-3008 interior

O e-3008 propõe um habitáculo tecnológico e de elevada qualidade, celebrada logo pela inclusão do ecrã panorâmico flutuante de 21 polegadas do novo Peugeot Panoramic i-Cockpit.

O ecrã, curvo e de alta definição, combina a instrumentação digital, o head-up display e o ecrã tátil central, estendendo-se desde a extremidade esquerda do painel de bordo até à consola central.

Nas versões Allure, o novo i-Cockpit é composto, de série, por dois ecrãs digitais de 10 polegadas justapostos num único suporte, com o mesmo efeito flutuante do ecrã de 21 polegadas.

Para os amantes da música, o e-3008 pode ser equipado com o sistema Hi-Fi Focal Premium, composto por dez altifalantes com tecnologias patenteadas exclusivas, como quatro tweeters TNF de cúpula invertida em alumínio, quatro woofers/médios com membrana Polyglass com suspensão TMD de 165 mm, um via central de membrana Polyglass com desempenho melhorado e um subwoofer Power Flower otimizado.

Trio elétrico

Novo Peugeot e-3008

O novo e-3008 pode ser configurado com três mecânicas elétricas, assentes numa nova geração de motores síncronos de ímanes permanentes, que oferece mais potência e maior eficiência.

O mais acessível, de duas rodas motrizes, debita uma potência equivalente a 210 cv, sendo capaz de percorrer até 525 quilómetros com uma única carga. Já para quem pretende usar o carro para longas viagens, a Peugeot propõe o motor de 230 cv, com uma bateria capaz de alcançar uma autonomia de 700 quilómetros.

Mas os apaixonados pela emoção não foram esquecidos, havendo uma variante Dual Motor, com uma autonomia de 525 quilómetros. Com dois motores elétricos, esta variante tem tração às quatro rodas e oferece uma potência equivalente a 320 cv.

Em qualquer um dos casos, a bateria de iões de lítio de alta tensão de 400 V, com a sua composição química NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), está colocada sob o piso, estando disponível nas capacidades de 73 e 98 kWh.

Artigo relacionado: A evolução das baterias dos carros elétricos

A gestão térmica da bateria utiliza um líquido de arrefecimento em circulação para garantir um carregamento ultrarrápido, uma autonomia otimizada e uma vida útil mais longa.

A gama é completada por dois grupos mecânicos eletrificados (Hybrid e Plug-in Hybrid), que estarão disponíveis em determinados mercados.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional