Começaram de forma quase tímida, mas hoje não há marca que não se renda aos carros elétricos – pelo menos se pretende continuar a vender na Europa, onde os limites para as emissões de gases poluentes são cada vez mais apertados.
Por isso, depois de vários anos a serem exclusivos de meia-dúzia de emblemas, como a Nissan e a Renault, com os bem-sucedidos Leaf e Zoe, como expoentes dos seus investimentos – uma realidade que até abriu espaço para a estreia de marcas, como a Tesla do excêntrico Elon Musk –, hoje praticamente não há quem se atreva a não ter um veículo elétrico entre a sua gama.
Audi
A marca alemã tem, entre a sua gama, um carro elétrico desde há um ano: o e-tron é um SUV de elevadas prestações, apoiado em dois motores elétricos e uma bateria de elevada capacidade, que lhe permite anunciar uma autonomia superior a 400 quilómetros.
Veja os Audi e-tron disponíveis no Standvirtual
BMW
O emblema bávaro apostou na submarca i para explorar a mobilidade elétrica e foi feliz na concepção do citadino i3. Porém, nos próximos tempos espera-se novidades, com o lançamento de outras propostas também 100% elétricas.
Procura um BMW i3 em segunda mão?
Citroën
A marca gaulesa comercializa, desde 2009, o C-Zero, um citadino puro, com 67 cv e uma velocidade máxima de 130 km/h. A autonomia é de até 150 quilómetros. Entre as propostas comerciais, há também uma versão elétrica da Berlingo.
Veja todos os Citroën elétricos à venda no Standvirtual
DS
O emblema do Grupo PSA que busca ainda um lugar entre os premium, lançou a gama E-Tense no final de 2019. Como solução 100% elétrica apresenta o DS3 Crossback E-Tense.
Interessado num DS3 Crossback usado?
Honda
A marca nipónica acaba de apresentar ao mundo um pequeno utilitário de ligar à corrente. O Honda e vai surgir com dois níveis de potência (136 cv e 154 cv) e autonomia para até 220 quilómetros.
Veja todos os Honda híbridos à venda no Standvirtual
Hyundai
A marca de Seul aposta em duas carroçarias distintas para vingar entre os elétricos: o SUV Kauai e a berlina Ioniq.
Descubra os modelos elétricos da Kia disponíveis no Standvirtual
Jaguar
A aventura elétrica da Jaguar deu os seus primeiros passos em 2017, com a apresentação do I-Pace, um SUV 100% elétrico com 400 cv.
Procura um Jaguar I-Pace elétrico em segunda mão?
Kia
A marca sul-coreana oferece duas soluções 100% elétricas, com o Soul e uma variante do crossover Niro.
Veja todos os Kia elétricos à venda no Standvirtual
Mercedes-Benz
A casa de Estugarda já tem vindo a procurar soluções elétricas há alguns anos. A próxima proposta passa por um monovolume, o EQV, com autonomia de cerca 400 quilómetros.
Interessado num Mercedes elétrico usado?
Mini
O ano 2020 marca o início do icónico emblema no mundo dos elétricos, com o lançamento do Mini Cooper SE: 184 cv e autonomia de até 270 quilómetros.
Descubra os Mini híbridos à venda no Standvirtual
Nissan
A marca nipónica foi uma das percussoras na aposta da mobilidade elétrica. Entre a sua gama, o reconhecido Leaf e o monovolume Evalia.
Procura um Nissan Leaf em segunda mão?
Opel
Ainda na ressaca da mudança da GM para a PSA, a germânica Opel começa a desfrutar do que melhor se produz no grupo francês. Além do já conhecido Ampera, a marca vai apresentar uma versão elétrica do Corsa com 136 cv e autonomia para 330 quilómetros.
Descubra os modelos elétricos da Opel à venda no Standvirtual
Peugeot
A francesa Peugeot iniciou a sua aventura no mundo elétrico há mais de uma década, com o lançamento do citadino iOn. Agora, propõe também uma versão 100% elétrica do seu 208.
Conheça os modelos Peugeot elétricos disponíveis no Standvirtual
Porsche
Mais conhecida pelos superdesportivos superbarulhentos, a Porsche abalou o paradigma da sua própria identidade ao lançar o Taycan, o seu primeiro veículo 100% elétrico com 761 cv e uma autonomia que pode ultrapassar os 450 quilómetros. Curiosidade: realizou uma das voltas mais rápidas em Nürburgring, concluindo-a em sete minutos e 42 segundos.
Artigo relacionado: Os carros elétricos mais potentes do mercado
Renault
A Renault já se pode considerar uma veterana na guerra dos elétricos, com o Zoe a ser um dos mais bem-sucedidos modelos do género.
Interessado num Renault Zoe em segunda mão?
Seat Mii
Ainda não está à venda, mas o carro já é uma realidade elétrica para a marca com sede na Catalunha. O Mii caracteriza-se pelas suas aptidões citadinas e deverá chegar ao mercado nacional durante a primeira metade do ano.
Artigo relacionado: 5 carros elétricos usados até 20.000€
Smart
Numa manobra arrojada, a Smart anunciou o fim da comercialização dos modelos com motores térmicos e, desde 1 de Janeiro de 2020, passou a vender apenas soluções elétricas.
Descubra os Smart elétricos usados à venda no Standvirtual
Tesla
Nasceu a partir do sonho de Elon Musk de eletrificar o mundo. O emblema, que se dedica exclusivamente a explorar esta energia, conta atualmente com três modelos: Model 3, Model S e Model X. Para o futuro, estão anunciados o Model Y e o inusitado Cybertruck.
Veja todos os Tesla usados à venda no Standvirtual
Volkswagen
A marca alemã tem vindo a protagonizar experiências no mundo elétrico, com o lançamento de versões assentes neste tipo de energia. Foi o caso do e-Golf ou do e-Up!. Porém, a partir deste ano mostra o que tem aprendido sobre o assunto com o lançamento de um mais refinado modelo 100% elétrico: o ID.3, cuja autonomia pode atingir os 550 quilómetros (quando equipado com bateria de 77 kWh).
Procura um Volkswagen elétrico em segunda mão?
Leia também:
- Carros elétricos e híbridos plug-in: benefícios fiscais para 2020
- Cuidados a ter na compra de um carro elétrico usado
- Os carros elétricos que vão chegar em 2020