É verdade que a autonomia limitada, os tempos de espera para recarregar as baterias e o preço de aquisição ainda afastam potenciais interessados, mas a verdade é que existem cada vez mais portugueses a comprar carros elétricos novos.
Sendo assim, desta vez não lhe falamos de veículos elétricos premium, mas sim de uma seleção de carros elétricos novos que, sem incluir os mais acessíveis em absoluto, não ultrapassam a fasquia dos 50.000€, podendo por isso usufruir na plenitude dos incentivos fiscais destinados a este tipo de automóveis.
Carros elétricos novos que pode comprar até 50.000€
Fiat 500e
A Fiat sempre foi especialista em pequenos automóveis e o 500e continua cheio de charme e a convencer pelo seu lado prático e condução em cidade. Nesta arte de fazer muito com pouco espaço, pode optar pela versão Cabrio ou, se pretender algo mais eficaz para levar as crianças à escola, escolher a carroçaria fechada com 3+1 portas.
Pode optar pelas versões de 95 cv com bateria de 23,7 kWh e 180 km de autonomia ou pela de 118 cv (42 kWh) que anuncia 320 km. As versões Cabrio e com carroçaria 3+1 apenas estão disponíveis com a motorização elétrica mais potente.
Quanto custa um Fiat 500e usado?
Honda e
Com grande reputação na produção de motores de combustão interna, a Honda tem no “e” o seu primeiro carro elétrico de produção em massa.
Um veículo que começa por surpreender pelo visual e que oferece um interior recheado de tecnologia. Prova disto mesmo é que apresenta cinco ecrãs, incluindo dois que desempenham a função de espelhos retrovisores exteriores.
No que o Honda e deixa algo a desejar é na autonomia: apenas 222 km ou 210 km (consoante o tamanho das jantes), quer seja a versão de 136 cv ou a de 154 cv de potência.
Hyundai Kauai
O Hyundai Kauai é considerado o primeiro SUV compacto elétrico do mercado. Mas mais importante do que isso é que pode atingir os 400 km reais de autonomia com apenas uma carga, na sua variante com bateria de maior capacidade.
Tudo isto com preços mais em conta do que, por exemplo, um Tesla. O Kauai é proposto com duas baterias de diferentes capacidades – 39,2 kWh e 64 kWh – assim como dois níveis de potência: respetivamente 136 cv e 204 cv. As autonomias anunciadas são de 305 km para a variante menos potente e de 484 km no caso da mais potente.
Veja todos os Hyundai Kauai usados à venda no Standvirtual
Kia e-Niro
Em testes reais, a versão mais potente do Kia e-Niro consegue percorrer 400 km com uma única carga de bateria, um valor que praticamente anula a chamada ansiedade da autonomia que costuma afetar o utilizador de um carro elétrico.
Como se não bastasse, o Kia e-Niro é um veículo prático, confortável e senhor de boas performances. O modelo da marca sul-coreana está disponível em Portugal com versões de 136 cv (bateria com 39,2 kWh) e 204 cv (64 kWh). As autonomias anunciadas são de, respetivamente, 289 km e 455 km.
Procura um Kia e-Niro em segunda mão?
Peugeot e-208
Ainda antes de ser conduzido, o Peugeot 208 conquista-nos facilmente pelas suas formas exteriores e até interiores. Uma sensualidade que se mantém intacta na versão 100% elétrica e-208.
Com uma condução decente, o e-208 está também bem equipado. Dotado de um motor com 136 cv e bateria de 50 kWh, o e-208 anuncia uma autonomia de 340 km. Se pensarmos que o Honda e se posiciona num patamar mais emocional e o Renault Zoe numa abordagem mais prática, o Peugeot e-208 pode ser uma boa opção para quem procura uma síntese entre estes dois extremos.
Veja todos os Peugeot e-208 à venda no Stanvirtual
Renault Zoe
No ano passado, o Renault Zoe foi o carro elétrico mais vendido no mercado europeu. Não são todos os automóveis que se podem gabar de chegar ao topo desta lista e, para atingirem esta posição, é de facto necessário muita homogeneidade e um bom leque de qualidades.
O Zoe está disponível com duas versões de potência: 108 e 135 cv. Este último dispõe apenas da variante Z.E. 50 R135, com uma autonomia de 385 km. Já o motor menos potente pode ser alimentado por duas baterias – versões Z.E. 40 R110 e Z.E. 50 R110 (sendo que os números 40 e 50 se aproximam dos kWh da bateria), respetivamente com 313 e 395 km de autonomia.
Interessado um Renault Zoe usado?
Volkswagen ID.3
O ID.3 é o primeiro Volkswagen projetado de raiz como carro elétrico. Em Portugal podemos encontrá-lo com motor de 204 cv de potência e baterias de 58 kWh e de 77 kWh. A autonomia é de cerca de 425 km no primeiro caso e 542 km no segundo.
Para além de uma autonomia elevada, este Volkswagen de tração traseira é prático, espaçoso e agradável de conduzir. Mas, no interior, encontram-se materiais uns furos abaixo em relação ao nível que a marca nos habituou.
Quanto custa um Volkswagen ID.3 usado?
Leia também: