Chama-se bZ4X e é o primeiro Toyota 100% elétrico feito de raiz: a sigla bZ significa “beyond Zero” (para lá de zero), e passa a identificar todos os novos elétricos da marca japonesa; o 4 refere-se ao segmento em que se insere este modelo e o X (de cross) por ser um SUV, concorrente de modelos como o Ford Mustang Mach-E, o Tesla Model Y ou o VW ID.4.
O modelo estreia a plataforma e-TNGA, a base que o grupo Toyota desenvolveu para veículos exclusivamente elétricos alimentados por bateria e partilhada com o Lexus RZ, apresentando-se em duas configurações distintas, com apenas um motor (para as rodas dianteiras) ou dois motores elétricos (um por eixo, para quatro rodas motrizes).
A bateria de iões de lítio, de 71,4 kWh úteis, está instalada sob o habitáculo e integrada na estrutura, sem roubar espaço ao interior, com cinco lugares.
Com 4,69 metros de comprimento, o bZ4X tem quase o tamanho de um Toyota RAV4, mas o SUV 100% elétrico tem menos 85 mm em altura e mais 16 cm entre eixos, permitindo adivinhar uma habitabilidade generosa e uma bagageira com 452 litros de volumetria útil, menos 70 litros do que na versão PHEV do RAV4.
Veja quanto custa o novo Toyota bZ4X e peça uma proposta
Ainda no interior do novo SUV, destaque para as linhas modernas do painel de bordo com a presença de dois monitores digitais, um para a instrumentação com 7 polegadas e outro, tátil, com até 12,3 polegadas, que reúne todas as funções de informação e multimédia. Neste último, um novo sistema operativo, cartografia do navegador na “nuvem”, comandos de voz melhorados e atualizações remotas (over the air).
Volante como nos F1
Em opção, na lista de equipamentos do primeiro elétrico da Toyota está disponível o One Motion Grip, tecnologia steer-by-wire (direção sem ligações mecânicas entre o volante e as rodas dianteiras) e comando ao estilo manche de avião, semelhante aos que encontramos nos monolugares da F1.
O benefício está na desmultiplicação da direção, que é normal junto ao ponto intermédio do curso giratório do volante, e torna-se bem mais direta no restante do mesmo, proporcionando um ângulo de viragem de tão-só 150 graus, o que significa menos de um quarto de volta para cada lado.
Bateria para 1 milhão de quilómetros
A bateria do bZ4X é refrigerada a líquido, tem capacidade de 71,4 kWh e admite carregamentos rápidos de 150 kW (30 minutos bastam para carregar dos 0 aos 80%), sendo que a Toyota garante que sua degradação é inferior a 10% no fim dos primeiros 10 anos ou 160.000 km e inferior a 30% depois de um milhão de quilómetros percorridos no mesmo período.
Versões do Toyota bZ4X
Em Portugal, a comercialização do bZ4X arranca com a versão de tração dianteira, com o motor elétrico de 204 cv e 265 Nm a permitir anunciar 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e até 450 km entre recargas. A velocidade máxima, para proteção da autonomia, está limitada a 160 km/h.
Os preços “chave na mão” (inclui todos os valores inerentes a legalização e transporte) começam nos cerca de 51.000€ para a versão Exclusive, que inclui elementos como jantes em liga leve de 18 polegadas, abertura elétrica da porta da bagageira, sistema multimédia em ecrã de 8 polegadas, cruise control adaptativo, climatização automática bizona, sistema pré-colisão, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de faixa de rodagem ou câmara traseira de ajuda ao estacionamento.
Veja todos os carros elétricos novos do mercado
A versão Premium, acrescenta spoiler traseiro, vidros escurecidos, bancos parcialmente revestidos a pele, aquecidos e com ajustes elétricos para o condutor; sistema multimédia com ecrã de 12,3 polegadas, carregador sem fios para telemóvel e sensores de estacionamento à frente e atrás.
No topo da gama, está a versão Lounge, que oferece de série as jantes em liga leve de 20 polegadas, pintura a dois tons, bancos em pele com ajustes elétricos e memórias, sistema de som JBL, aquecimento dos bancos à frente e atrás e sensor de movimento para o sistema elétrico de acionamento da porta da bagageira.
FICHA TÉCNICA
Motorização: Elétrico, 204 cv, 265 Nm
Tração: Dianteira
Bateria: 71,4 kWh
Ac. 0-100km/h: 7,5 s
Veloc. Máx.: 160 km/h
Cons. Médio: 16,7 kWh/100 km
Autonomia. 450 km
Leia também: