No Dia Internacional da Mulher, aproveitamos a data para relembrar 5 mulheres que se destacaram no desporto automóvel.
1. Michèle Mouton
Provavelmente, a melhor piloto de sempre. Ganhou quatro provas do WRC ralis ao volante de um Audi Quattro, incluindo o Rali de Portugal, e por pouco não se sagrou Campeã Mundial em 1982.
Pelo meio ainda foi à Pikes Peak International Hill Climb ganhar a prova e bater um recorde absoluto.
2. Jutta Kleinschmidt
Foi a primeira, e única mulher até hoje a ganhar em absoluto a mais dura prova de automóveis do mundo: o Dakar.
Fê-lo em 2001, e apesar de não ter o carro mais rápido, com uma navegação isenta de erros e uma condução sem excessos levou-a a fazer história.
3. Lella Lombardi
Foi, até hoje, a única mulher a pontuar numa prova do campeonato do mundo de Fórmula 1.
A piloto italiana participou em 12 Grandes Prémios na prova rainha do automobilismo entre 1974 e 76, tendo mais tarde competido também com sucesso em vários campeonatos de carros de turismo, e numa prova da NASCAR, no circuito de Daytona.
4. Elisabete Jacinto
Patriotismos à parte, Elisabete Jacinto tem sabido impor-se no panorama mundial como uma das melhores pilotos todo-o-terreno da atualidade. Começou a carreira nas duas rodas e hoje dedica-se aos camiões, tendo participado várias vezes no Dakar com prestigiadas classificações.
Em 2019 alcançou a mais importante vitória da sua carreira e talvez a mais ambicionada: a vitória histórica nos camiões da África Eco Race.
5. Susie Wolff
Foi piloto de testes e desenvolvimento da Williams na Fórmula 1 entre 2012 e 2015, tendo assinado pela Mercedes em 2016 onde trabalha ainda como embaixadora da marca.
Foi uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento do AMG Project One.
Uma carreira recheada de sucessos onde por diversas vezes ficou à frente de nomes como Lewis Hamilton, Ralf Schumacher, David Coulthard ou Mika Häkkinen.
Leia também: